segunda-feira, 11 de maio de 2015

Abyssus abyssum invocat

Realmente é para desanimar. Como professor e educador, tenho vivido situações únicas em termos de docência e administração pública. Como disse um daqueles seres estranhos que habita a fauna televisiva brasileira: “faz parte!”.


Mas as coisas estão beirando o absurdo e a inconsistência. Aquela velha lenga-lenga que o nosso ensino está sendo sucateado, que as universidades não têm mais verbas, que nossos alunos estão cada vez mais “emburrecidos e abestalhados” e que os professores entram na docência cada vez mais desanimados e pouco preparados, virou uma tônica e não tem mais a força que tinha antes.

É necessário que a própria sociedade educadora se volte contra isso. Não adianta jogar esta ação para a sociedade geral, que não tem conhecimento nenhum do que acontece no mundo do ensino (e se tem, é barrada pelas forças populistas e políticas dos programas governamentais de auxílio - os “bolsa-isso” e “bolsa-aquilo”).

Precisamos acordar e, mais que isso, agir. Vocês devem ter visto a barbárie que foi a recepção do governo do Paraná aos professores estaduais. Aquilo sim é o retorno à era militar (para a felicidade daqueles que insistem na volta deste câncer social). Não só retiraram os direitos adquiridos, mas privaram os docentes de qualquer tipo de manifestação pacífica e de acompanhar uma sessão pública!!!

Por isso, estimados neófitos, estamos em uma descendente acentuada com relação ao nosso ensino. Precisamos de mudanças no nosso meio e não aguardarmos decisões de outros segmentos. Estamos inertes e acabamos ineptos nesta situação. Vamos acordar. O que cada um pode fazer para que esta situação melhore? Sempre há uma forma de contribuição. E olha que não estou falando de paralisações e greves. Há coisas mais inteligentes no ar.

Por isso, o título desta postagem: "um abismo chama outro abismo". E é para lá que estamos caminhando (se e que não estamos já dentro dele).


Programação da semana:

SEMIOLOGIA
CICLO X
11/05/2015, segunda, turma C, 14h00 às 16h30, sala DMV23, aulas 43 a 45 = Sistemas tegumentar, cardiovascular e respiratório (P).

CICLO XI
12/05/2015, terça, turmas A/B/C, 10h00 às 11h40, sala PV08-1, aulas 46 e 47 = Sistema respiratório (T).
12/05/2015, terça, turma A, 14h00 às 16h30, sala DMV23, aulas 48 a 50 = Sistemas cardiovascular e respiratório (P).
14/05/2015, quinta, turma B, 14h00 às 16h30, sala DMV23, aulas 48 a 50 = Sistemas cardiovascular e respiratório (P).
18/05/2015, segunda, turma C, 14h00 às 16h30, sala DMV23, aulas 48 a 50 = Sistemas cardiovascular e respiratório (P).

OBSERVAÇÃO: Foi enviado para a caixa postal da turma o material extra sobre Auscultas Cardíaca e Respiratória (um vídeo e um arquivo PDF).


AMBULATÓRIO DERMATOLÓGICO I
AMBULATÓRIO DERMATOLÓGICO III

04/05/2015, quinta, 09h00 às 11h40, sala DMV22, aulas 19 a 21 = Atendimentos ambulatoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário