segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mais greve...


É uma pena quando ouço ou leio que alunos (ou ex-alunos) metem a língua nos dentes e dão bom dia para cavalos (ou melhor, saudam o início matutino vociferando com um eqüino doméstico) ao se referir à sua Universidade. É certo que temos falhas (TODOS), mas despejar a responsabilidade em outras partes é, no mínimo, leviano. É mais fácil assumir que os outros têm culpa e que você é apenas a parte prejudicada do processo. Trata-se do fatal sentimento de “desgraçabilidade” que o ser humano tem embutido na alma (a conhecida alta comiseração).

Lembrem-se, neófitos, que a escolha de ocuparem um cargo discente nesta ou em outra instituição é escolha de vocês. Se você quer mudanças, corra atrás dela e não espere que ela surja do nada. Estes “lugares-comuns” que estou citando são a mais pura verdade, mas, infelizmente, pouco praticados.

É simples acusar os técnicos administrativos de fazer greve apenas por dinheiro (o que é uma inverdade). Mas vocês já pararam para pensar sobre a situação real, sem levar em consideração o lado financeiro? Por exemplo: quantas secretárias há no Hospital Veterinário? A que está lá, é do quadro permanente? Existe pessoal treinado e habilitado para trabalhar em laboratórios e serviços especiais? Será que não há funcionários com desvio de função, porque não há contratações? Qual o número deles que recebe treinamento para suas funções?

Mesmo assim, eles fazem o possível para que vocês tenham o mínimo operante. Sei que em toda ocupação há indivíduos marginais (entendam como aqueles que se situam fora dos padrões esperados), mas generalizar toda uma classe e imputá-la como mercenária é uma insensatez. Não se deixem cair na mesmice da mídia, que manipula a mente dos mais incautos.

Por outro lado, o que tenho visto é o desinteresse de muitos discentes pelo ensino. Estão aqui pelo fato de terem que estar. Uma obrigação social, um papel na sociedade (“sou jovem e preciso cursar alguma coisa”). Poucos se engajam na melhoria do seu próprio ensino, cobrando e atuando como estudantes. Mas, como sempre falo (e penso ser esta uma das minhas melhores diretrizes na vida): “cada um é cada um”.

Por isso, amigos, elogiem o melhor que vocês têm, lutem por aquilo que não têm (ou que é não está satisfatório) e trabalhem para que gerações futuras possam usufruir dos seus esforços. É melhor ser lembrado pelo que se fez do que pelo que não se fez. Criticar abertamente a sua instituição é dar um tiro no pé: você vai precisar deste nome para arranjar um emprego ou estágio. Enquanto alunos de instituições privadas não cansam de elogiar sua bagagem discente (e, na maioria das vezes, sabemos que se trata de puro ufanismo), nós, que somos considerados a melhor universidade mineira e a terceira do país neste ano, insistimos em revelar as feridas, mesmo tendo estando o paciente em tratamento.

Não estou direcionado esta metralhadora para ninguém, nem para nenhum grupo em especial, mas é apenas um desabafo e uma vontade reprimida de fazer algo maior. Algo que, acredito eu, não conseguirei fazer sozinho. Mas estou fazendo a minha parte.

Finalizando, para quem não sabe, cachorro feliz balança a cauda para a esquerda... No Canadá, psicólogos animais descobriram que quando cães de carne e osso se aproximavam de um robô-labrador preto com cauda mecânica, eles ficavam menos desconfiados quando o robô mexia a cauda no lado esquerdo do corpo. Quando o robô abanou o rabo para o lado direito, bem menos cães se aproximaram de maneira confiante. Coisas da teoria da lateralidade...

Aí vai a programação da semana:

SEMIOLOGIA (GMV116)
23/08/2011,
Terça, 08h00 às 09h45, sala DZO 1, turmas A/B/C/D = Linfonodos superficiais. Sistema tegumentar(T).
23/08/2011, Terça, 14h00 às 15h45, sala de Semiologia HV, turma D = Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).
23/08/2011, Terça, 16h00 às 17h45, sala de Semiologia HV, turma A = Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).
25/08/2011, Quinta, 08h00 às 09h45, sala de Semiologia HV, turma C = Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).
25/08/2011, Quinta, 14h00 às 15h45, sala de Semiologia HV, turma B = Linfonodos superficiais. Parâmetros vitais (P).

CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV126)
26/08/2011,
Sexta, 09h00 às 11h45, sala DMV 1, turma A = Dermatologia (T).
01/09/2011, Quinta, 15h00 às 17h45, sala DMV 1, turma A = Dermatologia (T).

Nenhum comentário:

Postar um comentário