segunda-feira, 15 de junho de 2015

Pós-Graduação: fazer ou não fazer???

É comum o estudante de Graduação me questionar sobre o que é a Pós-Graduação (PG). Qual a diferença entre elas e quais as vantagens se tem ao cursar tal modalidade de ensino. Por isso, nesta postagem e na próxima, irei expor alguns fatos que, acredito eu, poderão lhe ajudar a escolher seu rumo após o bacharelado em Medicina Veterinária.


Ao fazer a PG, o aluno visa um ou mais dos objetivos abaixo:

* Aprofundar seus conhecimentos (gerais e específicos), muitos dos quais não foram absorvidos na graduação.
* Construir novas oportunidades na futura profissão ou ascender em uma carreira em construção.
* Aumentar o pensamento crítico e reflexivo sobre a atuação profissional.
* Preparar-se para concursos públicos.
* Ampliar a rede de relacionamentos profissionais e pessoais.

Mas, o que é uma PG?


Após a finalização de qualquer curso superior, sempre há uma chance de se aprofundar em determinadas áreas ou mesmo se aprimorar naquilo que se viu na Graduação. Assim, no Brasil, os cursos de PG podem ser administrados por instituições de ensino superior credenciadas no MEC ou por empresas privadas na área de educação (ver instituições credenciadas em  http://emec.mec.gov.br.).

Apesar de voltados para Graduados no ensino superior, alguns cursos presenciais de PG admitem alunos de Graduação que estejam cursando seu último ano. Pelo MEC, isso não é permitido. Entretanto, como estamos em um país terceiromundista-metido-a-país-em-desenvolvimento, algumas instituições driblam esta proibição e permitem que alunos de Graduação, com até seis meses para finalizar o curso (ou seja, estejam cursando o último período), possam entrar nesta modalidade. Mas se você está nesta e "tomar pau", perdeu seu dinheiro, pois é obrigatório que você se forme para obter a titulação. Na prática, não vale arriscar...


Inicialmente, vamos falar da principal divisão dos cursos de PG no Brasil:

1) Pós-Graduação Stricto Sensu - PG-SS.
2) Pós-Graduação Lato Sensu (Presenciais ou à Distância) - PG-LS.

Na PG-SS, o candidato deverá fazer o curso em Mestrado ou Doutorado. Para isso, ele terá que passar por seleção em instituições de ensino superior credenciadas no MEC. Ao concluir o programa, ele recebe o Diploma na área de conhecimento ao qual está inserido. É um curso obrigatoriamente procurado por futuros professores do ensino superior, já que os Editais destes concursos praticamente exigem que o candidato tenha estes títulos. Profissionais liberais não aproveitam muito ao entrar nesta modalidade de PG, pois as atividades estão muito voltadas para a pesquisa e a docência superior. No Mestrando, se defende a Dissertação, enquanto no Doutorando, se defende a Tese, ambas exigidas para a conclusão destas modalidades de PG. No caso do Mestrado, há o do tipo Acadêmico (dedicação total do aluno) e o Profissional (dedicação parcial). A duração mínima destes cursos é de 18 meses (Mestrado) e 24 meses (Doutorado).

Na PG-LS, ao finalizar o curso, o aluno recebe o Título de Especialista na área de conhecimento que cursou. Estes cursos podem ser Presenciais ou à Distância (possuem o mesmo teor em termos de titulação). Fique atento, pois apenas empresas credenciadas poderão ofertar este tipo de modalidade de PG. São necessárias pelo menos 360h de curso, além de outras exigências (avaliações presenciais, defesa de Monografia ou TCC). Na área de administração, esta modalidade de PG é conhecida como MBA (Master Business Administration). O MBA não é um Mestrado Profissionalizante, como algumas empresas tentam colocar em suas propagandas, mas sim um dos diversos tipos de Especialização da PG-LS.

Na próxima postagem, discutirei a Residência como modalidade de PG.

Sem mais lenga-lenga, vamos à programação da semana:

SEMIOLOGIA
CICLO XV
15/06/2015, segunda, turma C, 14h00 às 16h30, sala DMV22, aulas 68 a 70 = Sistema Genital Feminino (T).

CICLO XVI
16/06/2015, terça, turmas A/B/C, 10h00 às 11h40, sala PV08-1, aulas 71 e 72 = Sistemas Genitais Feminino e Masculino (T).
16/06/2015, terça, turma A, 14h00 às 16h30, Galpão do SCGA, aulas 73 a 75 = Semiologia de Grandes Animais (P).
18/06/2015, quinta, turma B, 14h00 às 16h30, Galpão do SCGA, aulas 73 a 75 = Semiologia de Grandes Animais (P).
22/06/2015, segunda, turma C, 14h00 às 16h30, Galpão do SCGA, aulas 73 a 75 = Semiologia de Grandes Animais (P).

OBS.: Material de apoio da aula sobre Sistema Genital Masculino será enviado na quarta (17/06/2015) para o e-mail da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário