segunda-feira, 12 de maio de 2014

Ser ou não ser


Nesta semana que passou tive o contato com um adolescente que toda mãe iria se orgulhar: estudioso, educado, inteligente, agradável... Ou seja, algo doentio e extraterrestre nos moldes humanos atuais. Segundo o seu relato (não é paciente meu, apenas um conhecido, filho de "chegados"), ele estuda 12 a 14 horas por dia (incluindo sábados), além de fazer curso de língua estrangeira nas "horas vagas". Ele tem 18 anos e pretende fazer o ENEM este ano, escolhendo o melhor curso da área pretendida.

Pensei com meus botões: a que nos reduzimos. Nos meus dezoito anos, ainda jogava bola na rua (de "capotão"), roubava mangas e jabuticabas do quintal dos vizinhos e paquerava algumas meninas que povoavam o meu dia-a-dia. Enfim, eu vivia.


Não adianta falar que os tempos mudam (eles mudam mesmo). A cobrança em cima desta geração (a conhecida geração Y) é enorme e covarde. O pior de tudo é a própria cobrança que eles mesmos, indivíduos nessa faixa etária (nasceram nos anos 1980/1990), fazem de si. O discurso daquele menino, ainda com declinação de voz e esparsos pelos faciais, me chamou à realidade.

O maior perigo destes "quase-adultos-mentais" é não conseguir o que almejam, aumentando, ainda mais, a sua frustração com suas (supostas) incapacidades. Em vez de "meninos e meninas-Y", eles deveriam ser chamados de "geração F", de geração Frustrada, Fabricada, Faccionalista, Facetada (e mais uma infinidade de adjetivos com F). Se não tomarem às rédeas desta situação, serão meros expectadores do sucesso dos outros, puros depositários de Fracassos (mais um F).

Enfim, serão esses os meus alunos do futuro, que não suportarão uma nota baixa, uma reprimenda, uma sugestão. Para eles, a perfeição é o objetivo. Qualquer coisa diferente disso é Fraqueza (mais um F).

Fechando o papo, tai a programação da semana:

13/05/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema "Sistema Tegumentar" (aulas 35 e 36).
13/05/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 14h00 às 16h30, sala DMV-23, Tema "Exames Auxiliares em Dermatologia Veterinária" (aulas 37 a 39).
14/05/2014, Quarta, Aula PráticaTurma C, 08h00 às 10h30, sala DMV-23, Tema "Exames Auxiliares em Dermatologia Veterinária" (aulas 37 a 39).
15/05/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, sala DMV-23, Tema "Exames Auxiliares em Dermatologia Veterinária" (aulas 37 a 39).

2 comentários:

  1. Professor, você esqueceu de mencionar o R de "geração Rivotril" infelizmente. Acredito que esta cobrança ( injusta e covarde ) em cima dessas gerações "bitoladas" seja o reflexo do fracasso de movimentos sócios econômicos da geração anterior ( movimento de 68 por exemplo). Fica então a esperança do menino bitolado se tornar um pai mais esclarecido e "maneiro", quem sabe né?!! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Rafaela, suas observações são pertinentes a essa geração. Infelizmente somos nós mesmos que a criamos e, como criadores, temos a obrigação de educar a cria. Será que conseguiremos (ou temos preparo para isto?). Obrigado pelo comentário e um abraço.

    ResponderExcluir