Nestes mais de 20 anos de docência, tendo passado por muita coisa interessante. Não só como professor, mas, ultimamente, como aluno. Neste sentido, vejo práticas "pedagógicas" perigosas e com intenções outras que não o ensino. Vou exemplificar...
Neste semestre, contando com hoje, terei apresentado 12 seminários em seis disciplinas diferentes (ainda faltam dois para finalizar). Parece pouco, mas vamos fazer uma conta. Minha turma tem mais de 40 alunos. Se são 14 seminários, mesmo em grupos de três a cinco alunos, ocupamos quase 40% da carga horária total com este tipo de atividade. E eu pergunto: e as aulas? E o ensino direcionado educador/aluno?
Seminário vem da raiz grega seminarius, que significa semente (origem, raiz, criação). Trata-se de uma reunião em que um especialista interage com a plateia (geralmente estudantes), buscando a discussão de temas focados. Infelizmente, de seminário, não tenho visto nada. O que consigo perceber são professores querendo ocupar o tempo de suas aulas (por razões que prefiro não expor). Assim, vejo aberrações que chegam ao ponto de comédia:
* Alunos tentando entender como ligar projetores multimídia (para que serve aquele cabo azul?)
* Alunos tentando sincronizar o computador no sistema multimídia (porque está tela está azul?)
* Alunos utilizando a mais perfeita arte do Control-C / Control-V ao preparar suas apresentações.
* Alunos lendo ipsis litteris (e errado) os slides (geralmente em fontes Times New Roman tamanho 12...)
* Alunos ouvintes entretidos em tudo, menos na apresentação (ei, dá uma olhada no Face...)
* Professores dormindo (acreditem!!!) ou pouco interessados na exposição (já acabou?)
* Alunos "parasitos" em pé e balançando a cabeça em concordância com o que os que realmente fizeram algo no trabalho estão apresentando.
Por isso, não concordo com esta "ferramenta" no processo de ensino de graduação. É um modo disfarçado de não dar aula. É um dos instrumentos mais eficiente (e camuflado) da preguiça. Por fim, é um monstro do ensino moderno, um Frankestein piorado e travestido de prof. Raimundo do Chico Anysio.
Mas é isso. Para quem gosta, bom proveito. Para quem usa, meus pêsames. Como dizia uma velha propaganda de veículos automotores italianos, "você precisa rever seus conceitos!". Em suma, é patético!
Bom, programação da semana:
26/11/2013, terça, de 08h00 às 09h40, sala DMV 01, turmas A-B-C, aula teórica = Sistema Tegumentar.
26/11/2013, terça, de 14h00 às 15h30, Pavilhão de Baias do Setor de Clínica de Grandes Animais, turma B, aula prática = Mucosas Aparentes, Linfonodos Superficiais, Termometria em Bovinos.
ema Tegumentar.
27/11/2013, quarta, de 08h00 às 10h30, Pavilhão de Baias do Setor de Clínica de Grandes Animais, turma C, aula prática = Mucosas Aparentes, Linfonodos Superficiais, Termometria em Bovinos.
28/11/2013, quinta, de 08h00 às 10h30, Pavilhão de Baias do Setor de Clínica de Grandes Animais, turma A, aula prática = Mucosas Aparentes, Linfonodos Superficiais, Termometria em Bovinos.
OBSERVAÇÃO: VENHAM DE SAPATOS FECHADOS (PREFERENCIALMENTE BOTAS) E AVENTAL (OU MACACÃO). PRECISAREMOS DO INSTRUMENTAL DE AULA PRÁTICA (ESTETOSCÓPIO E TERMÔMETRO).
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