quarta-feira, 1 de julho de 2015

Notas finais


Bom, estão no SIG as notas finais e a assiduidade. Antes de dar as recomendações, observem os dados abaixo:

Número de alunos inscrito na disciplina (SIG) ................................... 29
Número de alunos reprovados por frequência (SIG) .......................... 7 (24,14%)
Número de alunos reprovados por nota (SIG) .................................... 9 (31,03%)
Número de alunos reprovados por nota e frequência (SIG) ............... 4 (13,79%)
Número real de alunos reprovados apenas por frequência (SIG) ....... 5 (17,24%)

Inicialmente, acho uma vergonha ser reprovado por frequência. Me desculpem, mas é minha opinião como educador (e como ex-aluno de três cursos superiores concluídos). Penso que tal fato expõe toda a nossa irresponsabilidade frente a uma situação (qualquer que seja); é falta de comprometimento, talvez. Sei que em algumas situações, a ausência é justificável, mas temos que seguir regras, e elas foram expostas quando vocês se inscreveram no curso de Medicina Veterinária (vide Manual do Aluno 2015/1).

Bom, também não teremos Avaliação Substitutiva, pois, segundo a resolução CEPE nº 042 (Capítulo XXVII, Artigo 97), "sempre que ao final de um período letivo, mais de 30% dos estudantes de uma turma ou composição de turma, obtiverem nota inferior a 60% dos pontos, será facultado ao estudante uma avaliação de recuperação, sem prejuízo das estratégias de recuperação previstas no plano de curso".

Entretanto, aqueles alunos que obtiveram frequência inferior a 75% em aulas teóricas e práticas, isoladamente, independente de suas notas (abaixo ou acima de 60%), são considerados reprovados. neste caso, eles são primariamente classificados como insuficientes em assiduidade, e não em nota. Assim, não considerem que 31,03% (nove alunos) foram reprovados, mas que cinco o foram (o restante, ou quatro alunos, se enquadram na assiduidade falha). Vejam o que está no Manual Acadêmico: "Art. 79 É obrigatória a freqüência às atividades correspondentes a cada disciplina, ficando nela reprovado o estudante que não comparecer a 75% (setenta e cinco por cento), no mínimo, das aulas teóricas e práticas computadas separadamente e demais trabalhos escolares programados para a integralização da carga horária fixada para a referida disciplina".

Logo, futuros colegas, para aqueles que não conseguiram, vale a pena pensar os motivos que ajudaram a lhe carregar para esta situação. A vida é permeada por momentos de reflexão, e este, certamente, é um deles.

Estarei na minha sala nesta quinta, 02/07/2015, das 08h30 às 11h30, para responder a todas as dúvidas que porventura ocorrerem. Com o encerramento deste período, fecharei as notas no SIG e assinarei o diário.

Boas férias a todos (e péssima greve, espero, para que ela termine logo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário