segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

É de assustar

As vezes me desanimo com o que vejo. Em raras ocasiões me pergunto o que acontece para que estas situações se apresentem desta forma. O problema é que tais casos estão cada vez mais frequentes e a responsabilidade destes atos acaba por cair apenas em nós, professores.

Esta manhã fui acompanhar a patroa a um médico. Após a fatal espera de 45 minutos (isto porque era um Plano de Saúde), fomos conduzidos ao consultório, onde um médico com cara de experiente (pelo menos os cabelos platinados assim o sugerem) nos recebeu. Com uma anamnese pavorosa, cheia de furos e superficial, ele imediatamente pediu uma avaliação radiográfica. Mas como, se não houve exame físico? Será que a cadeira de semiologia que ele frequentou foi na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e teve Harry Potter como seu colega? Que inveja...

Eu, com um certo "tenesmo na tíbia", ainda insisti em alguns detalhes, momento em que ele reagiu clinicamente e simulou uma tentativa de exame físico. Meu Deus, foi o bastante para que eu começasse a duvidar da competência daquele profissional.

Vejam, não sou médico (nem pretendia ser quando adolescente e muito menos agora). Mas tenho uma certa bagagem clínica que me permite questionar determinados procedimentos padrões dentro da semiologia. E o que vi me fez reforçar o descrédito que ultimamente tenho com relação às profissões e aos profissionais brasileiros, especialmente no tocante à competência técnica. Por essas e outras razões não menos contundentes, é que não acredito neste programa demagógico intitulado Mais Médicos. A ideia é boa, mas a prática é "capenga", populista e desrespeitosa com a classe médica.


É por isso que insisto tanto que vocês, alunos, aproveitem aulas práticas, façam estágios, se aprofundem nos conhecimentos. Ter um diploma é fácil; difícil é se estabelecer com ética e respeito. A vida dará a resposta a vocês, podem aguardar.

Bom, na nossa última semana de aula neste ano, a programação é a seguinte:

17/12/2013, terça, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, turmas A/B/C = 2a. Avaliação Teórica.
17/12/2013, terça, 14h00 às 15h30, sala DMV-20, turma B, aula teórica = Sistema Circulatório.
18/12/2013, quarta, 08h00 às 10h30, sala DMV-20, turma C, aula teórica = Sistema Circulatório.
19/12/2013, quinta, 08h00 às 10h30, sala DMV-20, turma A, aula teórica = Sistema Circulatório.

ATENÇÃO

* Conteúdo da avaliação teórica: Sistema Linfático - Sistema Tegumentar - Sistema Circulatório (incluindo material de apoio).
* Aulas práticas com conteúdo teórico (aconselho não perderem, pois o assunto é cabuloso!).

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

E agora, José???

Olá, pessoas.

Estes dias passei por uma situação que me fez lembrar muitas coisas que falo com vocês dentro (e fora) de sala de aula. Prestem atenção no que estão fazendo. Pós-Graduação é coisa séria. Não se brinca com isto.

Estava este carcomido professor em seus afazeres labutais (traduzindo: preparando aulas), quando um elemento em trajes civis adentrou meu gabinete. Era um velho conhecido, ex-aluno e ex-orientado. Pensava eu que havia nesta pessoa uma vontade enorme de atuar na profissão, mas ele me contradisse diversas vezes quando expressava minha opinião. Vi que o tal sujeito não tinha a "veia docente", aquela ramificação tortuosa que nos leva à carreira de educador. Mesmo assim, engatando a primeira, ele passou por Mestrado e  Doutorado em uma área muito específica da clínica veterinária. Acompanhei, de longe (traduzindo: notícias pelas redes sociais) suas angústias e, acredito eu, dúvidas medonhas. Pensei até que fosse desistir da obtenção do grau de Doutor. Mas não. Agora é Doutor, protocolado e bem formado (não aquele doutor que alcunha médicos, advogados e pessoas consideradas importantes pelo povo).

Voltando à estória, nos reencontramos no DMV. Sua aparência era a mesma de anos atrás. Entretanto, vi a tristeza em seu olhar. Sua antiga eloquência e facilidade no articular palavras estava morta. Sua fala se remetia ao futuro: e agora? Questionei-o sobre concursos na área. Ele, quase ruminando sua resposta, disse não querer mais a área acadêmica. Seu negócio era (e sempre foi) a clínica médica atuante, dentro de ambulatórios e envolvido por uma parafernália de seringas, panos, material orgânico e cheiros.


Senti que uma vida estava se esvaindo. foram anos de preparação, mas a escolha foi equívoca. O que fazer? Somente ele poderá redirecionar sua trajetória (qual?). Agora, aquele indivíduo forte e resoluto, tornou-se uma criatura frágil e carente. Que Deus o ajude a encontrar seu caminho e coloque pessoas boas em sua jornada.

Bom, para os neófitos da Semio, as notas sairão amanhã no SIG (eu as jogarei logo após a aula teórica). A programação desta semana é a seguinte:

10/12/2013, terça, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, turmas A/B/C, aula teórica = Sistema Circulatório.
10/12/2013, terça, 14h00 às 16h30, Pavilhão de Grandes Animais, turma B, aula prática = Exame Clínico de Equinos (aula ministrada pelo Médico Veterinário Residente Bruno, do SGA).
11/12/2013, quarta, 08h00 às 10h30, Pavilhão de Grandes Animais, turma C, aula prática = Exame Clínico de Equinos (aula ministrada pelo Médico Veterinário Residente Bruno, do SGA).
12/12/2013, quinta, 08h00 às 10h30, Pavilhão de Grandes Animais, turma A, aula prática = Exame Clínico de Equinos (aula ministrada pelo Médico Veterinário Residente Bruno, do SGA).

OBSERVAÇÃO: Para as aulas práticas, levar todo o material obrigatório (estetoscópio, termômetro e lanterna de bolso). usar trajes adequados ao local.