terça-feira, 8 de março de 2011

Nosso (des) ensino universitário

Momentos difíceis para o ensino. Assim eu vejo o nosso dia-a-dia na universidade. Parece que estamos esgotando possibilidades de aprendizado e ensino e adotando um modelo ultrapassado. Tenho um certo receio de falar sobre isso, pois não tenho formação pedagógica, mas é apenas uma inquietação de um educador que deseja que seus alunos realmente aprendam, apreendam e vivenciem seus (parcos) ensinamentos.

Tenho visto professores desmotivados, alunos indecisos e inoperantes, aulas enfadonhas e sem aplicação direta na futura vida profissional, desmoronamento da instituição de ensino (devido, principalmente, a politização desgovernada que insiste em entranhar nestes locais como um câncer em um tecido sem proteção) e outras situações que só denigrem o nosso ensino universitário.

Não posso falar do ensino de base, pois não trabalho com ele. Mas imagino que a situação também seja assim. Onde chegaremos? Será que o futuro profissional que ajudamos a formar realmente está preparado? Será que eu estou preparado para ajudar estas pessoas?

Por isso devemos repensar, o mais urgentemente possível, sobre futuras diretrizes. Chega de modelos teóricos futurísticos (e altamente falíveis) propostos por pessoas que nunca deram 20-30 horas de aula por semana; Chega da cobrança de avaliações mal formuladas e pouco produtivas, fazendo com que o aluno alcance o clímax do estresse moderno. Precisamos, todos, repensar e mudar. Toda mudança tem lados bons e ruins, mas precisamos caminhar.

Pois é, desabafo de quem está inquieto e não sabe o que fazer a não ser gritar. Um dia aprendo!

Bom, mudando de gato para sapato (ou o contrário), o felino mais idoso do mundo (na verdade, uma gata), é Lucy, um ser que vive em South Wales, no País de Gales. Ela possui 39 anos de idade (equivalentes a 172 anos humanos, segundo "especialistas"). Mesmo assim, este recorde não é reconhecido pelo Guinness Book, e sim o estebelecido por Puff, um felino de 38 anos que viveu no Texas. Na imagem abaixo, Lucy.


A programação da próxima semana é a seguinte:

SEMIOLOGIA (GMV116)
05/04, terça, 07h00 às 08h45, sala 10, turmas A/B = 1a. Avaliação Teórica (valor 20%).
05/04, terça, 13h30 às 15h45, sala 20, turma A = Sistema tegumentar (T).
06/04, terça, 13h30 às 15h45, sala 20, turma B = Sistema tegumentar (T).

TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV170)
07/04, quarta, 10h00 às 11h45, sala 22, turma A = Otites. Doenças da hipersensibilidade (T).

CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV126)
O texto para a 1a. Avaliação Teórica já foi enviado para a caixa eletrônica da turma.