segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O desastre do ensino brasileiro


Estou ficando muito repetitivo em determinados assuntos, mas não dá para calar. A última avaliação nacional sobre o ensino é de causar pavor. Em uma prova avaliativa (denominada ABC - Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização) aplicada a seis mil alunos de 250 escolas públicas e privadas, revelou-se a ferida. Metade das crianças que completaram o 3º ano (antiga 2a série primária) demonstrou déficit grave no ensino: 44% leem mal, 47% escrevem errado e 57% não resolvem operações matemáticas básicas. Traduzindo este desastre: mais da metade das nossas crianças de oito anos não lê, escreve nem raciocina de forma lógica. E você quer mais? Este índice de inoperância estudantil nas escolas privadas, em um índice geral, é de 18% contra 47% das instituições públicas.

Culpa de quem? Professores? Políticos? Pais? Alunos? Mescle todos e faça um coquetel, aí sim você encontrará a resposta. Professores mal remunerados e despreparados, cursos de pedagogia deficientes, baixo estímulo à carreira de magistério, violência doméstica cada vez maior, maior acesso às drogas e uma infinidade de mazelas usadas, comumente, para apontar defeitos em nossa sociedade. Antigamente, se falar que era professor conduzia a um status próprio; hoje é vergonha nacional (coisa de quem não tem muito preparo). Abram os olhos, futuros profissionais, pois vai chegar um dia em que esta situação ficará pior, aumentando a frustração dos envolvidos e causando perdas irreparáveis. Quem viver, verá.

Bom, por outro lado é muito legal conseguirmos, novamente, as cinco estrelas do curso de Medicina Veterinária, premiação esta concedida pelo Guia do Estudante (www.guiadoestudante.com.br). Somos todos responsáveis por esta vitória. Portanto, parabéns por enquanto, mas precisamos melhorar. E vamos melhorar.

Quem quis sacanear com as sogras, escolha outro motivo. O coice mais forte do mundo animal (quem disse que sogras fazem parte deste Reino?) é o da girafa. Sua patada é suficiente para mover mais de duas toneladas de qualquer coisa à sua traseira. Outras particularidades deste bicho são a altura da girafinha ao nascer (até dois metros) e o seu parto; já que a mamãe girafa não se deita para dar à luz, o filhote literalmente despenca de uma altura de dois metros e meio. Coisas da natureza...


Ok, atrasada, mas aí está a programação da semana:

SEMIOLOGIA (GMV116)
06/09/2011,
Terça, 08h00 às 09h45, sala DZO 1, turmas A/B/C/D = Sistema tegumentar (T).
06/09/2011, Terça, 14h00 às 15h45, Sala de Semiologia HV, turma D = Sistema tegumentar (P).
06/09/2011, Terça, 16h00 às 17h45, Sala de Semiologia HV, turma A = Sistema tegumentar (P).
08/09/2011, Quinta, 08h00 às 09h45, Sala de Semiologia HV, turma C = Sistema tegumentar (P).
08/09/2011, Quinta, 14h00 às 15h45, Sala de Semiologia HV, turma B = Sistema tegumentar (P).

OBSERVAÇÃO: O horário de monitoria se encontra no quadro de aviso do Hospital Veterinário, além de ter sido enviado para a representante da turma.

CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV126)
Aguardando aula suplementar (dentro do horário de vocês). O material destas aulas foi enviado para o e-mail da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário