segunda-feira, 8 de setembro de 2014

IDEB - Índice do Desenvolvimento do Estado de Burrice

Uma lástima. No mínimo, vergonhoso. É o meu sentimento com relação à divulgação do mais novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referente ao ano de 2013.


Minas Gerais alcançou IDEB para o ensino médio geral (instituições estaduais e privadas) de 3,8 (7a. colocada no ranking nacional - junto com Espírito Santo e Paraná). O estado de melhor IDEB (melhor???) foi São Paulo (4,1). Dividindo redes públicas e privadas, Minas alcançou, respectivamente, 3,6 (4a. colocada) e 5,8 (2a. colocada). E olha que 14% dos municípios brasileiros foram "reprovados" nesta avaliação, pois não melhoraram (ou pioraram em muito) seus índices.

Pelas projeções esperadas para 2021, parece que estamos perto da meta, afinal nos separam daquela data pelo menos mais sete anos. Pela lógica matemática, parece que chegaremos antes. Mas pela realidade política, tenho dúvidas.


Nesta parafernália de números, nota-se o descaso com a educação. Governos vão e vem, mas a qualidade do ensino despenca. É inacreditável que, mesmo a olhos vistos, ninguém faça nada. O Governo, para minimizar as coisas e entrar em um processo camaleônico, resolve criar bolsas e cotas para entupir universidades de pessoas despreparadas educacionalmente, fazendo o pior jogo social que se pode fazer no poder: embutir nestes grupos que eles são marginalizados e, por isso, têm direito a tudo. Porque o Governo não lhes paga, então, uma pensão vitalícia milionária em vez de desestabilizar o já frágil quadro educacional e pedagógico que temos?.

Cada vez mais tenho ouvido de colegas (e até em minha própria experiência na universidade) sobre a presença de cidadãos universitários sem o mínimo preparo para frequentarem o chamado ensino superior. São os chamados "analfabetos funcionais" (32% da população universitária), que não sabem escrever o léxico português (e quando o fazem, se expressam por hieroglifos e pictogramas), leem mal (exceto as futilidades e fofocas de seus próprios celulares e redes sociais), não conseguem interpretar o que leram, não sabem fazer contas básicas (como transformar um medicamento a 1% em mg/mL?) e muito menos entendem o que estão fazendo ali...


Pois é, Brasil. E durma-se com um barulho deste,.. O problema é de vocês, geração mais jovem. Continuem postando seus comentários e fotos no Facebook, Instagram e WhatsApp, enquanto políticos semi-analfabetos (ou até mesmo Doutores com Tese e toda a pompa) desfilam seu rosário de besteirol no cenário educacional, ajudando a "embestar" nossa população a cada quatro anos. E viva a ignorância!

Programação da semana...

09/09/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema: Marcha do Exame Clínico. Mucosas Superficiais (aulas 16 e 17).
09/09/2014, Terça, Aula Teórica, Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-22, Tema: Linfonodos de Cadeia Superficial (aulas 18 a 20).
10/09/2014, Quarta, Aula Teórica, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-22, Tema: Linfonodos de Cadeia Superficial (aulas 18 a 20).
11/09/2014, Quinta, Aula Teórica, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-22, Tema: Linfonodos de Cadeia Superficial (aulas 18 a 20).

ATENÇÃO: A listagem de passeio com os cães da Semiologia está correta. Assim, sigam o que está colocado na relação. Qualquer dúvida, basta se reportarem à mim.

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