domingo, 13 de julho de 2014

Paradoxos e paradigmas

É, a Copa acabou e precisamos refletir sobre os acontecimentos. No país do futebol (!), muitos aproveitaram para elaborar paradoxos do arco da velha... Futebol é futebol é pronto. De que adianta traçar paralelos com qualquer outra situação que nada tem a ver com o mundo esportivo?

Mas uma situação me chamou a atenção, justamente porque a pessoa que levantou a questão muito pouco tem para falar sobre o assunto. A figura central é Ronaldo,  "O Fenômeno". Em uma postagem do Instagram, ele coloca: "Prêmios Nobel: Alemanha 102 x Brasil 0. E você ainda acha 7 x 1 significativo?".

Para quem tem pouca formação educacional e cultural, a afirmação é, no mínimo, paradoxal. Mas a grande verdade é que "O Fenômeno" revelou o descaso das autoridades brasileiras com nossa produção científica e intelectual. A Argentina, tradicional rival no futebol, possui cinco prêmios Nobel. Tivemos apenas duas indicações: Carlos Chagas e Dom Hélder Câmara, mas que não levaram... Mas sabemos que a subserviência às potências culturais ainda impera no meio acadêmico e cultural, impedindo que, nós mesmos, consigamos enxergar essa condição.

Nesta Copa foi possível observar porque a Alemanha conseguiu levar aquela horrível estatueta de Campeão Mundial: organização, método, persistência e iniciativa, tudo o que nos falta, já que preferimos utilizar a "pasión latina" como paradigma.

Me lembro quando morei na Alemanha e me assustei com o pragmatismo daquele povo. Brasileiro que sou, custei a aprender que nada vem sem esforço, sem programação. Daí a vitória e o sucesso, tão comum nos dicionários alemães. Já dizia um conhecido meu que "se esforço sozinho fosse válido, jumento seria presidente do Brasil" (ou não?).

Por isso, neófitos, vale o esforço, mas mesclado com todas as propriedades citadas anteriormente. Cada vez menos usamos nossos cérebros em nossas decisões, postergando, procrastinando e "empurrando com a barriga" nossas trajetórias pessoais e profissionais. Pensem sobre isso (e sofram)...

Aí vai a programação da semana:

15/07/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema: Sistema Genital Feminino. Sistema Genital Masculino (aulas 73 e 74).
15/07/2014, Terça, Aula Teórica, Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-20, Tema: Sistema Genital Masculino (aulas 78 a 80).
16/07/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-20, Tema: Sistema Genital Masculino (aulas 78 a 80).
17/07/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-20, Tema: Sistema Genital Masculino (aulas 78 a 80).

ATENÇÃO: Em virtude das modificações realizadas nos dias letivos com recesso escolar, um novo Cronograma da disciplina foi montado e está disponível na caixa eletrônica da turma. Favor conferir com cuidado as novas atividades e datas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário