terça-feira, 18 de setembro de 2012

Fim da greve; início da paralisação moral



Parabéns ao Governo Federal. Conseguiu desmobilizar uma greve pela (im)paciência. Mas como diz o velho ditado, “é fácil bater em cachorro morto”. Agora vai a minha crítica à própria classe a que pertenço. Não sabemos nos mobilizar; não sabemos atuar em grupos; não sabemos ao menos o que queremos. Daí fica fácil. No livro de Sun Tzu (“A Arte da Guerra”), extensivamente lido pelos executivos Pit Bulls (!), há uma passagem que nos leva a refletir sobre o que acabei de comentar:

“Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas.”

Fica claro que o inimigo ao qual faço apologia não é o Governo Federal em si, mas a mediocridade que impera neste país e o descaso de TODOS (em maiúscula para abranger até mesmo o meu galo Vygostky, culpado por não cantar, em verso-e-prosa, os horrores a que a educação vem sendo submetida). Sem contar os educadores, que de tão preocupados em fortalecer seu ego, nem ao menos conseguem definir quem é o inimigo ou o que querem. Por isso essa balbúrdia.

Um dia aprendermos a fazer uma reforma no ensino ao estilo da Inglaterra (comentarei sobre isso na próxima postagem); um dia, quiçá, aprenderemos que a função de educador não é apenas uma ocupação, mas uma preocupação com o próximo e com o desenvolvimento da nação e de seus cidadãos; um dia aprenderemos que não adianta chorar se não sabemos o porquê dos choramingos; um dia...

Bom, a greve terminou oficialmente neste domingo (comunicado ANDES-SN) e retomaremos, na UFLA, as atividades nesta quinta, 20/09. Peço a todos que possamos ter paciência e consideração pelo próximo, pois estamos enfrentando uma tempestade que sequer se anunciou no horizonte. A tormenta ainda está por vir. Prejuízos à parte, precisamos trabalhar juntos.

O novo calendário dos dois semestres de 2012 ainda será votado pela Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFLA na próxima semana. Enquanto isso, seguimos a rotina.

E para não perder o costume (já estava com comichão para escrever isso), lá vai a programação da semana:

20/09/2012, Quinta, 08h00 às 09h45, Sala de Semiologia, turma C = Palpação abdominal de Cães (P).
20/09/2012, Quinta, 14h00 às 15h45, Sala de Semiologia, turma B = Palpação abdominal de Cães (P).

Na próxima postagem, acredito eu, coloco as notas pendentes de avaliações e trabalhos.