segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

É de assustar

As vezes me desanimo com o que vejo. Em raras ocasiões me pergunto o que acontece para que estas situações se apresentem desta forma. O problema é que tais casos estão cada vez mais frequentes e a responsabilidade destes atos acaba por cair apenas em nós, professores.

Esta manhã fui acompanhar a patroa a um médico. Após a fatal espera de 45 minutos (isto porque era um Plano de Saúde), fomos conduzidos ao consultório, onde um médico com cara de experiente (pelo menos os cabelos platinados assim o sugerem) nos recebeu. Com uma anamnese pavorosa, cheia de furos e superficial, ele imediatamente pediu uma avaliação radiográfica. Mas como, se não houve exame físico? Será que a cadeira de semiologia que ele frequentou foi na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e teve Harry Potter como seu colega? Que inveja...

Eu, com um certo "tenesmo na tíbia", ainda insisti em alguns detalhes, momento em que ele reagiu clinicamente e simulou uma tentativa de exame físico. Meu Deus, foi o bastante para que eu começasse a duvidar da competência daquele profissional.

Vejam, não sou médico (nem pretendia ser quando adolescente e muito menos agora). Mas tenho uma certa bagagem clínica que me permite questionar determinados procedimentos padrões dentro da semiologia. E o que vi me fez reforçar o descrédito que ultimamente tenho com relação às profissões e aos profissionais brasileiros, especialmente no tocante à competência técnica. Por essas e outras razões não menos contundentes, é que não acredito neste programa demagógico intitulado Mais Médicos. A ideia é boa, mas a prática é "capenga", populista e desrespeitosa com a classe médica.


É por isso que insisto tanto que vocês, alunos, aproveitem aulas práticas, façam estágios, se aprofundem nos conhecimentos. Ter um diploma é fácil; difícil é se estabelecer com ética e respeito. A vida dará a resposta a vocês, podem aguardar.

Bom, na nossa última semana de aula neste ano, a programação é a seguinte:

17/12/2013, terça, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, turmas A/B/C = 2a. Avaliação Teórica.
17/12/2013, terça, 14h00 às 15h30, sala DMV-20, turma B, aula teórica = Sistema Circulatório.
18/12/2013, quarta, 08h00 às 10h30, sala DMV-20, turma C, aula teórica = Sistema Circulatório.
19/12/2013, quinta, 08h00 às 10h30, sala DMV-20, turma A, aula teórica = Sistema Circulatório.

ATENÇÃO

* Conteúdo da avaliação teórica: Sistema Linfático - Sistema Tegumentar - Sistema Circulatório (incluindo material de apoio).
* Aulas práticas com conteúdo teórico (aconselho não perderem, pois o assunto é cabuloso!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário