Blog que contém informações semanais sobre as disciplinas de graduação e pós-graduação ministradas pelo Prof. Carlos Artur na UFLA (Lavras/MG), além de sugestões de leitura e curiosidades científicas.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Panis et circensis
É com orgulho que recebemos, este ano, a conclamação de melhor universidade federal do país pelo Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (IGC-MEC). Dentre as 2.176 universidades analisadas do país, a UFLA situou-se em 2º lugar geral (superada, em pontos, apenas pela UNICAMP).
É muito importante enaltecermos nossos feitos, especialmente quando se trata do ensino, este elemento tão maltratado e desconsiderado da cultura nacional. Para quê educar um povo? Para despertá-lo da embriaguez da ignorância e fazê-lo entender que seus dirigentes são muito mais corruptos que pensavam? Para fazer uma sociedade mais justa (ou melhor, menos injusta), dando acesso à minorias que possuem potencial para contribuir significativamente no processo de crescimento como um todo? Não, isso seria (e é) um verdadeiro pesadelo para quem está no poder (ou se acha no poder). Sábios como César, o imperador romano, eles apenas abanam suas mãos, encolhem seus ombros e dizem (no melhor estilo latino): "panis et circensis" (literalmente pão e circo, mas podendo ser traduzido livremente no Brasil como feijão e futebol, cachaça e carnaval, bolsa-família e "natal comercial" e por aí vai).
Nas "Romas" daquele período, a política do pão e circo promovia espetáculos como um meio de manter os plebeus afastados da política e das questões sociais. Para quê conhecimento? Alimente e divirta a plebe e você terá uma população feliz.
Pobre de nós que ainda não sabemos que o melhor alimento e a melhor diversão é o saber, o verdadeiro saber, não esta coisa camuflada, elitizada e disseminada pelos "centros de excelência" como sementes inférteis em um vasto campo árido. Precisamos aprender mais e melhor para, quem sabe, um dia, chegarmos à unha encravada e micótica da sabedoria, pois ao coração nos falta muito.
Por isso reitero os meus votos de felicitações aos dirigentes, docentes, técnico-administrativos, discentes e pessoal terceirizado da UFLA por mais esta vitória. Que continuemos a buscar, persistentemente, a excelência, mas sem nos cobrir com o véu da insensatez e a burca da arrogância, aparatos que só nos impedirão de moldar seres humanos mais benevolentes e cientes de sua posição no mundo.
A resposta do quizz é curta e grossa (sem trocadilhos): o grilo possui uma relação testículos:área corporal de 14%, o que permite vários cruzamentos férteis consecutivos com diversas grilinhas solitárias.
ATENÇÃO TURMA D DE SEMIOLOGIA: EM VIRTUDE DE UMA REUNIÃO URGENTE DE UMA COMISSÃO INTERDISCIPLINAR, O NOSSO COLEGA CLÁUDIO NÃO PODERÁ ADMINISTRAR A AULA DE CONTENÇÃO DE GRANDES ANIMAIS. A TURMA DEVERÁ ENTRAR EM CONTATO COM ELE PARA REMARCAREM A REPOSIÇÃO. A TURMA B TERÁ AULA NORMALMENTE (DE 08h00 AS 09h45).
QUESTÃO SOBRE CRUZAMENTO DE CADELAS
ESTRATÉGIA DE CRUZAMENTO PARA UM CANIL DE CUNHO COMERCIAL
SITUAÇÃO
Canil situado no estado de Minas Gerais
Raça: Rotweiller
Plantel: 14 animais
5 fêmeas adultas em idade reprodutiva
2 machos adultos em idade reprodutiva
4 filhotes de reposição (1 macho e 3 fêmeas)
3 fêmeas adultas (fora de reprodução)
PROPOSTA SIMPLIFICADA
Buscam-se filhotes disponíveis para entrega imediata no dia 12/10/2011.
DADOS A SEREM CONSIDERADOS
Tempo de desmame (TD) = 30 dias
Data de início de venda = 09 a 10/10/2010
Período gestacional (TG) = 58 a 63 dias
Média de filhotes/fêmea = 9
RESPOSTA NA PRÓXIMA POSTAGEM DO BLOG
Marcadores:
17a semana de aula,
Cruzamento de cadela,
IGC UFLA 2011,
Panis et circensis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário