sábado, 1 de setembro de 2018

Vocação, Opção e a Falta Delas (Parte 3)


Bom, vamos finalizar esta analogia.

Conhecendo a história fictícia e simplista dos irmãos cozinheiros, podemos ver a diferença entre VOCAÇÃO, OPÇÃO e a falta delas (OBRIGAÇÃO). João, Pedro e Antônio são exemplos característicos do que acontece com os jovens que adentram uma instituição de ensino superior todo ano no Brasil.


Mas porque estou me referindo a este assunto no blog? Ao analisar com calma os dados apresentados a mim em uma das Avaliações Discentes semestrais das minhas disciplinas de graduação, algo me chamou a atenção neste último ano: 100% dos que responderam a estas pesquisas (isto mesmo: todos) disseram ter escolhido o curso de Medicina Veterinária não por vocação, mas por opção! Será que realmente eles sabem diferenciar uma coisa da outra? Será que esta opção, se sincera, não produzirá sequelas no futuro? Será que nossos jovens ainda não têm maturidade suficiente para escolherem sua futura ocupação profissional?

Vocação é algo que não precisamos forçar, apenas sentir seu fluir. É o “tesão” condensado em atividade, fazendo com que o indivíduo não se canse frente às adversidades, transformando sua profissão em “hobby” e não em uma robotizada tarefa. É uma pena que somente aqueles que possuem vocação possam passar plenamente este sentimento.


Logicamente os motivos que levam uma pessoa a escolher uma coisa em detrimento de outras são diversos, que passam por motivos pessoais e se estendem à condição financeira (muito impactante por sinal). Não quero e nem tenho plena capacidade para discutir estes tópicos aqui, mas, em parte, me faz associar aqueles dados da enquete com o esforço individual dentro de sala de aula. Está certo que muitos outros elementos contribuem para o desinteresse do aluno nas aulas, como a habilidade do educador, o grau de dificuldade do conteúdo, a empatia entre educador/educando e a aplicabilidade do que é ensinado. Mas uma coisa é certa: sem vocação, o rendimento é afetado. Educadores com certa calosidade na caminhada sabem diferenciar estes tipos de discentes e precisam saber como agir com cada um deles.

Não pensem em nenhum tipo de preconceito aqui, mas apenas uma estratégia para que cada um possa ser impulsionado da melhor forma rumo ao conhecimento pleno. Quando observo reclamações, verifico que a maioria destas é oriunda de alunos que optaram pelo curso ou que apenas estão ocupando vagas. Não que eu as desconsidere, mas seu peso não tem o mesmo valor de suas maledicências contra tudo e todos. São apenas excrecências de revolta contra uma situação que eles próprios criaram e insistem em alimentar. Por isso devem ser avaliadas superficialmente, decantando-se toda e qualquer alíquota de maldade que as compõem.

Logicamente estes fatos também ocorrem com professores (e como!). Mas quanto a isto me dedicarei em postagens futuras, pois se trata de algo um pouco mais complexo (e preocupante).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
SEMIOLOGIA (GMV116)
03/09/2018 = TURMAS A-B-C
Aula Teórica 11-12 (Marcha do Exame Clínico), PV06, sala 28, 15h00 às 16h40.
Discussão do desafio da semana anterior: Piometra e Hipertermia.
Desafio da próxima semana: Alterações Prostáticas e Disúria.
04/08/2018 = TURMA B
Aula Prática 13-15 (Protocolos de Exames Clínicos), Sala de Semiologia, 09h00 às 11h30.
05/08/2018 = TURMA C
Aula Prática 13-15 (Protocolos de Exames Clínicos), Sala de Semiologia, 09h00 às 11h30.
07/08/2018 = TURMA A
Feriado - Independência do Brasil.
CINOFILIA (GMV150)
20/09/2018 = TURMA A
Aula Teórica 01 (Introdução à Cinofilia. Histórico da Cinofilia), DMV01, 10h00 às 10h50.

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