domingo, 15 de junho de 2014

Vândalos e Bárbaros: voltamos à idade das trevas?

O Brasil passa por um momento extremamente importante em sua história política e social. As manifestações, acredito eu, legítimas, estão levando a população a discutir decisões erradas e omissões de nossos governantes. Podem acreditar que estamos vivendo um daqueles momentos que estarão nos livros de história brasileira no futuro.

Mas o que não se pode admitir é o vandalismo (termo oriundo do povo bárbaro germânico conhecido como vândalos e que atacaram o Império Romano), cujo patrimônio, público e privado, é atacado. Nada ou ninguém consegue justificar tal ato. Por isso, defendo a opressão policial contra estes indivíduos. Por mais que os humanistas de plantão digam que é um retorno à ditadura. Não confundam ditadura com manutenção da lei e da ordem nacional. Muitos que fazem essa comparação nem ao menos viveram esta época (e sim, seus pais); nunca discutiram, aprofundadamente, este período sombrio da história nacional; nunca leram Foucault ("Vigiar e Punir").


Esta semana a mídia enfatizou uma das notícias que, para mim, foi mais emblemática neste contexto. Um pai, desesperado, retira seu filho de 16 anos do meio de baderneiros. O diálogo que se segue (transcrito, na íntegra, em diversos sites), mostra a fragilidade ideológica do jovem e a explanação de seu pai acerca desta situação. Vale a pena dar uma espiada e tirar suas próprias conclusões.

Link do vídeo: Pai e filho em manifestação

Vale refletir no que estamos pleiteando. Forças sindicais feridas em sua ideologia, brigas políticas em busca do poder, disputas de ego e, principalmente, ignorância cultural, norteiam essas manifestações. Tenho visto entrevistas de indivíduos que nem ao menos sabem utilizar da correta língua pátria. Apenas esbravejam e saqueiam o patrimônio dos outros. Ai vem um pseudo erudito-político ex-presidente do Brasil, segundo ele saído da "massa" (seria um macarrão?), e dá declarações que, sob o ponto de vista social, deveriam ser ditas em um banheiro público, de tão putrefatas que se revelam.


Bom, cabe a vocês decidirem o que seguir. Parafraseando o pai do jovem neovândalo, "no momento em que estiver ganhando o próprio dinheiro, há de se ter direito de manifestar". E o estudo é o caminho mais fácil para se buscar este estado (sem correr o risco de falar "mortandela", "guspe" e "mendingo" em público). Mas o que estamos fazendo do nosso estudo? A resposta está com vocês...

Novamente, em ritmo de Copa, vamos para a programação da semana:

17/06/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema "Sistema Gastrintestinal" (aulas 61 e 62).
17/06/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, Não haverá aula (Portaria MPOG #113/14).
18/06/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, Não haverá aula (Compensação de aula).
19/06/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, Não haverá aula (Feriado - Corpus Christi).

ATENÇÃO: HAVERÁ AULA TEÓRICA NORMALMENTE NO DIA 17/06/2014, CONFORME DELIBERAÇÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO (PORTARIA #113 DE 03/04/2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário