segunda-feira, 27 de outubro de 2014

De passagem...



Gente, vamos ao que interessa, e rapidinho... Depois a gente discute mais no blog.

Programação da semana:

28/10/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Sistema Respiratório (aulas 46 e 47).
28/10/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-23, Tema: Trato Cardiorrespiratório (aulas 48 a 50).
29/10/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Trato Cardiorrespiratório (aulas 48 a 50).
30/10/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Trato Cardiorrespiratório (aulas 48 a 50).

ATENÇÃO:
OBRIGATÓRIO USO DE ESTETOSCÓPIO E TERMÔMETRO.

domingo, 19 de outubro de 2014

E viva a democracia

Estamos na beirada do momento mais decisivo para este país nos próximos quatro anos. Não, não vou fazer propaganda de um ou de outro candidato. Apenas fico triste de ver duas pessoas despreparadas para o diálogo, se engalfinhando e dirigindo, uma ao outro, impropérios e maledicências. Mas não é isso que quero ouvir. Quero saber como vai ser tocado o país daqui em diante. Em especial a educação.


Gostaria de não ver as cenas que vejo todo dia na minha rotina: lixo jogado nas ruas; vagas para pessoas com deficiência e idosos sendo ocupadas por indivíduos que não se enquadram nesta categoria; pessoas que vão aos caixas-rápido e preferenciais de supermercados apenas para não aguardarem em filas; desrespeito no trânsito; bullying nas escolas; preconceitos diversos (racial, sexual, etário, social, religioso); e por aí vão caminham as coisas...


Como minimizar isso? Políticas de segurança pública vigiando e punindo indivíduos transgressores (ao melhor estilo Foucault)? Políticas sociais subsidiando carências e diferenças sociais? Não, essas são apenas medidas paliativas e, sob um prisma político, destituídas de um propósito social real. O que precisamos é mudar a base, o alicerce, a raiz de todos estes problemas: a educação.

Por isso bato sempre na mesma tecla: nenhum país deste mundo alcançará civilidade e cidadania sem uma educação laica, atuante e sintonizada com a cultura ao qual ela se propõe mudar. Sem educação, continuaremos a jogar lixo nas ruas, a furar filas e a desrespeitar o próximo. Tudo passa pela educação.

Mas é perigoso educar a população. Povo educado não vive estabulado, não quer receber alimento de graça. Quer pastar sozinho, ruminar seu próprio volumoso. E boi que pasta sozinho, não tem dono.


Pensem nisso nas eleições do próximo final de semana. Votem com decisão de quem pode mudar seu futuro e dos outros. Escolha quem você (e não os outros) acha estar mais bem preparado para assumir este gigante capenga que está nosso país. E viva a democracia, mesmo que não estejamos, ainda, preparados para ela.

Vamos à programação da semana (quente e seca):

21/10/2014, Terça, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, 2a Avaliação Teórica (aulas 41 e 42).
21/10/2014, Terça, Aula Teórica, Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-22, Tema: Sistema Circulatório (aulas 43 a 45).
22/10/2014, Quarta, Aula Teórica, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-22, Tema: Sistema Circulatório (aulas 43 a 45).
23/10/2014, Quinta, Aula Teórica, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-22, Tema: Sistema Circulatório (aulas 43 a 45).

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Seminários e outros fantasmas educacionais

Antes de entrar no assunto, quero deixar claro que estes escritos são de inteira responsabilidade de quem isto escreve. Não quero e nem pretendo ofender a ninguém com minhas elucubrações. Mas aqui consigo pensar como educador e como aluno ao mesmo tempo, assumindo uma posição cômoda para externar o que sinto e penso sobre o assunto: seminários em aulas de graduação.

Em conversas com colegas educadores e discentes, acho pouco provável que a prática de se instituir seminários apresentados pelos alunos vá ser abandonada. Eu mesmo tenho sido vítima (isso mesmo, vítima) desta prática que considero um retrocesso no processo de ensino moderno, em que o educador deve focar não em si (como no passado), mas no aluno e sua individualidade. Vou tentar explicar...

Seminário vem da palavra latina Seminarium, que significa um viveiro de plantas. Mas, por curiosidade etimológica, a palavra também deriva de outra palavra latina, Semen, que significa semente ou sêmen. Pois é, começa pela raiz da palavra... De qualquer forma, seminário seria uma prática de plantar sementes para o florescimento de uma nova educação... Como o latim é bonito!

O que vejo são professores que não sabem como tirar proveito destes recursos pedagógicos. Da mesma forma, alunos sem a menor motivação para usufruir dos benefícios das apresentações. E, no final, finge-se que se ensina e finge-se que se aprende. Ficamos elas por elas.

Durante o meu curso, por exemplo, tenho visto diversos professores utilizando tal recurso em mais da metade da carga horária da disciplina. E aí eu pergunto: qual a finalidade por trás disto? Será que isso não se constitui em uma forma de não dar aulas? Será que não é mais fácil ouvir que falar? Tenho aqui, com meus botões, essas dúvidas.

Na última semana assisti uma dessas paródias que considero humilhante para quem estava presente: um grupo, de quatro alunos, apresentando um assunto que ninguém estava prestando atenção, usando um material ilustrativo pobre e cheio da "Síndrome do Control-C, Control-V" e um professor alheio ao circo. Foi deprimente... Me senti envergonhado por todos, em especial pelo mentor de tal atividade. Ao final, ele cobrou o material escrito (provavelmente retirado de sites que fornecem textos prontos - medíocres, mas prontos). Quando vi o material (também enviado para o e-mail da turma), vi que tinha me enganado: bastou jogar o texto no Dr. Google e descobrir, na íntegra, uma cópia de um blog sobre o assunto.


Bom, onde chegaremos com isso? Não seria mais produtivo algo discursivo e participativo? Seminários do tipo "eu apresento, você assiste, todos aplaudem" não colam mais (apesar de já terem sido considerados vanguarda no ensino!). Precisamos mudar...

Mudando de assunto, e graças ao bom Deus protetor dos feriados e dos dias de descanso, vocês ficarão livres de mim esta semana, conforme já anunciado no Cronograma da disciplina que vocês receberam no início do semestre. Porém, OS PASSEIOS ESTÃO MANTIDOS, como consta no Cronograma de Passeios, também entregue para vocês. O motivo de não termos as aulas práticas dos dias 15 e 16/10 é justamente por não conseguirmos achar um horário para a turma B (já que ela perderá a aula do dia 14/10).

Bom feriado e recesso de 13 e 14/10 para todos.

domingo, 5 de outubro de 2014

Luz no fim do túnel

Neste sábado, comemoramos o Dia Mundial dos Animais (e da morte de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais). Será que temos o que comemorar? O ser humano, apesar de tentar se aproximar cada vez mais dos animais, ainda mantem a irresponsabilidade típica da espécie. Basta dar um giro pelas cidades (todas, sem exceção) para darmos conta da situação. Cães soltos pelas ruas, em estado deplorável, geralmente aguardando serem envenenados ou atropelados. Mas não precisamos sair às ruas; deem uma olhada como uma parte da população cuida de seus pets: descaso com alimentação, higiene e bem-estar. Não vou nem comentar sobre o tráfico de animais silvestres, nem sobre a caça predatória; também não tenho espaço neste blog para discutir sobre o uso de animais como alimentos  Muito menos para as práticas criminosas de rodeios e touradas. Será que eles têm algo para comemorar?


Por outro lado, há luz no fim do túnel (e olha que o túnel é longo!). Em Belo Horizonte, finalmente foi sancionada a Lei Municipal que oficializa a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CPA). A partir de 2015, esse órgão municipal será o responsável pela situação dos animais abandonados e/ou agredidos (incluindo a ação cível contra o agressor) e a monitoração de equinos de tração de carroças. A CPA deve começar suas atividades em 2015, com um orçamento anual estimado de R$ 250.000,00.


Faço votos que esta iniciativa pioneira na cidade obtenha êxito. Mas fico preocupado com a questão financeira, pois já vi, tenho visto e, certamente, ainda verei desvios e mal uso de verbas públicas quando se trata de empreendimentos como este. Cabe à Prefeitura de BH, a Procuradoria Geral da União, as ONGs de proteção animal e a população em geral, fiscalizar o uso deste dinheiro.

Quem quiser saber mais, clique nos links abaixo:
Notícia Estado de Minas
Notícia Jornal Tudo
Notícia Jornal Hoje em Dia

"Vambora" para a programação da semana...

07/10/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema: Sistema Circulatório (aulas 36 e 37).
07/10/2014, Terça, Aula Prática. Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-23, Tema: Exames Auxiliares em Dermatologia (aulas 38 a 40).
08/10/2014, Quarta, Aula Teórica, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Exames Auxiliares em Dermatologia (aulas 38 a 40).
09/10/2014, Quinta, Aula Teórica, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Exames Auxiliares em Dermatologia (aulas 38 a 40).

ATENÇÃO: Favor trazerem o Roteiro de Exames Auxiliares nas aulas práticas.