domingo, 19 de outubro de 2014

E viva a democracia

Estamos na beirada do momento mais decisivo para este país nos próximos quatro anos. Não, não vou fazer propaganda de um ou de outro candidato. Apenas fico triste de ver duas pessoas despreparadas para o diálogo, se engalfinhando e dirigindo, uma ao outro, impropérios e maledicências. Mas não é isso que quero ouvir. Quero saber como vai ser tocado o país daqui em diante. Em especial a educação.


Gostaria de não ver as cenas que vejo todo dia na minha rotina: lixo jogado nas ruas; vagas para pessoas com deficiência e idosos sendo ocupadas por indivíduos que não se enquadram nesta categoria; pessoas que vão aos caixas-rápido e preferenciais de supermercados apenas para não aguardarem em filas; desrespeito no trânsito; bullying nas escolas; preconceitos diversos (racial, sexual, etário, social, religioso); e por aí vão caminham as coisas...


Como minimizar isso? Políticas de segurança pública vigiando e punindo indivíduos transgressores (ao melhor estilo Foucault)? Políticas sociais subsidiando carências e diferenças sociais? Não, essas são apenas medidas paliativas e, sob um prisma político, destituídas de um propósito social real. O que precisamos é mudar a base, o alicerce, a raiz de todos estes problemas: a educação.

Por isso bato sempre na mesma tecla: nenhum país deste mundo alcançará civilidade e cidadania sem uma educação laica, atuante e sintonizada com a cultura ao qual ela se propõe mudar. Sem educação, continuaremos a jogar lixo nas ruas, a furar filas e a desrespeitar o próximo. Tudo passa pela educação.

Mas é perigoso educar a população. Povo educado não vive estabulado, não quer receber alimento de graça. Quer pastar sozinho, ruminar seu próprio volumoso. E boi que pasta sozinho, não tem dono.


Pensem nisso nas eleições do próximo final de semana. Votem com decisão de quem pode mudar seu futuro e dos outros. Escolha quem você (e não os outros) acha estar mais bem preparado para assumir este gigante capenga que está nosso país. E viva a democracia, mesmo que não estejamos, ainda, preparados para ela.

Vamos à programação da semana (quente e seca):

21/10/2014, Terça, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, 2a Avaliação Teórica (aulas 41 e 42).
21/10/2014, Terça, Aula Teórica, Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-22, Tema: Sistema Circulatório (aulas 43 a 45).
22/10/2014, Quarta, Aula Teórica, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-22, Tema: Sistema Circulatório (aulas 43 a 45).
23/10/2014, Quinta, Aula Teórica, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-22, Tema: Sistema Circulatório (aulas 43 a 45).

Nenhum comentário:

Postar um comentário