Mostrando postagens com marcador 15a semana de aula. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 15a semana de aula. Mostrar todas as postagens

domingo, 6 de junho de 2010

Tributo a um amigo


Infelizmente, nesta semana, perdi um amigo. Me recuso a chamá-lo de "cão" ou "cachorro". Nasceu e vingou como Bráulio, o Grande, há quase 17 anos. Décimo primeiro fruto da primeira operação cesareana do DMV/UFLA (e minha última incursão em cirurgias abdominais), a natureza lhe coroou com uma pelagem exuberante, quase toda branca, mas com a famosa pinta castanha em torno dos olhos, típica dos desafiantes da vida. Sua mãe (alcunhada de "feijoada" - pois só tinha rabo e orelha) possuía o mesmo padrão descuidado de um autêntico Street Royal Dog. E assim fui presenteado com esse ser encantado.

Foi o primeiro (e único) amigo canino que vi subir em goiabeiras para pegar passarinhos, seu verdadeiro objetivo na vida. Também foi meu amigo nas perambulanças por Botucatu/SP, durante os cinco (bons) anos que por lá pousei. Compartilhou de minhas vitórias e derrotas, sempre ao meu lado. Passou por poucas e boas quando tentaram envenená-lo com "chumbinho", ou mesmo quando desenvolveu um quadro de hemoparasitose grave (provavelmente erliquiose).

Mas nada disso o abalou. Algo maior e sorrateiro o estava espreitando, aguardando a hora exata para dar as caras. Foi assim, que após um exame de rotina, resolvi radiografá-lo. Não havia nenhum tipo de manifestação clínica. Apenas me preocupei com sua parte óssea por ele já estar com uma idade avançada. E para meu espanto, me vi diante de uma radiografia atestando displasia coxofemoral bilateral em grau D. Sempre disse aos meus alunos: sintomas clínicos não batem com sinais radiológicos. E alí estava a prova.

Como uma maldição, os sintomas apareceram progressivamente, apesar do tratamento clínico exaustivo. Não cogitei em intervenção operatória, já que o seu risco cirúrgico era muito alto (em certa ocasião, uma "simples" sedação o deixou quase 24 horas fora do ar). E foi assim, com todos os genes expressando o seu mais podre fel, que Bráulio passou de assintomático para sintomático progressivo.

Do andar cambaleante, passou a dar pulos de coelho, até o arrastar das pinças. Sua musculatura atrofiava-se à olhos vistos. De quebra, um pequeno nódulo próximo à base da orelha começou a despontar, mais tarde identificado como um carcinoma de altíssima malignidade (que resolveu se instalar, também, em seu enorme estômago).

"Nada a fazer se não o correr da luta". Pois é, especializei-me em tentar lhe dar qualidade de vida. Conjuntamente com os medicamentos diários, Bráulio recebia o melhor de todos os fármacos: carinho e dedicação. Quando parou de andar, adquiri o carrinho para cães paraplégicos. Só me esqueci de avisá-lo sobre o feito. Brigamos. Ele se recusou a aceitar aquela engenhoca. Mas arranjei um jeito de fazê-lo se locomover: eu o agarrava pela cauda e o suspendia, deixando suas pernas balançando ao léu. Para o deleite dos vizinhos e passantes da rua, lá vinha o baixinho esquisito e aquela aberração que não anda. Foram momentos de felicidade para ele, tenho certeza.

Mas chegou o dia. Bráulio, na exaustão de suas parcas forças, desistiu de lutar. Temos que deixar de ser egoístas e aceitar que tudo tem um fim. Por isso, com o coração explodindo e os olhos marejados de lágrimas, conduzi Bráulio para a sua última viagem de carro. Agradeço ao profissionalismo de uma das minhas melhores alunas e hoje colega, Dra, Juliana Mourão (da Clínica Veterinária Pulo do Gato), que além de agir com extremo zelo, soube entender e aceitar minhas copiosas lágrimas de dor. Chorei, sim, por um amigo que estava indo para uma viagem sem volta.

Vai, Bráulio, se "assossega" no céu dos cachorros. Sei que o bom Deus irá lhe proporcionar aquela sua ração preferida, e também os inúmeros pãezinhos com manteiga que teimosamente eu dava para você todos os dias. Na falta de pardais e pombas para afugentar, corra atrás de anjos, pois eles também têm asas. Vai, mas deixa a sua marca aqui, para que eu tenha a certeza que a veterinária é mais que uma profissão ou estilo de vida, é um hobby, pois fazemos para descansar, fazemos por prazer.

Quanto ao quizz, os tuins machos possuem penas azuis.


Abaixo seguem as notas da 2a Avaliação de Semiologia, em ordem numérica crescente de matrícula (vocês já tiveram acesso no DMV). Na próxima postagem, colocarei as notas gerais (incluindo da turma da 2a chamada).

200520179 63
200710166 66
200710168 -
200710174 -
200710474 -
200720156 73
200720157 56
200720158 57
200720159 37
200720160 56
200720161 56
200720162 44
200720163 74
200720166 53
200720168 73
200720169 54
200720170 66
200720171 66
200720172 69
200720175 62
200720176 78
200720177 41
200720178 -

Programação desta semana (REPAREM NOS HORÁRIOS):

SEMIOLOGIA (GMV116)
08/06 - Teórica, turmas A/B, 07h00 às 09h00, sala 10 (Sistema Genital masculino).
08/06 - Teórica, turma A, 13ho0 às 16h00, Sala 20 (Sistema Genital Feminino)
09/06 - Teórica, turma B, 13ho0 às 16h00, Sala 20 (Sistema Genital Feminino)
OBSERVAÇÃO: Precisamos conversar urgentemente sobre alteração do cronograma da disciplina em função dos jogos do Brasil e do concurso do DPI. Nessa terça, conversaremos melhor. Também está confirmada a 2a chamada da 2a Avaliação Teórica para terça-feira, 17h00, sala 01 do HV.

TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV170)
Curso finalizado.
OBSERVAÇÃO: Entrega de avaliação teórica até 16/06/2010
impreterivelmente.

CINOFILIA (GMV150)
24/05 - Teórica, turma A, 10h00 às 12h00, sala 1 (Grupos 8 e 9)
OBSERVAÇÃO: Entrega de avaliação teórica (1a - Legislação Cinófila; 2a - Análise de Padrão Cinófilo)até 16/06/2010
impreterivelmente.

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM(PET307)
17/06 - Teórica, turma A, 08h00 às 12h00, Centro de Treinamento FAEPE
17/06 - Prática, turma A, 14h00 às 18h00, Hospital Veterinário e Sala 04 DMV/UFLA

TÓPICOS AVANÇADOS EM CLÍNICA VETERINÁRIA E TERAPÊUTICA(PMV527)
10/06 - Não haverá aula
17/06 - Teórica, turma A, 08h00 às 12h00, Sala 01 HV (Apresentações e Discussão)
OBSERVAÇÃO: Entrega dos próximos Seminários (a serem apresentados em 24/06) prorrogada para dia 16/06.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Na pressa...

Olá, moçada.

Somente agora consegui um tempo para colocar nova postagem. Hoje não tenho comentários (deixarei para a semana que vem). Vamos às notas do Diagnóstico por Imagem:

20062178 = 85
20062160 = 83
20062177 = 78
20061161 = 73
20062161 = 70
20062179 = 90
20061168 = 66
20052163 -
20062175 -
20041158 = 60
20062159 = 85
20062174 = 60
20041179 = 70
20062169 = 78
20061173 = 80
20051165 = 62
20062180 = 81
20062171 = 90
20061178 = 50
20062165 = 90
20062167 = 90
20061170 = 63
20062168 = 78
20062166 = 88
20062172 = 100

Parabéns à turma pelo rendimento nesta última avaliação (média de 77%). Mais ainda à aluna 20062172 por ter alcançado 100% neste exame (há muito tempo não acontecia no DPI).

As notas de Semiologia serão divulgadas ainda neste final de semana. Portanto, fiquem ligados, que até domingo anuncio as notas (com as famigeradas frequências, já que tem gente pendurada). Por falar em frequência, peço àqueles que participaram do PIBIC que me enviem por e-mail (caca@ufla.br) a data de sua apresentação com o título do respectivo trabalho. Só abonarei a ausência daqueles que faltaram para apresentarem seus trabalhos (não vale assistir a apresentação do amigo ou dar aquela mãozinha para a amiga nervosa...). Observem que a frequência a ser divulgada com as notas de Semiologia ainda não possuem os abonos em sua totalidade. Qualquer dúvida estarei à disposição.

Devido aos pedidos, vou colocar um vídeo sobre exame abdominal no blog. Filmarei o best seller nesta sexta, de forma que ele deve estar disponível no final de semana.

ATENÇÃO ALUNOS DA DISCIPLINA CINOFILA (VET221): Não haverá a mini-exposição por questões de “logística institucional” (entendam da forma que convier). Assim, segundo nossa programação, na segunda-feira (22/06/2009) teremos a nossa última aula teórica (Grupo 11). Lá explicarei como serão nossas atividades para a última avaliação. As provas deverão ser entregues impreterivelmente até o dia 03/07/2009, às 09h00. Não aceitarei avaliações fora deste período, pois vou viajar para Alfenas para aplicar o Vestibular. Por favor, avisem aos seus colegas sobre essa mudança.

ATENÇÃO ALUNOS DA DISCIPLINA TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (VET222):
A data de entrega da avaliação é 30/06/2009. Os grupos que me requisitaram novos exames serão atendidos no sábado, 20/06/2009, por e-mail. Não aceitarei avaliações fora do prazo nem material enviado por e-mail. Preciso que as provas sejam entregues por escrito e, logicamente, com a assinatura de vocês (na Secretaria do Hospital Veterinário).

Abaixo segue a programação (já vencida) desta semana:

GRADUAÇÃO

VET172 (SEMIOLOGIA)
16/06
, terça, 07h00 às 08h50, sala 1, teórica, turmas A/B (Sistema Genital Masculino. Sistema Urinário).
16/06, terça, 13h00 às 15h00, sala de Semiologia (HV), prática, turma A (Palpação Abdominal).
17/06, quarta, 13h00 às 15h00, sala de Semiologia (HV), prática, turma B (Palpação Abdominal).
OBSERVAÇÃO: Material para consulta já disponibilizado na caixa postal da turma. Vídeo de aula prática será disponibilizado no domingo, 21/06/2009.

VET174 (DIAGNÓSTICO POR IMAGEM)
15/06
, segunda, 07h00 às 08h50, sala de US, prática, turma B (Sistema Urinário).
15/06, segunda, 15h00 às 16h50, sala 11, teórica, turmas A/B (Sistema Genital).
16/06, terça, 09h00 às 10h50, sala de US, prática, turma A (Sistema Urinário)
OBSERVAÇÃO: É necessário o uso de avental. Notas da 2ª avaliação liberadas.

VET180 (CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS)
Aula ministrada em 07/05/2009 (Dermatologia de Pequenos Animais)
OBSERVAÇÃO: Líder de turma precisa pegar comigo o CD com material didático.

VET221 (CINOFILIA)
22/06
, segunda, 09h00 às 10h50, sala 01, teórica, turma A (Grupo 11).
OBSERVAÇÃO: Entrega de 1ª avaliação teórica até 26/06/2009 (na Secretaria do HV). Notícias sobre a 2ª avaliação teórica serão dadas no dia 22/06/2009 (não haverá a mini-exposição - ver no início da postagem).

VET222 (TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PA)
Disciplina finalizada.
OBSERVAÇÃO: Entrega de avaliações até 30/06/2009 (na Secretaria do HV). Os grupos que pediram exames auxiliares serão atendidos no sábado, 20/06/2009, por e-mail. Ver mais observações no início da postagem.

PÓS-GRADUAÇÃO

DMV322 (SEMINÁRIOS EM IMAGINOLOGIA)
15 a 19/06
, segunda a sexta, 09h00 às 10h50, sala 4, teórica, turma A (Sem programação definida. Seguir rotina de atendimento).

Disciplinas oferecidas no 1º semestre (finalizadas)

PET307
(Diagnóstico por Imagem) - E2 (administrada em 06/06/2009)

Disciplinas com prática in situ no 1º semestre (sem cronograma definido)

DMV304
(Prática Radiográfica em Pequenos Animais I) - R1
DMV320
(Prática Hospitalar em Imaginologia I) - R2
DMV324 (Técnicas de Diagnóstico por Imagem em Pequenos Animais I) - R1
PET305
(Dermatologia de Pequenos Animais) - E1

Disciplinas a serem oferecidas no 2º semestre (cronograma definido)

06/08
, 08h00 às 12h00, Centro de Treinamento FAEPE, teórica, turma A (ACG312 - Suporte Nutricional para Animais Hospitalizados) - E1
06/08, 14h00 às 18h00, Centro de Treinamento FAEPE, teórica, turma A (ACG311 - Manejo Alimentar em Condições Patológicas Específicas) - E2

Disciplinas a serem oferecidas no 2º semestre (cronograma a definir)

DMV305 (Prática Radiográfica em Pequenos Animais II) - R1
DMV321
(Prática Hospitalar em Imaginologia II) - R2
DMV323
(Seminários em Imaginologia II) - R1
DMV325
(Técnicas de Diagnóstico por Imagem em Pequenos Animais II) - R1