segunda-feira, 7 de abril de 2014

Mais enfermagem veterinária

Em uma postagem mais antiga, abordei o assunto da atuação do enfermeiro veterinário. A repercussão foi considerável, pois tudo o que é novo, é polêmico. A enfermagem veterinária é uma profissão já reconhecida no exterior, contando com inúmeras associações de classe. Entretanto, no Brasil, face à própria desorganização do reconhecimento de profissões e a inexperiência, em geral, no estabelecimento de Conselhos e Sindicatos de Classe, a profissão corre o risco de entrar em choque com a Medicina Veterinária. Esse é o grande receio dos médicos veterinários, receio este, acredito, com bases factíveis.

As funções de um enfermeiro veterinário, de uma forma geral e de acordo com diversos estatutos de associações americanas e europeias, é a seguinte:

* Preparar e executar esquemas de cuidados de enfermagem.
* Conter os animais e mantê-los calmos durante o tratamento.
* Administrar injeções e medicamentos (conforme instruções do veterinário).
* Receber amostras biológicas (sangue, urina, etc.) e realizar um trabalho auxiliar de laboratório.
* Higienizar e esterilizar instrumental cirúrgico.
* Preparar os animais para intervenções cirúrgicas.
* Auxiliar médicos veterinários durante os procedimentos profissionais (clínico ou cirúrgicos).
* Realizar procedimentos veterinários mais simples, como a remoção de suturas.
* Conversar com clientes sobre os cuidados e progresso dos seus animais.
* Cuidar de animais domiciliados (alimentação, limpeza seu alojamento, higiene e exercício).
* Fazer o acompanhamento de animais que passaram por cirurgias (remoção de suturas, avaliação pós-operatória, controle de peso, etc.).
* Oferecer aos proprietários conselhos sobre como cuidar de seus animais.
* Participar ativamente da administração e recepção de centros médicos.

Na próxima postagem discorrerei mais sobre esta profissão no exterior e quais os problemas que poderão ocorrer no Brasil (e sugestão de minimizá-los).

Para o pessoal da Semio, aí vai a programação da semana:

08/04/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema: "Marcha do exame clínico" (aulas 11 e 12).
08/04/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 14h00 às 16h30, sala DMV-04, Tema "Fichas Clínicas. Contenção de Pequenos Animais" (aulas 13 a 15).
09/04/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, sala DMV-04, Tema "Fichas Clínicas. Contenção de Pequenos Animais" (aulas 13 a 15).
10/04/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, sala DMV-04, Tema "Fichas Clínicas. Contenção de Pequenos Animais" (aulas 13 a 15).

Para as aulas práticas, é obrigatório o uso de avental. Não será permitido o uso de bonés, bermudas, saias e calçados abertos. Para acesso á sala, não entrar pela recepção do Hospital Veterinário, mas sim pelos fundos do mesmo.

Boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário