segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Quantidade faz qualidade?

Estes dias, coincidentemente, li dois artigos semelhantes (um de jornal e outro de revista semanal) sobre a crise do profissional brasileiro que as universidades tupiniquins estão vomitando no mercado. Por trabalhar na área de ensino há algum tempo, não vi nenhuma novidade escalambrosa nos escritos, mas é um fato que entristece e preocupa.


Formamos cada vez mais. Mas não capacitamos. Esta é a diferença. No caso específico da medicina veterinária, o que adianta colocar milhares de profissionais no mercado a cada ano, sendo que o nível de capacitação é sofrível? Tenho visto profissionais excelentes, mas a mixórdia de "pseudo-profissionais" que atua no mercado é impressionante. A culpa não pode recair só nestes indivíduos (apesar de não serem totalmente aptos à canonização). Há uma grande parcela de culpa das entidades formadoras destes recém-formados. Muitas destas instituições são claramente mercantilistas, opondo-se ao bom senso educativo superior. Acompanhei diversos profissionais como estes, oriundos destas instituições, que sequer sabiam (e ainda não sabem) fazer cálculos simples de medicamentos, aviar prescrições, realizar um exame clínico satisfatório ou mesmo, acredite, falar a boa (e castigada) língua pátria. E são justamente estes indivíduos que acreditam não precisar se atualizar mais. O diploma lhes conferiu conhecimento eterno.

Por isso, caro neófito, busque conhecimento com sabedoria. Sabedoria de saber distinguir atos desnecessários, maldosos ou tendenciosos com relação à profissão; almeje ser útil antes de ser eficiente, porque ninguém é desejado se não tem valia; persiga a coragem dos profissionais que usam sua profissão como um hobby, pois profissão a gente é obrigado a exercer; hobby fazemos porque temos prazer. Descubra este prazer e sua vida profissional está no caminho da felicidade.

Finalizo com uma frase de Huberto Rohden: "Não existe crise de educação no Brasil nem em qualquer parte do mundo. O que existe é uma deplorável ausência da verdadeira educação."

Em tempo: estou em uma dinâmica de uma disciplina da Psicologia (são 21h23) e acabo de estourar um balão com os dizeres: "O mundo abre caminho para o homem que sabe onde está indo." Para o povo da tchurma, basta a política do "então tá bom..."

Para a programação da semana, temos:

12/11/2013, terça-feira, 08h00 às 09h40, aula teórica, turmas A/B/C, sala DMV-01 = Mucosas superficiais. Linfonodos Superficiais.
12/11/2013, terça-feira, 14h00 às 16h30, aula prática, turma B, sala DMV-04 (Semiologia HV) = Mucosas superficiais. Linfonodos Superficiais (Pequenos Animais).
13/11/2013, quarta-feira, 08h00 às 10h30, aula prática, turma C, sala DMV-04 (Semiologia HV) = Mucosas superficiais. Linfonodos Superficiais (Pequenos Animais).
14/11/2013, quinta-feira, 08h00 às 10h30, aula prática, turma A, sala DMV-04 (Semiologia HV) = Mucosas superficiais. Linfonodos Superficiais (Pequenos Animais).

OBSERVAÇÃO: Uso obrigatório de avental e sapatos fechados. Material de aula (slides de apresentação e texto de apoio) já enviado para representante da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário