segunda-feira, 26 de abril de 2010

É raça pura...

Não vou falar do futuro Campeão Mineiro de 2010, o Atlético Mineiro (Galo para os íntimos), mas sim de uma polêmica que foi reavivada nesta semana pela revista Aventuras na História (v.82, maio de 2010). Em uma reportagem sobre cães ("O melhor amigo", de Tiago Cordeiro), há um ponto polêmico que merece ser colocado em foco.


O autor cita que o termo "raça" não deve ser usado para cães, mas sim "linhagens". Particularmente discordo dessa afirmação, já que o próprio termo "raça" possui diversas conotações em taxonomia e dinâmica populacional. A melhor definição para "raça" que conheço vem de Mayr (Principles of Systematic Zoology, 1969), que coloca: "raça é um agregado de populações fenotipicamente similares duma espécie, habitando uma subdivisão da área geográfica de distribuição da espécie e diferindo taxonomicamente de outras populações dessa espécie." Os cães se enquadram aqui.

Logicamente existem outras definições que podem se contrapor ao conceito anterior. Dobzhansnky (Genetics of the Evolutionary Process, 1970) define "raça" como "... populações mendelianas geneticamente distintas. Não são populações individuais nem genótipos específicos, mas consistem em indivíduos que diferem geneticamente entre si.". Vendo sob esse prisma, os cães não constituem "raças".

O órgão máximo mundial em cinofilia considera que cães possuem "raças" (ver em http://www.fci.be/nomenclature.aspx). Assim, o autor deveria colocar que, sob a óptica (e não ótica, porque o ouvido não está envolvido) da teoria "Dobzhansnkiana", cães não possuem raças. Mas daí para se considerar que há linhagens, é forçar a barra. O termo "linhagem" se refere a um grupo de indivíduos que possuem uma ascendência comum, ou seja, é muito mais genérico que "raça". Pode-se ter uma linhagem de cães da raça Pastor Alemão, que difere de outra linhagem por alguma característica marcante (por exemplo: a presença de genótipo para displasia coxofemoral). Ufa...


Bom, uma boa cusparada pode chegar aos 170km/h (não sou eu quem mensurou isso, apenas compilei de um site de curiosidades).

Vamos, então, à programação da semana:

SEMIOLOGIA (GMV116)
27/04 - Teórica, turmas A/B, 07h00 às 09h00, sala 10 (Sistema respiratório).
27/04 - Prática, turma A, 13h30 às 15h30, pátio do Centro Cirúrgico (Diversos sistemas - Equinos e bovinos)
28/04 - Prática, turma B, 13h30 às 15h30, pátio do Centro Cirúrgico (Diversos sistemas - Equinos e bovinos)
OBSERVAÇÃO: Não será permitido o uso de bermudas e sapatos abertos/sandálias. O avental/macacão, bem como o equipamento de aula prática, é obrigatório.

TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV170)
26/04 - Prática, turma A, 10h00 às 12h00, sala de Semiologia HV (Exames auxiliares em dermatologia)
OBSERVAÇÃO: Não será permitido o uso de bermudas e sapatos abertos/sandálias. O avental é obrigatório.

CINOFILIA (GMV150)
03/05 - Teórica, turma A, 10h00 às 12h00, sala 1 (Introdução à disciplina. Exposições cinófilas)

domingo, 18 de abril de 2010

Eu quero acreditar


"I want to believe". Assim começava um dos mais famosos seriados da canal Fox: Arquivo X (nem respeitaram a tradução original em inglês). Com o egocêntrico David Duchovny no papel de Fox Moulder e a belíssima Gillian Anderson encenando Dana Scully, o tema principal era centrado em convicções e aceitações, o verdadeiro pesadelo de qualquer ser humano.

Neste ponto, há uma estória interessante que passo a transcrever aqui e vale reflexão:

Duas crianças estavam patinando num lago congelado da Alemanha. Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas. De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo, por fim, quebrá-lo e libertar o amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
- Eu sei como ele conseguiu - disse um senhor de bigodes brancos.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples - respondeu aquele senhor conhecido pelo nome de Einstein - não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.


“Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, mas sim capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo, só depende de nossa vontade e perseverança.” (Albert Einstein)

“A maior felicidade da vida é a convicção de que somos amados, amados por nós mesmos, ou melhor, amados apesar de nós mesmos.” (Victor Hugo)

Por isso, pessoas, acreditem. Esse é o primeiro passo para que possamos nos aceitar e viver a vida da melhor forma possível. Parem as comparações com outros. Nada é igual na natureza. Somos únicos. O resto é detalhe.

Bom, a preguiça (ou bicho-preguiça) possui os pelos voltados em sentido contrário justamente para lhe dar proteção à água da chuva, já que raramente vai ao chão, passando seus quase nove anos de existência na copa das árvores. Como não consegue se proteger das intempéries, adaptou-se com este tipo de disposição de pelagem.


Programação da semana:

SEMIOLOGIA (GMV116)
20/04 - Teórica, turmas A/B, 07h00 às 09h00, sala 10 (Sistema respiratório).
20/04 - Compensação de aula do Feriado (Tiradentes) - sem ministração de aula.
21/04 - Feriado (Tiradentes) - sem ministração de aula.

TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV170)
19/04 - Teórica, turma A, 10h00 às 12h00, sala 22 (Atopia e dermatite atópica; Sarnas)

CINOFILIA (GMV150)
03/05 - Teórica, turma A, 10h00 às 12h00, sala 1 (Introdução à disciplina. Exposições cinófilas)

domingo, 11 de abril de 2010

Coleções estranhas

A correria do dia-a-dia é algo fenomenal! Sempre damos alguma desculpa para não fazermos o que é essencial em detrimento do supérfluo. Não é que devemos fugir das responsabilidades, mas o "ficar à toa" deve fazer parte da nossa rotina. No meu caso, tenho me policiado para não levar serviço para casa (nunca adiantou nada, exceto me estressar). Assim, prefiro passar minhas horas vagas fazendo algo de interessante para o corpo e a alma. Neste sentido, adoro coleções.

Coleciono quase de tudo (exceto notas de 100 dólares e papel higiênico usado). Na verdade, sou um ajuntador patológico. Tenho coleções de caixinhas de fio dental, sabonetes de hotel, miniaturas de chumbo, tubos de pasta dental (antigamente chamadas de dentifrício), piadas eletrônicas, cédulas e moedas, cartões postais, cartões de telefonia e por aí vai... Essas coleções me fazem bem apenas pelo prazer de não ter que me estressar para ajuntá-las. Apenas espero que cheguem a mim.

Mas a pior coleção que faço é a de modelos plásticos (plastimodelismo). Essa é a minha verdadeira mania. Há mais de 30 anos coleciono e monto modelos de aviões, carros, barcos, blindados e outros (naves espaciais, dinossauros e dioramas). São mais de 400 modelos montados e cerca de 300 ainda em caixa. Quem quiser dar uma olhada em alguns modelos, entre no meu perfil do Facebook e veja a arte de quem não tem o que fazer. Mas que relaxa, relaxa...


Quanto ao quizz, o piar (todo pássaro pia) emitido pelas andorinhas são conhecidos como chilrar, chilrear, gazear ou gorjear. Já as ariranhas regougam...


Bom, vamos à programação da semana:

SEMIOLOGIA (GMV116)
13/04 - Teórica, turmas A/B, 07h00 às 09h00, sala 10 (Sistema cardiovascular)
13/04 - Prática, turma A, 13h00 às 15h00, sala de Semiologia (Sistema cardiovascular PA)
14/04 - Prática, turma B, 13h00 às 15h00, sala de Semiologia (Sistema cardiovascular PA)
OBSERVAÇÃO: A escala de passeio com os cães da Semiologia já está em vigor. Favor procurarem a MVR Maria Elisa para melhores explicações.

TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV170)
12/04 - Teórica, turma A, 10h00 às 12h00, sala 22 (Atopia e dermatite atópica)

CINOFILIA (GMV150)
03/05 - Teórica, turma A, 10h00 às 12h00, sala 1 (Introdução à disciplina. Exposições cinófilas)

domingo, 4 de abril de 2010

Finalmente

Bom, finalmente temos a professora de DPI para vocês. A escolhida (nada a ver com o filme homônimo) foi Residente em Diagnóstico por Imagem aqui na UFLA e, atualmente, está finalizando o seu Mestrado na UNESP, também na mesma área. Seja muito bem-vinda (de volta) à casa, profa. Anelise.

Esta última semana presenciei, mais uma vez, uma cena patética. Engraçado como as pessoas acreditam em ideologias e acabam se escondendo atrás de artifícios, apenas pelo prazer de alimentar o ego. Tenho visto muito disso por aí, e acredito ser a mais pura representação da incapacidade pessoal e da auto-ignorância. É com o balançar da carruagem que se aprende a dormir, diz um ditado russo. De qualquer forma, se o balanço é exagerado, não se dorme e nem se deixa ninguém dormir. Lembrando Clarice Lispector: "Que ninguém se engane: só se consegue a simplicidade através de muito trabalho". Portanto, pessoas, antes de se esparramarem no ninho, batam muito as asas para aprender a voar. Só rindo, mesmo...


Quanto ao Quizz da semana anterior, Mantis ou Mântis (as duas grafias são corretas, já que se trata de uma adaptação da palavra grega mantis - profeta - para a língua portuguesa) é a denominação para os insetos ortópteros altamente predadores, cujo representante mais ilustre é o louva-a Deus. A fêmea, ao melhor estilo Quentin Tarantino, literalmete come o macho após a cópula!



Programação da semana:

SEMIOLOGIA (GMV116)
06/04 - Teórica, turmas A/B, 07h00 às 09h00, sala 10 (1a Avaliação Teórica)
06/04 - Teórica, turma A, 13h00 às 15h00, sala 20 (Sistema tegumentar)
07/04 - Teórica, turma B, 13h00 às 15h00, sala 20 (Sistema tegumentar)
OBSERVAÇÃO: fiquem ligados na escala de passeio com os cães da Semiologia. Ela vai ser divulgada na terça, dia 06/04 (já em validade a partir daquela data).

TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV170)
05/04 - Teórica, turma A, 10h00 às 12h00, sala 22 (Otites)

CINOFILIA (GMV150)
03/05 - Teórica, turma A, 10h00 às 12h00, sala 1 (Introdução à disciplina. Exposições cinófilas)