domingo, 28 de outubro de 2012

Cenas do dia-a-dia

Antes de tudo, aqui vão dois recados para as turmas do DMV:

SEMIOLOGIA (GMV116) = Notas, aula de Genital Masculino e demais avisos já estão na caixa postal da turma.

CINOFILIA (GMV150) = Conforme o calendário pós-greve da UFLA, não teremos atividade nesta quarta (31/10/2012), já que corresponderá ao dia de integralização curricular. Na quarta que vem (07/11/2012), teremos a nossa última aula, com uma mini-exposição cinófila. Peço a vocês que me avisem, até segunda (05/11/2012), se poderão levar algum cão de raça para avaliarmos. Vale qualquer raça (a partir dos seis meses de idade). Precisarei desta informação para avisar a todos quais as raças que serão julgadas e qual material vocês deverão levar. Lembrem-se que receberei as provas de julgamento e de avaliação cinófila até o dia 09/11 (escrito e por e-mail). Aqueles que ainda quiserem o material completo da disciplina, deixem um CD na secretaria do HV que eu gravo e depois entrego na aula do dia 07/11.

Bom, prometo não falar mais sobre ensino e procedimentos que acho certo ou errado. Cansei (por enquanto). Como diz um amigo meu, hiperativo por excelência: "hoje não dá: estou em stand by!". Vamos falar de outra coisa mais leve. Vamos falar de respeito aos animais.


Vocês devem ter visto aquele incidente horroroso que envolveu um adolescente totalmente despreparado para a vida em sociedade e um pet shop de quinta categoria, em que este indivíduo espancava os animais sem motivo algum. Não vou falar da atitude do rapaz em si, pois o próprio ato o condena perante os seus pares. Que os psicólogos, psiquiatras e delegados de polícia cuidem deste sujeito. O que pretendo é chamar a atenção daqueles que se propõem a trabalhar com animais, seja qual formação tiver.


Animais são seres indefesos, que precisam ser cuidados por nós, que pensamos ser tão evoluídos. É incrível como descarregamos nossas angústias e fracassos perante seres que consideramos mais fracos (incluindo os da nossa própria espécie). A você que lida com essas criaturas, pense bem, pois se não há  amor e carinho, pelo menos tenha respeito e consideração por um ser que está lhe dando o pão de cada dia. Mas se você faz parte daquele grupo que apenas tolera animais, vá buscar outra ocupação. Não tente ser mais um na mídia que terá seus 15 minutos de fama ao mostrar a crueldade que o ser humano tem dentro de si. E olha que, infelizmente, isso vale para poucos alunos de medicina Veterinária que tenho acompanhado nestes anos passados.

Para quem tem o estômago forte, desligue o coração e veja algumas das reportagens ou vídeos dos links abaixo. Eles revelam o que nós, criaturas escolhidas para dominar Gaia, somos capazes de maquinar e fazer.

http://g1.globo.com/parana/noticia/2011/09/camera-mostra-funcionario-de-pet-shop-assustado-apos-morte-de-cao.html
http://www.youtube.com/watch?v=OQnplkiaeiM
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/08/dona-procura-cao-sumido-apos-acidente-com-moto-de-petshop-no-ce.html
http://www.direitoanimal.org/onealltextos.php?one=185
http://saudenutrikal.blogspot.com.br/2011/08/noticias-de-pet-shops-irresponsaveis.html

E olha que isso é só uma amostra do que está acontecendo por aí. Na postagem que vem, entrarei em mais detalhes sobre o controle destes estabelecimentos no Brasil. E para terminar, um pensamento para refletir:

Ab alio expectes, quod alteri feceris (O que fizeres, encontrarás)