segunda-feira, 18 de maio de 2015

Ora, pois...

Estes dias recebi a visita de um colega veterinário que representava uma empresa da área de terapia de pequenos animais. Normalmente sou muito receptivo a este tipo de visita, principalmente para estreitar laços entre os dois segmentos (universidade e empresa). Mas a coisa foi bisonha...


Ele foi me apresentar o produto X que, segundo ele, era o melhor do mercado nacional. Neste momento começou o seu repertório de equívocos, pois afirmou ser o produto X muito superior "às porcarias" da empresa concorrente. Pedi a ele que me explicasse a razão de tal superioridade. Ele se firmou no nome da empresa a que atualmente está empregado, dizendo ser esta mais confiável que a concorrente. Insatisfeito com a sua resposta, insisti que ele me desse as características técnicas (científicas) do produto X que o coloca tão acima do seu opositor de mercado. Mais uma vez, o colega insistiu que "produto é nome, e a minha empresa tem isso".

Consternado, agradeci a visita que ele me fez, peguei os folders do produto X e despedi-me do colega. Fiquei olhando aquele indivíduo sair pela portaria do HV e pensei: "poxa, será que depois de alguns anos de formado, ele não aprendeu que conhecimento é a chave-mestra para a maior parte das portas fechadas?".


Pois é. Com mais calma, resolvi analisar o tal produto X. Não é que a tal coisa é mesmo superior ao seu concorrente!!! Mas o que faltou ao colega, além de mais respeito aos demais do segmento, foi esmiuçar o conhecimento, colocá-lo em uma bandeja e servi-lo como prato principal. Qualquer pesquisador é facilmente derrubado com dados científicos ordenados e dispostos de maneira a dissecar o objeto de estudo. Mas ele não soube usar este traquejo...

Penso nas gerações que estão se formando e caindo na lavagem cerebral destas empresas. Imagino o caos do universo profissional fora das universidades, que aceitam (e engolem) propostas destas empresas ao simples ato de ver um folder bonitinho ou receber algumas amostras grátis.

Pensem em quanto vale o seu diploma e qual o custo final do bem-estar do seu paciente. De qualquer forma, bem vindo à medicina veterinária moderna...

Vamos, então, para a programação da semana:

SEMIOLOGIA
CICLO XI
18/05/2015, segunda, turma C, 14h00 às 16h30, sala DMV23, aulas 48 a 50 = Sistemas cardiovascular e respiratório (P).

CICLO XII
19/05/2015, terça, turmas A/B/C, 10h00 às 11h40, sala PV08-1, aulas 51 e 52 = Sistema gastrintestinal (T).
19/05/2015, terça, turma A, 14h00 às 16h30, sala DMV23, aulas 53 a 55 = Sistema respiratório (P).
21/05/2015, quinta, turma B, 14h00 às 16h30, sala DMV23, aulas 53 a 55 = Sistema respiratório (P).
25/05/2015, segunda, turma C, 14h00 às 16h30, sala DMV23, aulas 53 a 55 = Sistema respiratório (P).

OBSERVAÇÃO: Foi enviado para a caixa postal da turma: (1) material extra sobre Auscultas Cardíaca e Respiratória (um vídeo e um arquivo PDF); (2) material sobre Sistema Gastrintestinal (arquivo de slides e três arquivos de apoio).


AMBULATÓRIO DERMATOLÓGICO I
AMBULATÓRIO DERMATOLÓGICO III

14/05/2015, quinta, 08h00 às 11h40, sala DMV22, aulas 22 a 24 = Banhos cosméticos e terapêuticos. Atendimentos ambulatoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário