segunda-feira, 17 de junho de 2013

De volta ao passado (II)

Dando continuidade aos relatos, entrei em 1994, porém só havia duas turmas na fase inicial do curso. Meu concurso foi para a disciplina de Semiologia, que apenas seria ofertada no 5º período. Neste meio tempo, muitas coisas interessantes aconteceram, pois comecei a dar aulas de piscicultura no DZO. Trabalhei durante alguns anos como consultor na área de ictiopatologia (principalmente ornamental), na época em que os "pesque-e-pague" estavam começando a  surgir. Foram bons anos com a turma do lado de lá da rua. Aprendi muito e sou muito grato ao prof. Girão pela oportunidade.

Meu primeiro gabinete foi no prédio que hoje é conhecido como Setor de Morfologia. Só existiam dois prédios (este e o debaixo, atualmente Farmacologia e Fisiologia). Foi lá que tive meu primeiro gabinete no DMV. Uma sala comprida e confortável, mas onde fiquei pouco tempo em função de remanejamentos.

Depois fui para um gabinete na Farmacologia. Uma sala apertada, porém suficiente para exercer os trabalhos de forma satisfatória. Naquele tempo, e como não dava aulas para a Veterinária ainda, comecei a fazer alguns atendimentos esporádicos de cães e gatos (no meu gabinete mesmo, apesar do tamanho!). Me lembro do primeiro cão atendido: um SRD de porte médio que estava "engasgado". ele pertencia a um funcionário do estábulo. Quando o examinei, havia um osso preso em sua glote (visível pela cavidade bucal). Naquela época o único instrumento que tínhamos era a boa vontade. Assim munido de paciência e um pouco de xilazina (os anestesiologistas que me desculpem, mas era o que de melhor tínhamos à mão), consegui retirar o miserento do osso por meio de manobras com uma pinça anatômica (!!!).

E por aí as coisas foram ganhando corpo. O atendimento clínico, apesar de não oficial, era realizado esporadicamente, ainda mais que não tinha tempo para tal atividade, já que estava terminando meu Mestrado na UFMG e precisava ir e vir o tempo todo. Mesmo assim, passei do meu gabinete para a sala de necropsia (!!!). Dois dias da semana eu atendia casos clínicos e os restantes eram usados para aulas práticas da Patologia, caso houvesse cadáver. Foi um começo tumultuado, mas que embasou o que nós temos hoje.

Continuando o processo de retirante, fui transferido para outro gabinete, agora na Patologia. Esta sala era maior e mais confortável. Fiquei lá até 1998, quando mudei, novamente (ufa!) para o novíssimo prédio da Preventiva (onde, atualmente, funciona o Serviço Administrativo do DMV). Por definitivo (espero), acabei no meu atual gabinete no prédio do Setor de Clínica de Pequenos Animais). Mas a história destas mudanças ficam para depois.


Atendimento clínico de pequenos animais na Sala de Necropsia. A ninhada acima foi levada para vacinação (1995).


Prédio da Farmacologia e Fisiologia recém-acabado. O prédio da preventiva estava sendo demarcado. Não ha, ainda, os demais prédios para baixo (1995).


Minha quarta sala no DMV. Lá fora, uma baita tempestade se aproxima (1996)

Vamos à Programação desta semana.

SEMIOLOGIA (GRADUAÇÃO)
18/06/2013, Terça, 08h00 às 09h40, aulas teóricas 26 e 27 (turmas A, B e C), sala DMV 09 = Mucosas Aparentes. Linfonodos Superficiais (T).
18/06/2013, Terça, 14h00 às 16h30, aulas práticas 28 a 30 (turma B), sala DMV 20 - Sistema tegumentar (T).
19/06/2013, Quarta, 08h00 às 10h30, aulas práticas 28 a 30 (turma C), sala DMV 20 - Sistema tegumentar (T).
20/06/2013, Quinta, 08h00 às 10h30, aulas práticas 28 a 30 (turma A), sala DMV 20 - Sistema tegumentar (T).

DERMATOLOGIA VETERINÁRIA (RESIDÊNCIA)
18/06/2013, Terça, 10h00 às 11h40, aulas teóricas 26 e 27, ambulatório de Dermatologia = Atendimento Clínico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário