segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Atribulações de uma (sobre)vida

Estes dias estava em meu gabinete, no rápido intervalo de uma aula para outra, quando adentrou, meio choramingas, uma pessoa. Ela veio conversar, em hora um pouco imprópria, sobre as dificuldades que tinha para organizar seu tempo, já que estava "muito assoberbada" naquele momento. Suas tarefas extra-classe eram infinitas, ao que ela começou a enumerar, com riqueza de detalhes, o quão era ocupada. Por isso, segundo a reclamante, suas notas e seu rendimento escolar eram pífios.


Os ponteiro do meu relógio teimavam em se mover mais rápido. Olhei, meio sem graça, para a estudante e, da forma mais gentil que pude (ou menos grosseiro), pedi que viesse em outro horário para podermos conversar melhor. Ela consentiu, desanimada, mas notei a tristeza e o vazio em seu olhar. A menina atarefada não gostava de suas tarefas e queria se ver livre delas. O peso das obrigações (muitas inúteis) estava brecando a sua vida, tal como um velho computador cheio de programas sem uso e que lotam seu HD. Mas como um antigo PC, talvez seja necessário reformatar tudo para começar de novo.

Fui para a aula, ainda com a cena em minha cabeça. Antigamente (coisa de 30 anos atrás), tínhamos a única preocupação de estudar (para se dar bem na vida! Diga isso ao atual governo...). Hoje, temos apenas 24 horas para cumprirmos metas e fechar serviços absurdos que teimamos em fazer. Estamos deixando de viver para sobreviver. É a mesma coisa do turista que, em vez de aproveitar seu passeio, resolve fazer selfies de todos e de tudo. Pobre de nós.


Se você, menina atribulada, estiver lendo esta postagem, não se ofenda. Eu a aguardo para uma conversa, caso ainda queira. Entendo seu modo de agir, apesar de não me sentir bem à vontade com isto. A vida é efêmera e (quase) tudo é mutável. Vá ser feliz ao vigiar a grama crescer. Sua idade ainda permite tal coisa. Permeie esta fase com ocupações e ócios úteis. E lembre-se: por mais urgente que se revista uma tarefa, a liberdade de não fazê-la ainda é uma enebriante ocasião de mostrar, a nós mesmos, que existimos e podemos gozar a vida.

Bom, para quebrar o gelo, vamos à programação da semana pós-feriado:

SEMIOLOGIA

CICLO III
03/11/2015, terça, turmas A/B/C, 07h00 às 08h40, sala DMV-01, aulas 11 e 12 = Marcha do exame clínico (T).
03/11/2015, terça, turma C, 09h00 às 11h30, sala DMV-23, aulas 13 a 15 = Marcha do exame clínico (T).
05/11/2015, quinta, turma B, 13h00 às 15h30, sala DMV-23, aulas 13 a 15 = Marcha do exame clínico (T).
09/11/2015, segunda, turma A, 15h00 às 17h30, sala DMV-23, aulas 13 a 15 = Marcha do exame clínico (T).

OBS.: Material de apoio e slides das próximas aulas foi enviado para líder de turma em 02/11/2015. Fiquem atentos à divulgação dos passeios com os cães da Semio, que sairá, via e-mail de vocês, nesta quarta ou quinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário