quinta-feira, 24 de maio de 2012

Plantão da Greve 3

Notícias do Comando de Greve da UFLA no dia 23/05/2012:

Informativo nº 1 da Comissão de Ética da Greve

A Comissão de Ética da greve 2012 em sua reunião do dia 18/05/2012 e com base em entendimentos tirados das discussões ocorridas na Assembléia Permanente dos Professores da UFLA, no dia 17/05/2012, e para orientar a conduta dos professores durante a greve esclarece que:

- A Comissão de Ética tem caráter consultivo e não punitivo. Esta comissão se manifestará, sempre que solicitada, no sentido de manter a legitimidade e a representatividade do movimento docente em consonância com a preservação da integridade do patrimônio público da instituição, bem como o bem estar dos membros da comunidade universitária.

- Estão paralisadas as atividades ligadas ao ensino, de caráter coletivo, como aulas de graduação, aulas de pós-graduação dos programas Stricto sensu, bem como as atividades correlatas como avaliações, trabalhos, apresentações e seminários.

- Que as atividades de pesquisa e extensão como: condução de projetos, implantação de experimentos, orientação individual a estudantes de graduação ou pós-graduação, podem ser desenvolvidas a critério dos professores.

- Outras atividades coletivas ligadas principalmente à pesquisa e extensão devem ser motivo de consulta a esta comissão, que analisará caso a caso.

- Em caso de dúvida sobre atividades específicas, recomenda-se a consulta a esta comissão.

Comissão de Ética
*******

No último boletim da ANDES-SN de 23/05/2012, 44 instituições federais de ensino estão em greve, o que corresponde a 48 seções sindicais filiadas ao ANDES-SN (a UFMG não é filiada e nem está em greve). Parabéns aos estudantes que tomaram frente ao processo e aderiram à nossa greve. Com isso, fazemos um movimento mais forte em prol do ensino superior (lembrem-se que há mais que salário envolvido nesta luta). É uma pena que uma instituição tão importante como a UFMG (do qual vim e tenho muita estima) não se pronuncie favoravelmente ao movimento neste momento. Quando as melhorias vierem, que eles aproveitem bem o suor dos colegas que lutaram por elas.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Plantão da Greve 2

Na Assembleia de Greve do dia 17/05 definiu-se que as atividades de Graduação seriam paralisadas. Quanto aos trabalhos de Pós-Graduação, recomendou-se que fossem interrompidos, mas ficaria a cargo de cada professor. Entretanto, as atividades de pesquisa e extensão continuam, especialmente aquelas financiadas por órgãos de fomento (CNPq, Fapemig e outros). As defesas de TCC podem ser apresentadas, desde que toda a Banca possa comparecer.
Até ontem, eram 33 instituições federais em greve (segundo boletim da ANDES-SN). Em Minas Gerais, as instituições já em greve são UFLA, UFOP, UFV, CEFET, UFSJ e UFTM. A UFMG ainda não se pronunciou oficialmente.
O que vemos é típico dos momentos de greve docente: paralisamos a parte fraca do sistema (discentes de Graduação) e damos continuidade ao restante. Temos muito a aprender...
Para quem quer acompanhar notícias diárias e fidedignas diretamente da fonte, vá ao endereço da ANDES-SN (http://terra.andes.org.br/blog/blog.html).

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Plantão da Greve 1

ATENÇÃO ALUNOS DAS DISCIPLINAS GMV116 (SEMIOLOGIA), GMV150 (CINOFILIA) E GMV126 (CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS)

Em atendimento ao Comando de Greve da ADUFLA, e em respeito aos demais colegas docentes que deliberaram por votação democrática o estado de greve, não darei mais as aulas de Graduação das disciplinas que coordeno (GMV116 e GMV150), bem como não aplicarei a avaliação de dermatologia da disciplina GMV126. Esta medida entra em vigor a partir das 00h00 do dia 17/05/2012, quinta-feira.

Também estarão suspensos os demais trabalhos acadêmicos ligados à Graduação, bem como atividades de pesquisa (remuneradas ou não) sob minha coordenação.

Mais notícias sobre a greve podem ser obtidas nos endereços abaixo:

terça-feira, 15 de maio de 2012

GREVE, ÓI NÓIS AQUI TRAVÊIS...



Pois é, pessoas, estamos em greve. As questões são mais complexas que as simples retóricas de salários e condições de trabalho. O momento político é instável e delicado em função da cachoeira (com trocadilhos) de denúncias de corrupção e eleições à vista. Nesta hora devemos ser conscientes dos nossos atos, vigiando o que impomos a todos que nos cercam. Todos nós temos prejuízos com greves, mas devemos vislumbrar as possíveis melhoras que podem advir deste processo (nem que sejam apenas ideológicas). Para as turmas da Semio e da Cinofilia, manterei o Blog atualizado sobre a situação, colocando notícias sobre o estado de greve de uma forma mais simples de se entender e de forma mais direta. Vamos aguardar. Não colocarei mais a programação da semana e não há necessidade de se entregar o exercício sobre o sistema respiratório. As notas serão afixadas neste blog na semana que vem.

Este final de semana tive a felicidade e a honra de passar um sábado agradabilíssimo com colegas da veterinária e da biologia, estudantes, professores e profissionais autônomos. Foi o Mini-curso de Contenção Físico-Química de Animais Selvagens, realizado nas instalações do IBAMA-BH e coordenado e ministrado por pessoas de altíssima competência e, acima de tudo, boa vontade e visão institucional, foi exemplar. Foram mais de oito horas aprendendo, apreendendo e exercitando a (pouca) prática no preparo de dardos e no manejo de zarabatanas e rifles. Muito obrigado a todos, especialmente à Coordenação do Mini-curso, na pessoa do colega veterinário Daniel.

O mais legal é que toda a renda foi convertida para o CETAS do IBAMA-BH, mobilização voluntária da Associação dos Servidores do IBAMA (ASIBAMA-MG). Parabéns a todos e faço votos que esta iniciativa se reproduza por muito tempo.

Em anexo algumas fotos para a galera do Minicurso.

A “tchurma” do Mini-curso.

O primeiro dardo a gente nunca esquece...

“Soprando o canudo”: a arte de achar que se acerta o alvo!

Atirador de elite em busca de alvo (não é brinco; é dardo!).

Daniel demonstrando o manejo do rifle.