É engraçada a fama que alguns docentes carregam devido ao tipo de prova
que aplicam. Uma das que me imputam é que “recheio” as provas de
“pegadinhas”!!! Permitam-me divagar
sobre este assunto no intuito de esclarecer alguns pontos que muitos ainda não perceberam
(ou teimam em enxergar).
Uma prova de múltipla escolha (PME)
é feita sempre com dois objetivos: reduzir os tempos de correção e divulgação
de notas. Se alguém pensa que uma PME
é feita para “estourar” uma turma, está completamente equivocado e não entende
patavina deste assunto. Gente, uma PME
possui sua resposta lá, está escrita... Não é como uma prova aberta (PA), em que o discente precisará achar
a resposta na sua própria cabeça.
O que mais ouço de quem detesta PME
é que na PA se pode aproveitar algo
ou se tem maior liberdade de expressão. Calma lá... Qualquer docente iniciante
sabe o que é a famosa “encheção de linguiça” (termo muito usado na linguagem
vulgar, mas que não concorda com a transformação do verbo; o ideal seria
utilizar a terminologia técnica de “preenchimento
de embutido”). É típico de quem não sabe a resposta contornar o enunciado
da questão, achando que algo será aproveitado. Ledo engano...
Para se ter uma ideia das avaliações teóricas de Semiologia, coloco, em
média, 25 questões fechadas em cada uma delas. Como tenho (sempre considerando
a média) em torno de 60 alunos por semestre, são 1.500 questões para serem
corrigidas. Para a correção de uma PME,
utilizo, inicialmente, um software de
verificação de gabaritos, que me dá a resposta após leitura de um scanner, em torno de 10 segundos (!).
Apenas digito o número de matrícula do discente e escaneio o gabarito. Pronto?
Não, eu ainda faço a correção manual, pois erros podem acontecer na própria
leitura digital (nunca acusei nenhum até agora, mas sou fã da frase do espanhol
Miguel de Cervantes “Yo no creo en
brujas, pero que las hay, las hay”). Também é comum (infelizmente) do
discente não hachurar completamente o quadrado de resposta (ele coloca um “X”
ou mesmo bolinhas): assim o scanner não
reconhece. De qualquer forma, todo o processo de correção destas 1.500 questões
leva (sempre na média) em torno de 90-120 minutos. Com isso, posso liberar as
notas no mesmo dia ou, em caso de imprevistos, no máximo em 48 horas após a
realização da mesma.
Sempre elaboro as PMEs da
seguinte forma: 30% de questões fáceis, 40% de questões medianas e 30% de
questões mais complexas. Como se faz esta separação? Basta avaliar o grau de
acerto de cada questão de acordo com as turmas que passaram por ela. Assim,
pode-se estabelecer um gradiente de dificuldade. Logicamente, como são pelo
menos seis tipos de provas aplicadas no mesmo momento, há um grande banco de
questões que são sorteadas para a confecção destas provas.
Com relação às chamadas “pegadinhas”, elas não existem na verdade. Todo
o conteúdo das avaliações é dado em aula (com suporte bibliográfico de textos
de apoio, slides de aula e capítulos do meu livro, disponíveis para todos no site http://semiologia.wix.com/cacavet).
O que ocorre é justamente um reflexo das pesquisas do IDEB, que apontaram nesta
última semana que 70% dos nossos estudantes não conseguem interpretar questões
elementares! Isto mesmo; canso de responder perguntas que, se o discente ler
com calma a questão, ele a entenderá. Mas a ansiedade e o nervosismo são tão
grandes que o indivíduo não se organiza e tende a questionar antes de entender
o que está sendo cobrado. Nem vou discutir a carga de ensino anterior à
universidade, pois isto é outro assunto (apesar de muito correlacionado com os
erros de interpretação).
Na próxima postagem colocarei alguns pontos que devem ser levados em
consideração ao se fazer uma PME.
Penso que vocês poderão treinar e aplicar estas sugestões para melhorar o
rendimento nas avaliações. Até lá.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
SEMIOLOGIA (GMV116)
10/09/2018 = TURMAS A-B-C
Aula Teórica 16-17 (Marcha do Exame Clínico), PV06, sala 28, 15h00 às 16h40.
Discussão do desafio da semana anterior: Alterações Prostáticas e Disúria.
Desafio da próxima semana: Glomerulonefrite e Anemia.
Discussão do desafio da semana anterior: Alterações Prostáticas e Disúria.
Desafio da próxima semana: Glomerulonefrite e Anemia.
11/09/2018 = TURMA B
Aula Teórica 18-20 (Marcha do Exame Clínico), Sala DMV-22, 09h00 às 11h30.
12/09/2018 = TURMA C
Aula Teórica 18-20 (Marcha do Exame Clínico), Sala DMV-22, 09h00 às 11h30.14/09/2018 = TURMA A
Aula Teórica 18-20 (Marcha do Exame Clínico), Sala DMV-22, 09h00 às 11h30.
15/09/2018 = TURMAS A-B-C
1a. Avaliação Teórica 21-22 (aulas 01 a 20), Sala DMV-01, 09h00 às 10h40.
CINOFILIA (GMV150)
20/09/2018 = TURMA A
Aula Teórica 01 (Introdução à Cinofilia. Histórico da Cinofilia), DMV01, 10h00 às 10h50.
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