Desde a época de colônia, o desinteresse pela educação das massas não só é pouco praticado como também é desinteressante. Maquiavel, em um de seus arroubos paranoicos (será?), disse: "como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão!". Parece uma profecia para o Brasil. Preferimos reclamar (bater panelas e xingar nas redes sociais, seja lá quem for). O ensino neste país está uma vergonha. Propagandas políticas sugerem o contrário!!! Basta ver o povo nas ruas, nossas crianças nas escolas (as que tem esta regalia) e o nível intelectual e estudantil dos nossos alunos. Lá fora, nosso país não é bem visto pela comunidade educacional justamente pelos índices reais (e não os fantasiosos gerados pelos governos) do grau de conhecimento e aprendizagem dos nossos neófitos. Como dissemos em veterinária, o déficit "vai de mamando a caducando", ou seja, começa no ensino fundamental e se estende (perigosa e amplamente) para o ensino superior.
O pior é que ainda temos "professores" (não educadores) que ainda defendem, dentro do âmbito universitário, este imbróglio de mentiras e confusões que é o grande e onipotente programa intitulado "Pátria Educadora". Para estes, posso sugerir uma coisa: observem, com os olhos da razão, o que está acontecendo com seus alunos. Será que sabem escrever o português correto? Será que conseguem fazer um cálculo matemático de média complexidade? Será que estão preparados para enfrentar as agruras da vida profissional, longe da barra da saia da mãe-universidade virtual?
Pois é, e ainda descarregam suas frustrações e incapacidades em seus próprios alunos, dizendo que são uma geração de incompetentes e que só sabem apertar teclas de celulares e afins. Assim, fica fácil.
Mas como em terras tupiniquins, tudo termina em pizza, dizemos no mais saudoso latim: "Ergo bibamus", ou seja, "Então, bebamos" (seguindo recomendações de um certo político de "enorme potencial intelectual" do atual cenário político nacional).
Bom, vamos à programação da semana:
SEMIOLOGIA
CICLO II
16/03/2015, segunda, turma C, 14h00 às 16h30, sala DMV22, aulas 08 a 10 = Marcha do exame clínico (T).
CICLO III
17/03/2015, terça, turmas A/B/C, 10h00 às 11h40, sala PV08-1, aulas 11 e 12 = Marcha do exame clínico (T).
17/03/2015, terça, turma A, 14h00 às 16h30, sala DMV23, aulas 13 a 15 = Marcha do exame clínico (P).
19/03/2015, quinta, turma B, 14h00 às 16h30, sala DMV23, aulas 13 a 15 = Marcha do exame clínico (P).
23/03/2015, segunda, turma C, 14h00 às 16h30, sala DMV23, aulas 13 a 15 = Marcha do exame clínico (P).
ATENÇÃO: O material expositivo e de apoio desta semana é o mesmo já enviado e já se encontram no e-mail da turma (semiologiagmv116@gmail.com). As aulas práticas serão na sala de Semiologia do HV (DMV23), cuja entrada é pelos fundos do prédio. Vocês podem aguardar na própria sala. É obrigatório o uso de avental.
FARMACOLOGIA E TERAPÊUTICA DERMATOLÓGICAS
19/03/2015, quinta, 08h00 às 10h40, sala DMV22, aulas 04 a 06
AMBULATÓRIO DERMATOLÓGICO I
AMBULATÓRIO DERMATOLÓGICO III
19/03/2015, quinta, 08h00 às 10h40, sala DMV22, aulas 04 a 06
ATENÇÃO: O horário das aulas foi antecipado para as 08h00. O material de apoio seguira nesta semana no e-mail de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário