domingo, 23 de setembro de 2018

Modismo, sim!

Nesta última semana, em virtude de uma reportagem no site da UFLA (com vídeo disponível no YouTube®), acabei tendo que comprovar a intolerância burra, cega e desonesta que impera entre nós atualmente.


A reportagem é fruto de uma pesquisa em que avaliamos as razões pelas quais um tutor adquire determinado cão de raça. Na reportagem em questão, selecionamos a raça Border Collie por apresentar uma amostragem maior (115 tutores foram entrevistados).

Em suma, na pesquisa foi apontada a tendência do tutor em seguir o padrão de outros tutores próximos ou de acordo com informações divulgadas na mídia. Assim, 92 tutores (80% da população entrevistada) deram respostas vagas, sugerindo fortemente o acompanhamento de outros comportamentos humanos.


As respostas mais comuns ao questionamento sobre a razão de se ter um Border Collie foram:

“Por ser muito disseminado entre a população”
“Por que todo mundo gosta da raça”
“Por que ele sempre aparece na mídia”
“Por ser uma raça muito inteligente”
“Por ser uma raça ágil e atlética”
“Por ser um companheiro ideal para crianças”
“Por ser muito alegre”

Reparem que as três respostas mais comuns não possuem uma indicação clara das qualidades ou características da raça, e sim suposições do tutor sobre o status do cão frente à sociedade humana.

Mesmo assim, recebi uma enxurrada de e-mails, “zaps” e telefonemas de criadores e tutores inconformados com estes dados.  Muitos disseram que eu estava difamando raças, em especial o Border Collie; outros insistiram que esta pesquisa foi mal conduzida ou mal formulada (imaginem: eles nem tiveram acesso à metodologia ou à forma de interpretação dos resultados!!!); por fim, poucos cidadãos (graças a Deus) foram mais agressivos e comentaram que os dados eram um desserviço à cinofilia.

Bom, é o que eu costumo falar com aqueles mais viris ou revoltados: “é o que se tem para o almoço; se quiser comer, mande brasa, caso contrário, morda a língua e fique com fome”.

Nunca executei pesquisas para agradar fulano, ciclano ou beltrano. Em psicologia é comum nos determos no que está incomodando o sujeito e que ele tanto reclama, pois é justamente aquele fato que ele mais pratica, é conivente ou incentiva ao seu redor. Logo, para aqueles que sentiram incomodados, busquem a razão da ciência e pensem sobre o assunto. Por mais “descabida” que a pesquisa possa parecer, será que não há um fundo de verdade em seus resultados finais?

O ego humano é muito grande para ao menos pensar sobre a afirmação que “tenho um cão de raça porque não posso ser ou não sou o que quero...”. Com isso, o objeto ao qual se transfere parte das angústias e frustrações, ao mesmo tempo em que se tenta eleva-lo à condição sobre-humana, é o cão de raça. Não concorda? Tudo bem, isto faz parte do comportamento humano e também é contestado por grandes estudiosos do assunto. Mas enquanto não se tem a real e verídica razão, ainda acredito nos resultados desta pesquisa.

O modismo se traduz como uma expressão passageira; não é sinônimo de tendência. Quando um criador diz que a tendência é ter um Border Collie, eu discordo, pois tendências se mantem. Se fosse assim, o Brasil seria um dos maiores criadores da raça em todo o mundo. E não é.


Quer saber os malefícios do modismo na aquisição de cães? Veja a reportagem e você entenderá. Ela pode ser acessada no link abaixo:


Em breve sairão as reportagens que foram feitas para as redes Record, EPVT e sistema TVU/Rádio Universitária. Eu coloco os links para vocês.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
SEMIOLOGIA (GMV116)
24/09/2018 = TURMAS A-B-C
Aula Teórica 28-29 (Sistema Linfático; Sistema Tegumentar), PV06, sala 28, 15h00 às 16h40.
Discussão do desafio da semana anterior: Edema Subcutâneo e Sinal de Godet (Cacifo).
Desafio da próxima semana: Otite Média e Andar em Círculo.
25/09/2018 = TURMA B
Aula Prática 30-32 (Contenção de PA; Mucosas Superficiais), Sala DMV-22, 09h00 às 11h30.
26/09/2018 = TURMA C
Aula Prática 30-32 (Contenção de PA; Mucosas Superficiais), Sala DMV-22, 09h00 às 11h30.
28/09/2018 = TURMA A
Aula Prática 30-32 (Contenção de PA; Mucosas Superficiais), Sala DMV-22, 09h00 às 11h30.
CINOFILIA (GMV150)
27/09/2018 = TURMA A
Aula Teórica 02 (Histórico da Cinofilia), DMV01, 10h00 às 10h50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário