segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Vocação, Opção e a Falta Delas (Parte 1)


Vou iniciar estes escritos (divididos em três postagens) usando um conto fictício. Adoro analogias, não que assim possa discutir um tópico indiretamente, mas porque analogias ajudam indivíduos que ocasionalmente têm dificuldade para entender uma situação direta. Sei que estas postagens irão gerar certo desconforto em quem ler, podendo, até mesmo, levar o leitor a pensar que se trata de desabafos, retaliações ou preconceitos de um educador student-hater em final de carreira. Mas leia com calma e pense sobre o seu significado. É o que penso estarmos passando atualmente nas instituições educacionais. Vamos lá...

Esta é a estória de três irmãos: João, Antônio e Pedro. Sua família, de origem simples, vivia da renda de um pequeno, porém bem frequentado, restaurante. Lá, sob a batuta do pai, os três aprenderam a gostar da rotina do preparo dos alimentos, da correria no servir os pratos e da dificuldade de adquirir os ingredientes para a semana.

Em muito pouco tempo se apaixonaram pela culinária. Neste período se esmerilhavam nos afazeres da cozinha da própria casa, preparando excelentes pratos, para a felicidade de todos que compartilhavam deste ambiente. Mas a adolescência os chamou ao desafio da profissão.


Com o peso da responsabilidade imputado às suas vidas de adolescentes, os três prestaram vestibular para uma Faculdade de Gastronomia na capital, já que sua cidade-natal não tinha tal artifício. Passaram...

João tinha certeza que sua vida era a gastronomia. Não conseguia pensar em outra coisa para sua futura ocupação profissional. Durante o curso, ele fez estágios, leu o máximo que pode e buscou se aprimorar em sua futura profissão. Não era o aluno mais brilhante da turma, mas estava bem acima da média.

Antônio começou o curso de gastronomia na mesma turma dos irmãos. Ele se esforçava, mas sentia que faltava algo. As aulas não eram para ele assim tão proveitosas e seu ânimo ia diminuindo à medida que o curso avançava. Não entendia como João se entregava tanto ao curso: de onde ele tirava aquela vontade?

Pedro começou o curso desanimado. Gostava de cozinhar, mas não tinha certeza que o curso seria uma boa para seu futuro. Frequentava as aulas quando queria e não lia quase nada sobre o assunto. Ia mal na maioria das disciplinas e sempre desviava sua deficiência para cima dos outros (professores, colegas, instituição, etc.).

E, aos trancos e barrancos, os três se graduaram em Gastronomia. (Aguarde Parte 2).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

SEMIOLOGIA (GMV116)
20/08/2018 = TURMAS A-B-C
Aula Teórica 01-02 (Introdução à Disciplina. Marcha do Exame Clínico), PV09, sala 3, 15h00 às 16h40.
21/08/2018 = TURMA B
Aula Teórica 03-05 (Marcha do Exame Clínico), DMV22, 09h00 às 11h30.
22/08/2018 = TURMA C
Aula Teórica 03-05 (Marcha do Exame Clínico), DMV22, 09h00 às 11h30.
24/08/2018 = TURMA A
Aula Teórica 03-05 (Marcha do Exame Clínico), DMV22, 09h00 às 11h30.

CINOFILIA (GMV150)
20/09/2018 = TURMA A
Aula Teórica 01 (Introdução à Cinofilia. Histórico da Cinofilia), DMV01, 10h00 às 10h50.

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