sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pouca humildade ou excesso de arrogância?

Bom, gentes.

Vamos fechar este semestre anômalo (que está virando uma rotina). Para o pessoal que fez a tal Prova Substitutiva de Semiologia, acabei de lançar as notas no SIG. Reparem que para as pessoas que não tiveram suas notas alteradas é porque tiraram abaixo da nota curricular. Já as pessoas que tiveram notas alteradas, verificaram que as notas individuais de trabalhos foram mudadas (justamente para adequar à nota final (que é a que importa).


RELAÇÃO DE ALUNOS E RESPECTIVAS NOTAS (ANTERIOR E FINAL)


Bom, para quem vai sair de férias, recomendo que exercitem o cérebro e leiam a excelente obra de Marcos Meier (com "i"), intitulada MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, em que o autor, psicólogo e educador, coloca suas ideias a partir da Teoria da Modificabilidade Estrutural de Reuven Feuerstein (para quem não sabe, um dos mais conceituados educadores israelenses e mundiais). Nesta obra, derivada de sua Dissertação de Mestrado e que já li para disciplina de Psicopedagogia, o autor expõe os doze pontos ou critérios de mediação no processo de ensino-aprendizagem. Tenho um exemplar em minha sala para quem quiser emprestado. Mas atenção: quem está interessado em usar como exemplo estas teorias para críticas ao ensino médio ou superior, deve buscar mais informações (até o Dr. Google serve para isso), pois ele possui sua utilidade funcional voltada para a educação de crianças!!! Se alguém quiser avaliar a qualidade do processo ensino aprendizagem no ensino superior, aconselho que procure obras da teoria crítica e ferramentas pedagógicas de base. Recomendo iniciar pelas obras abaixo:

Link 1 = http://www.ibes2k9.com/docencia0312/Coletivo/2008_002_A_DOCENCIA_NO_ENSINO_SUPERIOR_UMA_REFLEXAO.pdf

Link 2 = http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=19&p=101

Link 3 = http://jvcosta.net/artigos/pedagogia.html

Boa leitura para os mais corajosos.

No mais, boas férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário