sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cheguei

Nada como nosso país. Sem bairrismos ou patriotismos exagerados, mas o Brasil, mesmo com Sarney e Cia Ltda, ainda é um pedaço do paraíso. Nosso povo é, sem dúvida, um dos mais hospitaleiros e calorosos do planeta. Senti falta deste sentimento julgado por muitos como típico de povo de país subdesenvolvido. Mas é assim que vivemos...

Estive rapidamente em Berlim (apenas para não falar que passei em branco) e consegui rever dois grandes ícones berlinenses que muito me marcaram. Foi na época que compartilhei a moradia com duas brasileiras que, atualmente, não sei por onde andam: Sílvia e Érica, ambas estudantes de medicina naquele tempo. Foram excelentes momentos. Abaixo segue a foto destes dois locais: o Portal de Brandenburg (Brandenburger tor), com suas altas colunas dóricas que foram reformadas entre 2000 e 2002. Próximo a ele, o Parlamento Alemão (Reichstag), com sua imponência datada da época do governo de Otto von Bismark. São construções realmente maravilhosas e que nos deixam de bocas abertas.

É isso aí... Na próxima postagem entrarei no eixo. E para não perder o costume, fiquem com este pensamento profundo: "Sempre que possivel converse com um saco de cimento, porque na nossa vida só devemos acreditar naquilo que é concreto...."(!!!)

sábado, 25 de julho de 2009

De mala e cuia

Olá, gente.

Somente agora estou conseguindo organizar o tempo. A correria para arrumar o curso aqui para os germânicos foi cansativa, mas está valendo o esforço. É impressionante como culturas e hábitos são diferentes. Mesmo já sabendo o que se vai encontrar, o impacto ainda é grande. Os dois primeiros dias de atividade foram dentro do esperado, e pouco a pouco a gente consegue se inserir no esquema. Hannover continua da mesma forma que me lembro há alguns anos atrás. Quando cheguei, passei por Frankfurt (que estava com uma espécie de “onda de frio” neste verão europeu). Agora a temperatura se estabilizou.

O Departamento de Clínica de Pequenos Animais fica ao lado da Clínica de Equinos. Para quem não está acostumado com cavalos de porte como os que aqui estão, a imagem é maravilhosa. Quero ver se na semana que vem visito o Museu de História Veterinária que há no câmpus. Para se ter uma idéia da exuberância do local, babem com a paisagem de uma das inúmeras vias arborizadas que levam ao Departamento de Cínica de Pequenos Animais.


O que está literalmente pegando aqui é a gripe suína, que já infectou mais de 2.500 alemães. O Governo alemão mantém medidas de controle (a máscara pode ser vista em alguns lugares), mas a inspeção nos aeroportos ainda continua violenta. Eu, que cheguei de um país sul-americano fronteiriço à Argentina (caos total), tive que aguardar quase duas horas em uma fila enorme para mensurarem minha temperatura corporal, além de preencher uma extensa ficha de informações gerais. Mas tudo é válido no controle desta doença.

Bom, tentarei postar mais notícias na semana que vem. O problema maior é que só tenho acesso à grande rede quando estou na Universidade (dá para entender???). Mas uma hora vai!!!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Acabou...

Bom dia a todos.

A seguir estão todas as notas das disciplinas de graduação deste semestre as quais fui responsável. Para aqueles que foram reprovados, vale nova tentativa. Na cinofilia, fico triste pelo alto grau de reprovação (o maior que já tive em um disciplina em quase 20 anos de docência). De qualquer forma, estas reprovações se deram pela falta de cuidados de vocês, pois o desleixo na data de entrega das provas (mais de 30 dias de aviso prévio), aliado à ausência excessiva em aulas, contribuiu para este quadro. Como diziam os latinos, pacta sunt servanda, ou seja, trato é trato. Não posso fazer absolutamente nada a não ser lamentar. Lembrando que não há possibilidade de avaliação substitutiva, já que menos de 30% da turma foi reprovada por rendimento (os que foram reprovados por frequência não entram nesta estatística). Para reprovações por frequência, procurar DRCA ou PRG.

No quadro de aviso do DPI estão afixados diversos recados (incluindo comentários sobre as questões de avaliação cinófila). Quem quiser, me mande uma mensagem pelo blog que eu envio estes comentários por e-mail. Por fim, boas férias a todos (merecemos). As minhas serão iniciadas no dia 16 deste mês, momento em que me volatizarei e ninguém conseguirá me encontrar!

Farei postagens regulares no blog para aqueles que gostam de ler bobagens.

Até 10 de agosto (o contador do blog já começou a funcionar).





sexta-feira, 3 de julho de 2009

Notas finais (1º semestre de 2009)

Olá, gente.


Segue, em formato de imagem, as notas finais de Semiologia (VET172) e Diagnóstico por Imagem (VEt174). Copie-as e aumente-as em um editor de imagens qualquer (o Paint, por exemplo). Elas também foram afixadas no mural do DPI e enviadas para a caixa postal da turma. Revisões somente serão feitas na segunda, dia 06/07/2009, a partir das 08h00.

As disciplinas de Cinofilia (VET221) e Tópicos Avançados em Dermatologia de Pequenos Animais (VET222) terão suas notas e frequências divulgadas na segunda, com data de revisão também neste dia.

Para o grupo que não entregou a avaliação de Cinofilia no prazo estipulado, não posso fa\er muita coisa. Trato é trato. Foi avisado para todos, e todos entregaram no prazo (exceto este grupo). Problemas acontecem a toda hora, mas porque não enviaram antes (deixaram para a última hora)?






Até segunda. Bom final de semana para todos.