segunda-feira, 20 de maio de 2013

Começar de novo


Início de semestre, tempos corridos. As nuvens no horizonte estão cinzentas. A suspeita de tormenta está viva. Infelizmente, este é o panorama do ensino brasileiro. Mais uma vez, a classe docente do ensino superior sinaliza com paralisação. Mais uma vez o governo dá mostras de descaso e falta de comprometimento com o ensino neste país.

Há quase dois anos faço estágios em uma escola estadual aqui de Lavras, considerada pelos seus pares como a pior instituição de ensino do município em termos de aprendizagem e segurança. Neste tempo, pude perceber o que o governo tem feito, de fato, por estas crianças. O colégio se tornou um depósito de deslocados, com professores mal preparados e desmotivados, crianças agressivas e rebeldes, ambientes insalubres e pouco reforçadores, e uma coleção de etecéteras que daria pare encher uma folha. Qual destas crianças possui estímulo suficiente para passar seu dia na escola?

Logicamente, e como diziam os arautos do Brasil-colônia, “é de pequeno que se torce o pepino”. Nosso ensino é uma calamidade. Nossas políticas educacionais metamorfoseadas em propagandas sensacionalistas, muito similares aos regimes ditatoriais e neofacistas. Nossas crianças são induzidas a se transformarem em delinquentes-mirins. Nossos universitários são verdadeiras máquinas de decorar, pois recebem informações também sucateadas de um ensino paleolítico e retórico, administrado por professores insatisfeitos e sob constante assédio profissional.


Mas nos iludamos e cantemos, como fazíamos nas nossas escolas durante a Semana da Pátria, o bordão da ditadura nos idos de 1970, “este é um país que vai prá frente”...

Precisamos mudar por iniciativa própria, antes que o sistema nos force a mudar compulsoriamente. Cabe a cada um se engajar nesta guerra. As batalhas são muitas e o front de combate está sempre mudando. Restam poucos soldados fieis e comandantes competentes. E no estilo mais cesariano possível, “Alea jacta est” (a sorte - na verdade, os dados - está lançada).

Quanto aos novos alunos da Semiologia, bem-vindos ao curso. Que meditem sobre a real importância do aprender em vez de apreender; do descobrir em vez de achar pronto; do saber em vez de decorar. Para os que querem (e podem), a refeição está servida. Bom apetite.

A programação das duas primeiras semanas de aula é a seguinte:

SEMIOLOGIA (GRADUAÇÃO)
14/05/2013, Terça, 08h00 às 09h40, aulas teóricas 01 e 02 (turmas A, B e C), sala DMV 09 - Introdução à disciplina. Marcha do exame clinico (T).
14/05/2013, Terça, 14h00 às 16h30, aulas práticas 03 a 05 (turma B), sala DMV 21 - Marcha do exame clínico (T).
15/05/2013, Quarta, 08h00 às 10h30, aulas práticas 03 a 05 (turma C), sala DMV 21 - Marcha do exame clínico (T).
16/05/2013, Quinta, 08h00 às 10h30, aulas práticas 03 a 05 (turma A), sala DMV 21 - Marcha do exame clínico (T).
21/05/2013, Terça, 08h00 às 09h40, aulas teóricas 06 e 07 (turmas A, B e C), sala DMV 09 = Marcha do exame clínico (T).

21/05/2013, Terça, 14h00 às 16h30, aulas práticas 08 a 10 (turma B), sala DMV 21 - Marcha do exame clínico (T).
22/05/2013, Quarta, 08h00 às 10h30, aulas práticas 08 a 10 (turma C), sala DMV 21 - Marcha do exame clínico (T).
23/05/2013, Quinta, 08h00 às 10h30, aulas práticas 08 a 10 (turma A), sala DMV 21 - Marcha do exame clínico (T).

OBSERVAÇÃO: Na aula teórica de terça, 21/05/2013, será discutida a dinâmica dos passeios com os cães, que serão iniciados em 27/05/2013.


DERMATOLOGIA VETERINÁRIA (RESIDÊNCIA)
21/05/2013, Terça, 10h00 às 11h40, aulas teóricas 17 e 18, ambulatório de Dermatologia = Citologia auditiva.

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