segunda-feira, 29 de março de 2010

Essa tal de língua portuguesa

É incrível como a língua portuguesa é flexível. Sempre brinquei com vocês sobre a forma de se expressar perante um cliente (lembram??? São cinco formas diferentes de se falar a mesma frase). Mas uma coisa é flexibilizar, a outra é inventar e cair no odiável modismo científico...

Esta semana estava corrigindo uma Monografia de uma figura e fiquei estupefato (palavra arcaica, mas que realmente expressou o meu sentimento no momento). Inicialmente, acredito ser ela uma das criadoras das redes de relacionamento pessoal. É impressionante a quantidade de abreviaturas e erros de digitação. Como se não bastassem essas aberrações, imperdoáveis em um trabalho científico, ainda a descrição em primeira pessoa e a mania de exercitar a teoria do "achismo" (eu acho isso, eu acho aquilo...). Tive que parar nas primeiras páginas para tomar um banho de léxica, concordância e estruturação gramatical. Culpa dela??? Em parte. É, sim, culpa deste sistema ordinário que temos em matéria de ensino; é culpa da cultura informatizada, em que um internauta, ao ler (ou tentar ler) um livro, fica procurando a função "page up" para passar a página; é culpa dos pais, por não mais darem livros às suas crianças; e por aí vai...

Mesmo na sua aparente obscuridade neste blog, querida neófita, sua Monografia realmente está sofrível. É preciso melhorar. Não se sinta tão culpada. Sócrates confabulava em seu tempo que "o homem é o produto do meio". Será???

Mas para não xingarmos em demasia a nossa língua pátria, observem a confusão, por exemplo, na língua inglesa, em uma frase difícil de se falar (e até de escrever):

"Three Swedish switched witches watch three Swiss Swatch watch switches. Which Swedish switched witch watch which Swiss Swatch watch witch?"

(Três bruxas suecas e transsexuais olham para os botões de três relógios Swatch suíços. Qual bruxa sueca transsexual olha para qual botão de qual relógio Swatch suíço?)

Quanto ao quizz da semana passada, um exemplar de Fila Brasileiro macho deve ter, no mínimo, 50 quilos (para uma altura de cernelha entre 65 e 75cm). As fêmeas podem pesar, no mínimo, 40kg e medir entre 60 e 70cm.

Programação da semana:

SEMIOLOGIA (GMV116)
29/03 - Teórica, turmas A/B, 07h00 às 09h00, sala 10 (Sistema tegumentar)
29/03 - Teórica, turma A, 13h00 às 15h00, sala 20 (Sistema tegumentar)
30/03 - Teórica, turma B, 13h00 às 15h00, sala 20 (Sistema tegumentar)

TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV170)
28/03 - Teórica, turma A, 10h00 às 12h00, sala 22 (Otites)

CINOFILIA (GMV150)
03/05 - Teórica, turma A, 10h00 às 12h00, sala 1 (Introdução à disciplina. Exposições cinófilas)

Um comentário:

  1. Briga comigo depois,mas eu nao consegui evitar!
    "Mântis" nao tem acento? XD
    Eita,essa tal laboriosa lingua portuguesa!

    ResponderExcluir