segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Acumuladores de Animais: Há Algo Além do Óbvio

Esta semana teremos um debate interessante na UFLA (proposto pelo Núcleo de Estudos em Felinos - NEFEL, https://pt-br.facebook.com/nefel.ufla/) sobre um tema muito em voga atualmente: os acumuladores de animais. Trata-se de um assunto que certamente impactará a vida profissional de muitos graduandos de medicina veterinária, já que distúrbios como este estão cada vez mais se fazendo presente na população.


Infelizmente, como qualquer outra assunto pouco conhecido e de grande apelo emocional, a mídia vem sensacionalizando e desvirtuando o verdadeiro caráter deste distúrbio. Por isso é importante que os profissionais que atuarão com esta população (veterinários, psicólogos, psiquiatras, ambientalistas, advogados, etc.) tenham o discernimento técnico adequado para tratar o tema de forma imparcial e adequada aos envolvidos no processo.

Apenas para dar uma pincelada no assunto, desde 2013 a Associação de Psiquiatria Americana adicionou ao seu Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM, em sua 5ª versão), o grupo dos chamados Transtornos de Acumulação. Trata-se de um distúrbio em que o indivíduo, de forma inconsciente, tende a acumular objetos e animais, encontrando dificuldade em interromper esta aquisição ou mesmo de doá-los. É uma condição patológica séria em que os prejuízos se estendem não apenas para o acumulador (sofrimento psíquico), mas também aos animais acumulados (redução do bem estar, doenças), aos seres humanos próximos (discussões e isolamento social), ao ambiente (contaminação, mal cheiro) e aos órgãos públicos (gastos com vigilância, terapia e judicialização).


Por outro lado, em uma sociedade atual cujos princípios e valores se perdem no egocentrismo e na verdade absoluta de pequenos poderes, podem ocorrer julgamentos precipitados, equívocos de avaliação e uma fatal e covarde mistura de ódio, inveja e canalhice. Há casos em que o acusado não é um acumulador, mas simplesmente foge dos padrões considerados “normais” dentro de uma estrutura social pré-estabelecida. Com isso, são apontados, avaliados, segregados e julgados, passando por uma carnificina da alma e interpondo, em sua trajetória de vida, um estigma que nunca será retirado ou esquecido.


Em meu livro “NOSSOS BICHOS, NOSSA FAMÍLIA”, estendo-me longamente em um capítulo sobre o tema, colocando exemplos reais de acumuladores patológicos e alguns casos de erros avaliativos e judiciais. Os episódios reais, muito difundidos em uma série televisiva do grupo Discovery, são de assustar. Mas o mais espantoso é até onde vai a atitude de pessoas que acreditam saber tudo sobre o tema e que destroem vidas de inocentes taxados de acumuladores. Vale a pena dar uma lida neste capítulo para desconstruirmos aquela ideia fixa imposta pela sociedade e por falsos propedêuticos psíquicos.


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
SEMIOLOGIA (GMV116)
01/10/2018 = TURMAS A-B-C
Aula Teórica 33-34 (Sistema Tegumentar), PV06, sala 28, 15h00 às 16h40.
Discussão do desafio da semana anterior: Otite Média e Andar em Círculo.
Desafio da próxima semana: Necrose de Extremidades e Acidente Crotálico.
02/10/2018 = TURMA B
Aula Prática 35-37 (Sistema Linfático; Mucosas Superficiais; Parâmetros Vitais), Sala DMV-04, 09h00 às 11h30.
03/10/2018 = TURMA C
Aula Prática 35-37 (Sistema Linfático; Mucosas Superficiais; Parâmetros Vitais), Sala DMV-04, 09h00 às 11h30.
05/10/2018 = TURMA A
Aula Prática 35-37 (Sistema Linfático; Mucosas Superficiais; Parâmetros Vitais), Sala DMV-04, 09h00 às 11h30.
CINOFILIA (GMV150)
04/10/2018 = TURMA A
Aula Teórica 03 (Histórico da Cinofilia; Exposições Cinófilas), DMV01, 10h00 às 10h50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário