segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Na trilha dos Bandeirantes

Quando digo que São Paulo é outro país dentro do Brasil, não estou brincando. Dados recentes ("Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo 2010" , publicado pela Fapesp) revelam que o estado paulista é responsável por mais da metade da produção científica do Brasil (51% para ser exato). Só a USP é detentora de 35% da produção deste conhecimento. E vocês acham que o governo é quem banca isto? O setor privado responde por 63% dos investimentos na área, enquanto a máquina pública fornece o restante (13% da União e 24% do Governo Estadual). Mesmo assim, o Brasil não chega nem aos pés da produção científica mundial. Apesar do estágio de amadurecimento pelo qual estamos passando, ainda falta muito.

E daí? Porque não fazermos greve para melhorar nossas pesquisas? Porque não abrimos a Universidade aos setores privados, como os bandeirantes estão fazendo? O conhecimento deve ser expandido e disseminado, mas o medo de fazer é maior que o desejo de realizar. Nesta greve eu entro. Precisamos melhorar nossas bases de conhecimento para fornecermos profissionais qualificados e estruturados para a realidade social brasileira. Enquanto formos míopes culturalmente, vale o ditado: "em terra de cego, quem tem um olho é rei".


Bom, pessoas, o quizz desta semana passada mexeu com o ouriço-caixeiro ou porco-espinho (são três gêneros diferentes), que de porco não tem nada. Seus 30 mil espinhos o ajudam a flutuar. Mesmo assim, ele evita executar tal ação em função de possíveis predadores aquáticos. Trata-se do maior insetívoro brasileiro, tendo hábitos arborícolas e noturnos. Nosso maior contato na veterinária está relacionado com os acidentes que envolvem cães.


Programação da semana:

SEMIOLOGIA (GMV116)
30/08/2011,
Terça, 08h00 às 09h45, sala DZO 1, turmas A/B/C/D = 1a Avaliação Teórica (25%).
30/08/2011, Terça, 14h00 às 15h45, Setor de Reprodução, turma D = Mucosas aparentes. Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).
30/08/2011, Terça, 16h00 às 17h45, Setor de Reprodução, turma A = Mucosas aparentes. Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).
01/09/2011, Quinta, 08h00 às 09h45, Setor de Reprodução, turma C = Mucosas aparentes. Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).
01/09/2011, Quinta, 13h00 às 14h45, Setor de Reprodução, turma B = Mucosas aparentes. Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).

OBSERVAÇÃO: É permitido (e aconselhável) o uso de bonés. Levem uma garrafinha de água, pois não há bebedouros próximos.

CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV126)
01/09/2011,
Quinta, 15h00 às 17h45, sala DMV 1, turma A = Dermatologia (T).

OBSERVAÇÃO: Conversarei com a profa. Ruth para agendarmos uma aula suplementar (dentro do horário de vocês). O material destas aulas será enviad para o e-mail da turma na terça, 30/08.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mais greve...


É uma pena quando ouço ou leio que alunos (ou ex-alunos) metem a língua nos dentes e dão bom dia para cavalos (ou melhor, saudam o início matutino vociferando com um eqüino doméstico) ao se referir à sua Universidade. É certo que temos falhas (TODOS), mas despejar a responsabilidade em outras partes é, no mínimo, leviano. É mais fácil assumir que os outros têm culpa e que você é apenas a parte prejudicada do processo. Trata-se do fatal sentimento de “desgraçabilidade” que o ser humano tem embutido na alma (a conhecida alta comiseração).

Lembrem-se, neófitos, que a escolha de ocuparem um cargo discente nesta ou em outra instituição é escolha de vocês. Se você quer mudanças, corra atrás dela e não espere que ela surja do nada. Estes “lugares-comuns” que estou citando são a mais pura verdade, mas, infelizmente, pouco praticados.

É simples acusar os técnicos administrativos de fazer greve apenas por dinheiro (o que é uma inverdade). Mas vocês já pararam para pensar sobre a situação real, sem levar em consideração o lado financeiro? Por exemplo: quantas secretárias há no Hospital Veterinário? A que está lá, é do quadro permanente? Existe pessoal treinado e habilitado para trabalhar em laboratórios e serviços especiais? Será que não há funcionários com desvio de função, porque não há contratações? Qual o número deles que recebe treinamento para suas funções?

Mesmo assim, eles fazem o possível para que vocês tenham o mínimo operante. Sei que em toda ocupação há indivíduos marginais (entendam como aqueles que se situam fora dos padrões esperados), mas generalizar toda uma classe e imputá-la como mercenária é uma insensatez. Não se deixem cair na mesmice da mídia, que manipula a mente dos mais incautos.

Por outro lado, o que tenho visto é o desinteresse de muitos discentes pelo ensino. Estão aqui pelo fato de terem que estar. Uma obrigação social, um papel na sociedade (“sou jovem e preciso cursar alguma coisa”). Poucos se engajam na melhoria do seu próprio ensino, cobrando e atuando como estudantes. Mas, como sempre falo (e penso ser esta uma das minhas melhores diretrizes na vida): “cada um é cada um”.

Por isso, amigos, elogiem o melhor que vocês têm, lutem por aquilo que não têm (ou que é não está satisfatório) e trabalhem para que gerações futuras possam usufruir dos seus esforços. É melhor ser lembrado pelo que se fez do que pelo que não se fez. Criticar abertamente a sua instituição é dar um tiro no pé: você vai precisar deste nome para arranjar um emprego ou estágio. Enquanto alunos de instituições privadas não cansam de elogiar sua bagagem discente (e, na maioria das vezes, sabemos que se trata de puro ufanismo), nós, que somos considerados a melhor universidade mineira e a terceira do país neste ano, insistimos em revelar as feridas, mesmo tendo estando o paciente em tratamento.

Não estou direcionado esta metralhadora para ninguém, nem para nenhum grupo em especial, mas é apenas um desabafo e uma vontade reprimida de fazer algo maior. Algo que, acredito eu, não conseguirei fazer sozinho. Mas estou fazendo a minha parte.

Finalizando, para quem não sabe, cachorro feliz balança a cauda para a esquerda... No Canadá, psicólogos animais descobriram que quando cães de carne e osso se aproximavam de um robô-labrador preto com cauda mecânica, eles ficavam menos desconfiados quando o robô mexia a cauda no lado esquerdo do corpo. Quando o robô abanou o rabo para o lado direito, bem menos cães se aproximaram de maneira confiante. Coisas da teoria da lateralidade...

Aí vai a programação da semana:

SEMIOLOGIA (GMV116)
23/08/2011,
Terça, 08h00 às 09h45, sala DZO 1, turmas A/B/C/D = Linfonodos superficiais. Sistema tegumentar(T).
23/08/2011, Terça, 14h00 às 15h45, sala de Semiologia HV, turma D = Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).
23/08/2011, Terça, 16h00 às 17h45, sala de Semiologia HV, turma A = Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).
25/08/2011, Quinta, 08h00 às 09h45, sala de Semiologia HV, turma C = Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).
25/08/2011, Quinta, 14h00 às 15h45, sala de Semiologia HV, turma B = Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).

CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV126)
26/08/2011,
Sexta, 09h00 às 11h45, sala DMV 1, turma A = Dermatologia (T).
01/09/2011, Quinta, 15h00 às 17h45, sala DMV 1, turma A = Dermatologia (T).

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dia do Solteiro


Olá, indivíduos.

Hoje é o dia do solteiro. Existe dia para tudo. Mas, aproveitando a data, quero ser solteiro!!! Quero ser solteiro de pessoas falsas, amargas, dissimuladas e frias; pessoas que não conseguem entender o verdadeiro significado de gostar. Acreditam no "gostar carnal, biológico", e esquecem do "gostar da alma". Assim, descartam pessoas da mesma forma que jogam fora absorventes íntimos.

Nesta semana deparei com uma frase que já conhecia de longa data e que foi postada, coincidentemente no mesmo dia, por duas pessoas que gosto e admiro muito: "Nunca dê prioridade a quem te trata como opção". Infelizmente a superficialidade das nossas relações exige que esta famigerada citação seja verdadeira e aplicável. Muitos nos tratam como simples pinos de boliche na pista da vida, onde bolas vão e vem, sem se importar com as quedas. Mas quando não conseguem derrubar todos os pinos, o jogo acaba e esses seres são descobertos, desmascarados. Já não há mais tempo para jogar.

Por isso, crianças, valorizem aqueles que realmente lhe consideram. É difícil, às vezes, ver isso. Mas o óbvio só é óbvio para quem quer enxergar.

Quanto ao quizz, os cães levantam a cauda em sentido de dominação. Reparem que todos os canídeos executam esta tarefa (exceto as hienas, que as mantém baixas quando vão disputar algo - provavelmente para evitar lesões por mordidas nesta parte).

Em cima, programação da semana:

SEMIOLOGIA (GMV116)
16/08/2011,
Terça, 08h00 às 09h45, sala DZO 1, turmas A/B/C/D = Mucosas aparentes. Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (T).
16/08/2011, Terça, 14h00 às 15h45, sala de Semiologia HV, turma D = Mucosas aparentes. Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).
16/08/2011, Terça, 16h00 às 17h45, sala de Semiologia HV, turma A = Mucosas aparentes. Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).
18/08/2011, Quinta, 08h00 às 09h45, sala de Semiologia HV, turma C = Mucosas aparentes. Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).
18/08/2011, Quinta, 14h00 às 15h45, sala de Semiologia HV, turma B = Mucosas aparentes. Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).

OBSERVAÇÃO:
1) A lista com os grupos para o passeio com os cães da Semiologia já está em vigor. Vejam no e-mail da turma e no HV. Os passeios começam dia 16/08/2011, terça.
2) Não dá para enviar o material da aula pelo e-mail. A maior parte delas é muito grande para anexar. Vou deixar com vocês na própria aula da semana anterior (gravada em pen-drive da responsável pela turma).

domingo, 7 de agosto de 2011

Simplesmente, amigos!


Uma das realidades mais sublimes que podemos ter em nossa vivência é a amizade. Amigos são jóias raras, mas que precisam ser lapidadas pelo tempo. Não existem amigos prontos, mas sim aqueles que se transformam e se integram ao nosso cotidiano, passando de uma pedra bruta para a estonteante beleza de um diamante. Repetindo uma frase que postei no Facebook no dia do amigo (não sei de quem é): “Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.”. Mais uma vez, agradeço os amigos que tenho e, principalmente, os que retornaram após tão duradoura tempestade. São vocês, amigos, que conseguem dar a força suficiente para ir adiante e a certeza de que a vida vale a pena quando se está em sua presença. Como diz o velho ditado latino: “amicus certus in re incerta cernitur” (amigo certo conhece-se na hora incerta).

Para quem quiser livros gratuitos (em inglês), a The National Academic Press (www.nap.edu) está oferecendo uma bagatela de 4.000 obras para download gratuito no seu site (tudo em PDF). Há diversos livros de interesse na área de medicina e saúde, agricultura e tecnologia. Para os colegas da Psi, há obras consagradas de pensadores e filósofos, além de livros atuais sobre várias vertentes do pensamento psicológico. Não deixe de conferir (aproveitem, também, o já conhecido site http://avaxhome.ws/).

Estou iniciando o quizz. Teste seus conhecimentos com as respostas, que sempre serão veiculadas na próxima postagem. A desta semana é de lascar (a famosa cultura inútil, mas interessante). Bons pensamentos...

Para finalizar, a programação da semana:

SEMIOLOGIA (GMV116)
09/08/2011
, Terça, 07h00 às 08h45, sala DZO 1, turmas A/B/C/D = Marcha do exame clínico (T).
09/08/2011, Terça, 14h00 às 15h45, sala DMV 20, turma D = Mucosas superficiais. Sistema linfático (P).
09/08/2011, Terça, 16h00 às 17h45, sala DMV 20, turma D = Mucosas superficiais. Sistema linfático (P).
11/08/2011, Quinta, 08h00 às 09h45, sala DMV 20, turma D = Mucosas superficiais. Sistema linfático (P).
11/08/2011, Quinta, 14h00 às 15h45, sala DMV 20, turma D = Mucosas superficiais. Sistema linfático (P).

OBSERVAÇÃO: Nesta terça dividiremos os grupos para o passeio com os cães da Semiologia.