Neste momento estou aplicando uma prova de múltipla escolha (PME) para uma turma de Semiologia e observando
os discentes em sua execução. Logicamente cada um tem seu estilo e logística
para desenvolver suas respostas, mas alguns conselhos são úteis ao se fazer tal
tipo de avaliação. Vou listar aqueles que considero mais importantes:
(1) O primeiro passo antes
de executar qualquer avaliação é ler as instruções contidas na mesma. Pode
parecer banal, mas alguns discentes não seguem corretamente as instruções
exigidas e podem ter suas questões anuladas (estilo de marcação de gabarito,
cor de caneta, tempo de avaliação, etc.). Assim que terminar, forneça os dados
de identificação pedidos (ou confira se os mesmos estão corretos se a PME for de um concurso, por exemplo) - seu
nome, matrícula e data, por exemplo.
(2) Leia toda a prova antes
de iniciar sua execução. Muitos acham que podem ficar nervosos com esta
atitude, mas uma estratégia inicial pode ser montada a partir desta passada de
olhos. Questões consideradas mais complexas já serão localizadas e uma escala
de possível prioridade começa a ser montada neste momento.
(3) Outro ponto fundamental
na leitura prévia de uma PME é a
certificação de que toda a prova está correta, sem faltar páginas ou questões,
ou mesmo com erros de impressão (manchas, ausência de tipos, etc.).
(4) Inicie a PME pelas questões que considera mais
fácil (você já a identificou em uma das fases anteriores). É um erro crasso (e
muitas vezes fatal) se o início for feito em ordem numérica crescente (como
apresentado na PME), pois uma questão
de maior complexidade e elaboração pode interromper seu raciocínio e demandar muito
tempo para sua execução. Após terminar a questão, marque-a para que você a
separe das demais e não precise retornar equivocadamente para a mesma questão.
Algumas PMEs aplicadas em concursos
públicos mais concorridos possuem uma “estratégia” de colocar questões mais
complexas no início e final das provas, fazendo uma espécie de “seleção
psicológica” de alguns candidatos mais incautos.
(5) Caso haja dúvida em alternativas
de uma questão, lembre-se que por mais que você pense que não sabe a resposta,
sempre haverá uma inclinação para alguma das alternativas. Neste caso, e se a
resposta escolhida não tiver nenhum tipo de impedimento técnico, mantenha esta
opção. A troca de resposta duvidosa em última hora (como na hora de preenchimento
do gabarito) geralmente leva ao erro. É o inverso do ditado popular: “vá pelo coração, já que a razão está cega”.
(6) Muitas vezes a resposta
de uma questão de PME está na
própria prova. Não fique ansioso para responder a questão; caso não saiba a
resposta, passe para as seguintes. Pode ocorrer de um assunto tratado em
questões diferentes se refira ao mesmo tópico.
(7) Não pense que o responsável
por elaborar a PME está preocupado
com a sequência estética da disposição das respostas no gabarito (como
equilibrar o número de letras entre si ou mesmo fazer um arranjo ordenado).
Marque a sua alternativa no caderno de resposta e depois passe para o gabarito.
Se a disposição estiver “esquisita”, não se preocupe: muitas PMEs são fruto de questões oriundas de
bancos de dados e que não seguem, necessariamente, um padrão de resposta.
(7) O enunciado da questão é
o ponto mais importante de uma PME.
Leia com calma este questionamento. A interpretação superficial ou errônea leva
ao erro, o que é muito comum na graduação atualmente. Lembre-se que o tempo é
sempre suficiente para que todas as questões possam ser resolvidas com calma.
(8) É comum em PMEs a inclusão de alternativas chamadas
“respostas óbvias equivocadas”. Geralmente estas alternativas são apresentadas logo
no início (letras A ou B, por exemplo), induzindo àqueles que estão em dúvida a
marca-las. Por isso é importante ler todas as alternativas apresentadas e confrontá-las
entre si antes de responder definitivamente cada questão.
(9) Ao passar as respostas
para a folha de gabaritos, vá com calma. Como a maioria das PMEs possui correção digital (por
escaneamento), qualquer rasura ou erro de preenchimento levará à anulação da
questão. Por isso passe, individualmente e em ordem numérica crescente, as
respostas para o gabarito somente quando terminada a PME. Nunca preencha o gabarito sem ter terminado a avaliação (é uma
das causas mais comuns de erro neste momento). E sempre leve em consideração a
cor da caneta exigida (nunca lápis ou canetas de cores não padronizadas) e o
tipo de preenchimento (preencher todo o espaço ou colocar “X” ou traços).
Bom, em postagens futuras vou colocar alguns exemplos práticos de questões
em que os exemplos acima podem ser aplicados.
Em tempo: De uma olhada no link abaixo. Você verá mais seis dicas úteis na realização de PMEs.
SEMIOLOGIA (GMV116)
17/09/2018 = TURMAS A-B-C
Aula Teórica 23-24 (Mucosas Aparentes. Sistema Linfático), PV06, sala 28, 15h00 às 16h40.
Discussão do desafio da semana anterior: Glomerulonefrite e Anemia.
Desafio da próxima semana: Edema Subcutâneo e Sinal de Godet (Cacifo).
Discussão do desafio da semana anterior: Glomerulonefrite e Anemia.
Desafio da próxima semana: Edema Subcutâneo e Sinal de Godet (Cacifo).
18/09/2018 = TURMA B
Aula Prática 25-27 (Métodos Semiotécnicos. Contenção de PA), Sala DMV-22, 09h00 às 11h30.
19/09/2018 = TURMA C
Aula Prática 25-27 (Métodos Semiotécnicos. Contenção de PA), Sala DMV-22, 09h00 às 11h30.
Aula Prática 25-27 (Métodos Semiotécnicos. Contenção de PA), Sala DMV-22, 09h00 às 11h30.
20/09/2018 = TURMA A
Aula Teórica 01 (Introdução à Cinofilia. Histórico da Cinofilia), DMV01, 10h00 às 10h50.
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