segunda-feira, 25 de março de 2013

Não acredite em tudo que ouve

Existem reportagens em revistas e jornais de grande circulação que merecem ser revisadas sob o ponto de vista científico. Como são veículos de repercussão nacional, tais reportagens precisam ser avaliadas quanto ao seu critério metodológico e, principalmente, mercantilista oculto.

Neste sábado, quando consegui um tempo para ler um jornal aqui das Minas Gerais, deparo com uma reportagem de página inteira sobre castração química em cães e gatos. Para quem realmente atua na clínica médica de pequenos animais, consegue enxergar, nas entrelinhas da matéria, algo de tendencioso, pouco científico; uma mixórdia de constatações de senso comum que, para o leigo, convencem (e vendem). Para assentar o assunto em base sólida, o autor até mesmo cita a Prefeitura de Lavras como uma das usuárias de tal método de controle populacional de cães. Será que a atual administração sabe disto???


Como eu falo com vocês, meus alunos, nunca aceite pratos prontos. O famoso PF (prato feito) só é bom na hora da fome. Não que você tenha que duvidar de tudo, mas acenda a chama do seu senso crítico e vá atrás  do fato científico, e não de crendices e "disse-me-disses". O verdadeiro profissional é aquele que busca a sua verdade, porém apoiado nas verdades dos outros e embasado em ciência.

Apenas para gerar uma certa balbúrdia na mente de vocês, respondam (para vocês):

1) Será que uma aplicação de gluconato de zinco no testículo não poderá causar dor e edema, já que há forte resposta necrótica à substância?
2) Onde estão as pesquisas metódicas e cientificamente corroboradas pela análise estatística requerida em experimentos como este?
3) Porque outros países (exceto o México, que já possui seu medicamento), cujo controle populacional de cães é problema vigente, não adotaram tal estratégia?
4) Será que apenas uma aplicação é suficiente para esterilizar o animal?
5) Qual o efeito em longo prazo deste mineral depositado no organismo? Será que neoplasias poderão advir?
6) Será que o Poder Público não está simplesmente fazendo uma das suas políticas assistencialistas e tentando tapar o sol com a peneira, em vez de promover ampla campanha sobre o tema?

Bom, dá para escrever muita coisa, mas prefiro que vocês mesmos se inteirem do assunto. Muito cuidado, neófitos, pois estamos em contato (e cuidamos) de vidas, não de números ou estatísticas.

Para finalizar, gostaria de deixar neste blog um ditado árabe muito conveniente para o assunto:


"Não diga tudo o que sabe, porque quem diz o que sabe muitas vezes diz o que não convém; não faças tudo o que pode, porque quem faz tudo o que pode, muitas vezes faz o que não deve; não acredite em tudo o que ouve, porque quem acredita em tudo o que ouve, muitas vezes julga o que não vê; não gaste tudo o que tem, porque quem gasta tudo o que tem, muitas vezes gasta o que não pode."

Para mudar (rapidamente) de assunto, programação da semana:

SEMIOLOGIA (GRADUAÇÃO)
26/03/2013, Terça, 08h00 às 09h40, aulas teóricas 61 e 62, sala DMV 09 = Sistema Genital Feminino.
26/03/2013, Terça, 13h00 às 15h30, aulas práticas 63, 64 e 65, sala PG 20 = Órgãos do Sentido - Oftalmologia (Turma B).
27/03/2013, Quarta, 08h00 às 10h30, aulas práticas 63, 64 e 65, sala PG 20 = Órgãos do Sentido - Oftalmologia (Turma C).
28/03/2013, Quinta, 08h00 às 10h30 = Feriado (Quinta-feira Santa).

DERMATOLOGIA VETERINÁRIA (RESIDÊNCIA)
26/03/2013, Terça, 10h00 às 11h40, aulas teóricas 05 e 06, ambulatório de Dermatologia = Exame Dermatológico de Cães da Polícia Militar.


Abraços e uma páscoa em harmonia com todos e, principalmente, consigo mesmo.

domingo, 17 de março de 2013

Civilidade não cai do céu

É incrível o tanto que reclamamos e não fazemos a nossa parte. O brasileiro é, de fato, um povo hospitaleiro, mas um povo hospitaleiro sem educação. Por quê? Apenas alguns exemplos que vivenciei esta semana e que me fez pensar (mais) um pouco sobre o que acabei de escrever.


Fila de supermercado, sábado pela manhã. Para variar, dos oito caixas existentes, apenas três disponíveis. Um deles para atender pessoas da terceira idade, gestantes e indivíduos com necessidades especiais. O outro para clientes com até dez volumes. E o que vejo? Um senhor de aproximadamente 70 anos aguardando em uma fila (ele era o terceiro, na ordem de compra), cujos dois indivíduos à frente, se somadas as suas idades, não daria mais que 40 anos... No outro caixa (para até dez volumes), um cidadão (cidadão???) aparentando  uns 30 anos, passava uma compra com mais de vinte itens.

Quer mais? Por volta das 07h35 de uma terça, em frente à feira do Gammon, uma senhora (jovem, diga-se de passagem) para em fila dupla (na verdade, no meio da via, no sentido centro-UFLA), desce calmamente e começa a carregar seu carro com compras. Com isso, uma enorme fila se forma atrás, fazendo com que eu pudesse distinguir quatro ou cinco tipos de buzinas... Depois, da mesma forma que parou, entra no veículo e sai calmamente, como se nada tivesse acontecido.

Por essas e outras que nosso país se apresenta nesta bandalheira. Não temos civilidade, educação e nem sentido de cidadania. A lei de Gérson (para os mais jovens, consulte o Dr. Google para ver o que é) impera. Mas queremos maiores salários, menos trabalho, mais saúde e segurança... Como, se nós mesmos não o fazemos por merecer? Ter educação virou vergonha neste país (ou, como autêntica colônia norte-americana que somos, it got down).

Por isso, país tupiniquim, continue a respirar futebol, samba e feriados. Depois a gente arruma tempo para reclamar do papa Argentino e dos índices de desenvolvimento humano maiores que os nossos que países vizinhos apresentam.

Cada vez mais acredito no provérbio em latim que diz: "Pretiosa quam sit sanitas morbus docet", ou seja, "Só se sabe o que é saúde quando se está doente".

Programação da semana:

SEMIOLOGIA (GRADUAÇÃO)
19/03/2013, Terça, 08h00 às 09h40, aulas teóricas 36 e 37, sala DMV 09 = Sistema Respiratório.
19/03/2013, Terça, 13h00 às 15h30, aulas práticas 38, 39 e 40, sala de Semiologia = Avaliação Cardiorrespiratória de Cães.
20/03/2013, Quarta, 08h00 às 10h30, aulas práticas 38, 39 e 40, sala de Semiologia = Avaliação Cardiorrespiratória de Cães.
21/03/2013, Quinta, 08h00 às 10h30, aulas práticas 38, 39 e 40, sala de Semiologia = Avaliação Cardiorrespiratória de Cães.

ATENÇÃO: QUEM NÃO ESTIVER PORTANDO ESTETOSCÓPIO E AVENTAL/PIJAMA CIRÚRGICO, NÃO ASSISTIRÁ ÀS AULAS PRÁTICAS.

DERMATOLOGIA VETERINÁRIA (RESIDÊNCIA)
19/03/2013, Terça, 10h00 às 11h40, aulas teóricas 03 e 04, ambulatório de Dermatologia = Exame Audiométrico de Cão.

Abraços a todos e uma boa semana.