sábado, 29 de dezembro de 2012

Falem bem ou falem mal, mas falem de nós!


A paródia a esta famosa frase de Henry Basil King trás polêmicas (o "nós" é coisa minha, não da frase original). Alguns, como a conceituadíssima psicóloga, colunista e escritora, Martha Medeiros, não intende como um ser humano aceita que se fale mal de si; outros, do naipe de Ataulfo Alves (em sua canção Falem mal mas falem de mim), coloca: "O despeito seu me poe no apogeu". De qualquer forma, o significado disto é que estamos incomodando alguém!

Mas porque isso agora? Infelizmente, tenho visto na internet e dentro da própria UFLA, indivíduos que se julgam "defensores dos animais" e vomitam uma verborreia que contamina aos mais incautos. Como sempre ouvi nos arautos familiares: bobo e barata tem sobrando neste mundo...

Esses seres que se julgam detentores dos direitos animais (!) são, na verdade, pobres "ativistas de asfalto", que se agarram a uma causa sem ao menos conhecê-la a fundo. E com isso se grudam ferozmente ao que acreditam, impondo suas convicções e abarcando mentes pouco esclarecidas quanto ao problema.


Estes dias li uma crítica ao Hospital Veterinário da UFLA em uma rede social que me fez rir (obrigado por este momento de descontração). O autor coloca o seu ponto de vista míope sobre o atendimento clínico-cirúrgico de uma instituição que fez a cidade deste mesmo cidadão ser reconhecida em todo o Brasil como uma das melhores no ensino da Medicina Veterinária. Com isso, seu escrito ataca a instituição, os profissionais que lá trabalham e a longa tradição da Medicina Veterinária no Brasil e no Mundo. E o pior: o cidadão ainda diz que não cita nomes no "artigo", mas se alguém quiser, ele poderá enviar por e-mail (ou coisa parecida). Indo além, o autor ainda desafia a instituição para debates calorosos sobre vários temas que, se vê pela temática, ele nem ao menos conhece... Procurei algo sobre esta pessoa na "Grande Rede" e vi, decepcionado, que nunca fez nada pela Medicina Veterinária do país; não tem nenhuma titulação ou homenagem (acadêmica ou honorífica ligada à Medicina Veterinária); não possui formação suficiente para criticar a profissão médico-veterinária; ou seja: não é significativo no panorama ao qual ele mesmo pretende criticar. Ficaria muito preocupado se tal sujeito fosse alguém de expoência na área, mas apenas está "protegendo animais" e pronto... Coisa de iniciante.

No campo psicológico, temos uma série de definições para atitudes assim. Frustração em alto grau e mal resolvida, projetando em outrem suas deficiências e impotências, transtornos de personalidade, obsessão e ansiedade, etc. Mas o que mais me preocupa é que indivíduos considerados muito bonzinhos e altamente caridosos e benevolentes, que ajudam a todos e nunca falam não, são psicopatas em potencial. Verdadeiros "predadores sociais", "sanguessugas humanas" ou "vampiros da modernidade", como coloca a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva em seu livro Mentes Perigosas. Tomem cuidado com este tipo de gente, pois eles não tem cura e causam um estrago onde quer que convivam. E ainda; eles são altamente eloquentes, transitam na mídia, possuem alto poder de convencimento e cultura acima da média.


De qualquer forma, para aquelas pessoas que se encaixam neste perfil, tenho uma sugestão para que tomem a causa à risca: vendam todos os seus pertences (difícil, né?), dispam-se de suas convicções mundanas baixas (mais difícil ainda, né?) e vão morar com cães e gatos abandonados. Mas quando precisarem de serviço veterinário, peçam ajuda aos OVNIs, ETs, ao poder de alguma divindade e outras crenças, mas não procure um profissional sério, qualificado e que batalha pela saúde e bem-estar animal. Também não se esqueçam de estudar pelo menos cinco anos e ter experiência de pelo menos uns 20 anos de trabalho em instituição federal de ensino superior para poder entender o real problema ao qual tanto gostam de apontar.

Para vocês, discentes de Medicina Veterinária, não se esqueçam que temos um juramento sagrado (que vocês repetirão ao se formarem). Temos uma obrigação com o ser humano, mas sem nos esquecermos dos animais. Cuidado para não ferirem o ser humano em detrimento de falácias e meia-verdades relacionadas aos animais. Defendam, sim, os direitos de todo e qualquer animal, mas com parcimônia e conhecimento. De que adianta ser um ferrenho defensor dos direitos de um gato abandonado quando se entra em uma churrascaria e se come uma vitela, filha/o de alguma vaca que perdeu seu pobre rebento para satisfazer o seu apetite? Pensem nisso e depois conversamos.

Bom, esqueçamos toda esta baboseira, pois como diz Lucano: "Quando fazemos alguma coisa, existem três tipos de pessoas a nos criticar: aquelas que fazem exatamente o contrário do que fazemos; aquelas que fazem exatamente a mesma coisa que fazemos; e a grande massa de hipócritas que não faz absolutamente nada".

Para todos, um 2013 de sabedoria e paz nos corações. Que possamos crescer internamente e levar, aos que nos rodeiam, este sentimento de plenitude. Se isso não for possível, que pelo menos não possamos prejudicar o próximo.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

And so it's Christmas... Have a happy new year!


Sinceramente, não gosto de ser rabugento nesta época do ano, mas não dá para não comentar. Tenho uma lista de coisas que tenho verdadeira "tiriça" neste mês de dezembro, e talvez você se identifique com o que vou colocar aqui. Ai vai uma lista das dez piores:

1) Entrar em supermercado ou loja de departamento e ouvir a Simone cantando "Então é Natal" (ou canção original "Happy Xmas" de Lennon);
2) Entrar em supermercado ou loja de departamento e ouvir canções natalinas como "Jingle Bells" ou "Noite Feliz".
3) Ter que comer aquela infinidade de panetones de frutas (argh!) ou os itens daquela cesta de natal com iguarias exóticas da Nova Zelândia que você ganhou.
4) Receber tapinhas nas costas e desejos de "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" daqueles que sempre te criticaram e puxaram seu tapete o ano inteiro´(traduzindo: aguentar a hipocrisia do outrem).
5) Ter que contribuir com diversas "caixinhas de natal" de pessoas e entidades que você nunca ouviu falar ou que nunca lhe ajudaram em nada.
6) Enfrentar ruas, lojas e restaurantes entupidos em face do "espírito natalino" (traduzindo: ter que aguentar o consumismo familiar de final de ano).
7) Reprises de programas televisivos com temas natalinos ("O Natal de Barbie", "Rudolph, a Rena de Nariz Vermelho", etc.). Não se esqueçam do Especial Arqueológico de Final de Ano do Roberto Carlos (o de número 2012, pois o primeiro foi no nascimento de Cristo).
8) Amigo-oculto (ou amigo-secreto), em que você é convidado, por livre e espontânea pressão, a participar, dando algo que não quer dar e recebendo o que não serve para nada (ou pior: não receber nada por ausência de quem te tirou).
9) Os remakes musicais e jingles consagrados, como "Hoje, é um novo dia, de um novo tempo, que começou...".
10) Pessoas que sempre fizeram a coisa errada e que, com o novo ano que se aproxima, esquematizam uma nova vida, prometendo mundos e fundos para si e para os coitados que os rodeiam.

Bom, para não parecer o chato de plantão, quero desejar, de coração, que o Natal de todos ocorra da forma mais natural possível, da forma que imaginaram, sem estereótipos ou modelos, mas que seja desfrutado da presença daqueles que realmente se importam com você.

Não falarei de aulas, pois voltaremos a nos encontrar em 22 de janeiro do próximo ano (se este não acabar amanhã).

Como tinha prometido, seguem os links dos vídeos comentados nas aulas práticas de Semio:

Excelente amostra dos comportamentos canino e felino quando você chega em casa. Para quem tem as duas espécies em casa, parece real...
http://www.youtube.com/watch?v=GbycvPwr1Wg

Técnica de conteção de felinos usando uma "piranha" (subs. fem.: instrumento utilizado para prender cabelos; prendedor de cabelo). Na Espanha a técnica é conhecida como clipnose...
http://www.youtube.com/watch?v=HluqnWDVMDA

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O que vale 0,03?

Olá, pessoas.

É com muito orgulho que escrevo esta postagem, pois, pelo terceiro ano consecutivo, a UFLA se destaca como a melhor universidade de Minas Gerais e a terceira do país (na balbúrdia das 2.136 instituições avaliadas). Ficamos, segundo a avaliação do Índice Geral  de Cursos (IGC), atrás da primeira colocada nacional em "apenas" 0,03 ponto. Das 134 instituições públicas avaliadas, apenas dez conseguiram a nota máxima (IGC=5), com a UFLA em primeiro lugar em Minas Gerais.

Isso é fruto de muito trabalho, de todos e não de um grupo, pois o escore não avalia elementos pontuais, mas sim a reunião de diversos fatores. Parabéns, então, à família UFLA. Antes do que conseguir pontos e projeção no cenário nacional, precisamos, sim, melhorar ainda mais nosso ensino. Não dá para esconder o método mecanizado e de menos-valia a que nossos alunos são submetidos atualmente. O que se estuda (decora, melhor dizendo) para a prova de amanhã, é esquecido depois de amanhã. Mesmo o que ficou (sequela educacional?), ainda é pouco para a atuação profissional. E olha que estamos em uma instituição que oferece um dos melhores sistemas de ensino universitário do país. O que se dirá das demais?

Ficamos "apenas" 0,03 ponto abaixo da primeira colocada! Isso me lembra quando alguns alunos entram em minha sala no final do semestre e falam: "Mas, professor, são só dois pontos para que eu passe...". Entre 4,28 da UFGRS e 4,25 da UFLA, há um oceano de diferenças. E é nesse mar que precisamos trabalhar.                                                                                                                           

Vamos à programação da semana:


SEMIOLOGIA (GMV116)
11/12/2012, TERÇA, 08h00 às 09h40, Aulas Teóricas 11/12, Turmas A-B-C, sala 9 do SMVP-DMV. Marcha do exame clínico. Linfonodos e mucosas superficiais.
11/12/2012, TERÇA, 14h00 às 16h30, Aulas Práticas 13/14/15, Turma B, sala de Semiologia HV. Marcha do exame clínico.
12/12/2012, QUARTA, 08h00 às 10h30, Aulas Práticas 13/14/15, Turma C, sala de Semiologia HV. Marcha do exame clínico.
13/12/2012, QUINTA, 08h00 às 10h30, Aulas Práticas 13/14/15, Turma A, sala de Semiologia HV. Marcha do exame clínico.
ATENÇÃO: PARA AS AULAS PRÁTICAS É OBRIGATÓRIO O USO DE AVENTAL.

TÓPICOS AVANÇADOS EM CLÍNICA VETERINÁRIA E TERAPÊUTICA (PMV527)
11/12/2012, TERÇA, 10h00 às 11h30, Aulas Teóricas 05/06 , sala DMV-20
Seminário 1 = 10h00 às 10h45 (Ingrid)
Seminário 2 = 11h00 às 11h45 (Luciene)

E uma ótima semana para todos.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Começar de novo

Olá, moçada.

Quem disse que cães não gostam de sair bem na foto? Esta semana, um Husky Siberiano roubou a cena ao aparecer, de gaiato, em uma foto de outro colega canino. Alguém foi fotografar o Labrador (mais para "Lavrador") da foto e... ele apareceu. Esta foto rendeu mais de 28 mil visualizações no site Reddit (buscar por jfoster51).


Por falar no Husky Siberiano, você sabia que esta raça possui um estilo todo próprio de andar? Quando caminha, e se visto de frente ou de trás, suas pegadas não fazem um trilha única (ou "single tracking", em termos cinófilos); mas, à medida que a velocidade aumenta, as pegadas convergem, com os membros posteriores se movendo de forma que as pegadas dos mesmos sejam exatamente marcadas nas pegadas dos anteriores do mesmo lado. Assim, dá-se a impressão de uma trilha "de uma pata só". Coisas de cães nórdicos...

Bom, dando continuidade ao segundo semestre de 2012, segunda semana, vamos à programação das nossas aulas:

SEMIOLOGIA (GMV116)
04/12/2012, TERÇA, 08h00 às 09h40, Aulas Teóricas 06/07, Turmas A-B-C, sala 1 do PV8
Marcha do exame clínico.
04/12/2012, TERÇA, 14h00 às 16h30, Aulas Práticas 08/09/10, Turma B, sala DMV-20
Marcha do exame clínico.
05/12/2012, QUARTA, 08h00 às 10h30, Aulas Práticas 08/09/10, Turma C, sala DMV-20
Marcha do exame clínico.
06/12/2012, QUINTA, 08h00 às 10h30, Aulas Práticas 08/09/10, Turma A, sala DMV-20
Marcha do exame clínico.
ATENÇÃO: NESTA SEMANA, AS AULAS PRÁTICAS TERÃO, EXCLUSIVAMENTE, CONTEÚDOS TEÓRICOS EM FUNÇÃO DO INÍCIO DA DISCIPLINA E NECESSIDADE DE FUNDAMENTAÇÃO PARA PRÁTICA.

TÓPICOS AVANÇADOS EM CLÍNICA VETERINÁRIA E TERAPÊUTICA (PMV527)
04/12/2012, TERÇA, 10h00 às 11h30, Aulas Teóricas 03/04 , sala DMV-20
Apresentação sobre a disciplina e distribuição de seminários.

Boa semana a todos.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Notas: Parte III (C'est fini!)


Bom, para o pessoal cinófilo, as notas já estão no SIG. Dois grupos tiveram problemas com entregas, não cumprindo as exigências da disciplina. Para estes grupos, o trabalho sobre avaliação de raça (aquele feito em casa e com consulta do Padrão CBKC) valeu metade dos pontos. Assim, se a nota no SIG está 40% é porque a nota do trabalho foi de 80%.

Por fim, acabou... Todas as notas dadas e as atividades do semestre terminadas. Vamos para o segundo. Mas, antes, quero colocar para vocês uma questão que está me atormentando a cada dia: responsabilidade (ou melhor, a falta dela).

Não sei o que está acontecendo, mas a cada dia esse alimento da alma está sumindo das prateleiras da vida. A falta de comprometimento, o "deixa-que-eu-deixo" e o "jeitinho brasileiro" estão tomando conta das atitudes de todos. Responsabilidade significa, ao pé da letra, a obrigação de responder pelas próprias ações. Alguns léxicos a denominam como dever de arcar com o próprio comportamento ou com as ações de outrem.

Vi, neste semestre, muitos alunos com déficit de responsabilidade (palavreado bonito para irresponsabilidade). Muitos culpam o sistema, a Dilma, as chuvas, o professor, o Galo e por aí vai. Somente se esquecem que eles fazem parte do processo. É inadmissível que um trabalho, marcado em maio de 2012, somente seja iniciado sete meses depois e a um dia do prazo de entrega. É uma atitude suicida (para não dizer outra coisa).

Outro grave problema é a falta de leitura, aliado ao fato do indivíduo se "abestar" diante de "diálogos" no Facebook e outras redes sociais. Com isso, leio coisas calamitosas nas avaliações (quando consigo ler e não ter que traduzir para o português moderno).

Acordem, neófitos, para o que vão encontrar lá fora. A universidade ainda é uma mãe, mesmo alguns  não a considerarando como tal. Lá fora, sem a proteção paternalista e maléfica do nosso sistema de ensino, a ordem meritocrática impera. Ou você é ou você não é (não há prova substitutiva). Infelizmente essa é a nossa realidade. Escrever "profi, vc acha que eu naum conçigo faze a prova final? (sic)" pode parecer comum (infelizmente) em uma caixa postal; tente escrever isso para seu futuro chefe ou em um concurso público. Por isso sou tão incisivo na cobrança da escrita, da estética e da responsabilidade com vocês. Como educador, mais que veterinários, tenho a obrigação moral de formar cidadãos.


Para finalizar, um pensamento de um sábio chinês conhecido no ocidente como Confúcio:

"O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros."

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Notas: Parte II (ou Agora é Tarde...)


Bem, as notas da Semiologia estão no SIG. Também as enviei para o e-mail da turma. Estarei amanhã, terça (13/11/2012), à disposição para revisão pelos interessados (de 14h00 às 16h00). Deem uma boa lida no material explicativo sobre correção dos trabalhos e atribuição de notas. Vocês verão que o processo foi justo e objetivo.

É uma pena que, mesmo com a imensa ajuda, alguns insistem em não ler o que está em mãos. Não me refiro às reprovações (comum em todo curso), mas ao simples fato de não se ler mais nada. Talvez um dos maiores males que consigo identificar nos alunos de curso superior hoje em dia é a ausência do costume de ler. Com isso, lê-se mal, escreve-se mal e interpreta-se mal. A internet ajudou, em muito, a piorar a situação. O orkutês e o facebookês em vigor acabam com a gramática e a léxica da língua pátria.

De qualquer forma, prestem atenção no que está por vir. Vocês terão um Trabalho de Conclusão de Curso (muitos darão graças a Deus por não me terem como orientador). Outros poucos (corajosos) tentarão seguir a carreira acadêmica e, para isso, precisarão ler e escrever acima da média. E como isso será feito??? Não se pode comprar esses atributos na Mercado Livre nem em qualquer ponto da Internet. Por isso, prezados, prestem atenção no badalar dos sinos. Defunto só ajuda coveiro...

Bom, agora vamos para as notas da Cinofilia. Amanhã postarei todas, na parte da tarde.

domingo, 11 de novembro de 2012

Notas: Parte I (ou Cada Um se Enforca Como Quiser)


Olá, alunos da Semiologia.

As notas dos passeios já estão no e-mail da turma. Leiam com atenção o porquê de tudo e os exemplos de como as notas foram dadas. Na verdade, mantive o critério de notas (como combinado), mas acabei dando um monte de chance para aqueles que tentaram se recuperar. O que mais me impressiona é que estes pontos são de graça e ainda tem gente que inventa um rol de desculpas para não obtê-los! bastam 20 a 30 minutos a cada três semanas e pronto: créditos computados! Para alguns, estes pontos vão fazer falta.

Também me impressionou a quantidade de tentativa de fraudes de assinaturas dos Residentes. Gente, quando eu tenho dúvida, vou direto ao assunto e coloco, frente à frente, reclamante e reclamado. Assim, se alguém se sentir prejudicado, me procure para que possamos, juntos, questionar novamente o Residente para verificar se aquela assinatura é mesmo do dito cujo.

As notas dos trabalhos só sairão amanhã (12/11) na parte da tarde, pois são mais de 450 páginas de correção e estou o final de semana inteiro lendo o material de vocês. De qualquer forma, estarei nesta segunda (12/11) e terça (13/11), no horário das 14h00 às 16h00, à disposição de vocês para revisões, consultas, reclamações e coisas do gênero. Depois não haverá meios de alterar a nota, pois o SIG irá recebê-la até o dia 14/11 e pronto.


Para a turma da Cinofilia, parabéns. O trabalho de vocês deu gosto de corrigir. Apenas preciso acabar de lanças as notas da Semiologia para fechar a de vocês. Não houve reprovação por nota (não sei sobre frequência). Na terça, 13/11, colocarei as notas finais.

Até a próxima postagem com as notas finais.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Notas de Semio


Olá, pessoas do sexto.

As notas já estão no e-mail da turma. Faltam 20 pontos, referentes à Avaliação Prática (15 créditos) e aos passeios (5 créditos). A nota final será divulgada no dia 11/11/2012, a partir das 17h00.

Vamos a alguns esclarecimentos, já que muitos vieram à minha sala para questionar diversos pontos:

1) A Avaliação Prática poderá ser entregue até sexta, 09/11/2012, às 17h00 (impressa na secretaria do Hospital Veterinário e por e-mail, em arquivo DOC ou DOCX).

2) Aqueles que já terminaram seus passeios com os cães, favor deixar as carteirinhas com os Residentes. Não serei responsável pela ausência de nenhuma delas ao conferir a frequência para dar as notas.

3) Nesta quinta, 08/11/2012, estarei em minha sala para aqueles que quiserem fazer revisão (das 08h30 às 11h30 e de 14h30 às 16h00). Farei a revisão apenas das três Avaliações Teóricas, pois os trabalhos serão reenviados a vocês para verificação de erros.

4) Quanto à correção dos trabalhos, vocês devem seguir à risca o manual que enviei para vocês por e-mail (Normas de referenciação ABNT 2012.pdf). Os pontos que vocês perderam estão relacionados com grafia errada (semiológica e de português), terminologia semiológica inadequada ou errada, ausência de citação de fontes (fotos, tabelas, quadros, textos, etc.), ausência de capa padronizada (incluindo o nome do grupo, pois não sou adivinho para saber de quem é determinado trabalho), normatização bibliográfica errada, e por aí vai... Sem contar o famoso control-C / control-V. Basta seguirem as normas que enviei para fazer um trabalho dentro dos conformes. se vocês acham que estou exigindo demais, aguardem a chegada do TCC...

5) Só haverá Avaliação Substitutiva se 30% ou mais da turma (14 alunos ou mais) estiverem abaixo dos 60 créditos distribuídos no semestre. Como, até o momento (80 créditos distribuídos), temos 11 alunos (24,44%) abaixo da média, acho pouco provável que isso ocorra. Em caso afirmativo, a avaliação será realizada na segunda, 12/11/2012, às 09h00 na sala 1 do HV.

Até lá.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Aviso: Semiologia e Cinofilia



Olá, pessoal. Alguns recados da semana...

SEMIOLOGIA

A 3a Avaliação Teórica já está corrigida. Vou divulgar as notas apenas na terça (06/11) após as 17h00. O maior problema em divulgar antes é que aquelas pessoas que já passaram (poucas) poderão não se empenhar na confecção do exercício prático, deixando os que precisam na mão. Assim, em solidariedade àqueles que necessitam de mais pontos, colocarei as notas no blog na data e horário comentados.

Quanto ao exercício prático (valor = 15 créditos), vocês terão até quarta, 07/11, para enviarem ao meu e-mail (ARQUIVO EM DOC ou DOCX; NÃO ACEITAREI TRABALHOS EM PDF, TXT OU XLS). Também precisarei de uma cópia impressa, que poderá ser deixada na secretaria do Hospital Veterinário (com a Érica) ou com qualquer um dos Residentes da Clínica. Observem que a parte impressa deve, obrigatoriamente, ser entregue até 07/11 (17h00).

As notas deste trabalho e dos passeios com os cães somente serão divulgadas no sábado (10/11), na parte da tarde. Terei que verificar cada carteirinha de aluno (com relação ao passeio) e corrigir, minuciosamente, os exercícios práticos.

A revisão das provas teóricas será feita na quinta, 08/11 (de 08h30 às 11h30 e de 14h00 às 16h00). Os trabalhos serão enviados por e-mail, corrigidos.

CINOFILIA

Até o momento temos dois cães apenas para avaliação: um Blood Hound e um Pastor Alemão. Vou verificar se consigo um Pastor Maremano. Quem souber de mais algum animal de raça e que o proprietário possa vir na quarta, 07/11 (de 10h00 às 11h45), por favor me avise.

Estou aguardando as avaliações (de leis e de julgamento técnico) até sexta, 09/11; via e-mail e uma cópia impressa.

Links para obter o Padrão de Raça:

Blood Hound: http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo6/bloodhound.pdf
Pastor Alemão: http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo1/pastoralemao.pdf
Pastor Maremano: http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo1/pastormaremano.pdf

AVISO AOS DESAVISADOS: O Blood Hound também é conhecido oficialmente pela CBKC como Cão de Santo Humberto.

domingo, 28 de outubro de 2012

Cenas do dia-a-dia

Antes de tudo, aqui vão dois recados para as turmas do DMV:

SEMIOLOGIA (GMV116) = Notas, aula de Genital Masculino e demais avisos já estão na caixa postal da turma.

CINOFILIA (GMV150) = Conforme o calendário pós-greve da UFLA, não teremos atividade nesta quarta (31/10/2012), já que corresponderá ao dia de integralização curricular. Na quarta que vem (07/11/2012), teremos a nossa última aula, com uma mini-exposição cinófila. Peço a vocês que me avisem, até segunda (05/11/2012), se poderão levar algum cão de raça para avaliarmos. Vale qualquer raça (a partir dos seis meses de idade). Precisarei desta informação para avisar a todos quais as raças que serão julgadas e qual material vocês deverão levar. Lembrem-se que receberei as provas de julgamento e de avaliação cinófila até o dia 09/11 (escrito e por e-mail). Aqueles que ainda quiserem o material completo da disciplina, deixem um CD na secretaria do HV que eu gravo e depois entrego na aula do dia 07/11.

Bom, prometo não falar mais sobre ensino e procedimentos que acho certo ou errado. Cansei (por enquanto). Como diz um amigo meu, hiperativo por excelência: "hoje não dá: estou em stand by!". Vamos falar de outra coisa mais leve. Vamos falar de respeito aos animais.


Vocês devem ter visto aquele incidente horroroso que envolveu um adolescente totalmente despreparado para a vida em sociedade e um pet shop de quinta categoria, em que este indivíduo espancava os animais sem motivo algum. Não vou falar da atitude do rapaz em si, pois o próprio ato o condena perante os seus pares. Que os psicólogos, psiquiatras e delegados de polícia cuidem deste sujeito. O que pretendo é chamar a atenção daqueles que se propõem a trabalhar com animais, seja qual formação tiver.


Animais são seres indefesos, que precisam ser cuidados por nós, que pensamos ser tão evoluídos. É incrível como descarregamos nossas angústias e fracassos perante seres que consideramos mais fracos (incluindo os da nossa própria espécie). A você que lida com essas criaturas, pense bem, pois se não há  amor e carinho, pelo menos tenha respeito e consideração por um ser que está lhe dando o pão de cada dia. Mas se você faz parte daquele grupo que apenas tolera animais, vá buscar outra ocupação. Não tente ser mais um na mídia que terá seus 15 minutos de fama ao mostrar a crueldade que o ser humano tem dentro de si. E olha que, infelizmente, isso vale para poucos alunos de medicina Veterinária que tenho acompanhado nestes anos passados.

Para quem tem o estômago forte, desligue o coração e veja algumas das reportagens ou vídeos dos links abaixo. Eles revelam o que nós, criaturas escolhidas para dominar Gaia, somos capazes de maquinar e fazer.

http://g1.globo.com/parana/noticia/2011/09/camera-mostra-funcionario-de-pet-shop-assustado-apos-morte-de-cao.html
http://www.youtube.com/watch?v=OQnplkiaeiM
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/08/dona-procura-cao-sumido-apos-acidente-com-moto-de-petshop-no-ce.html
http://www.direitoanimal.org/onealltextos.php?one=185
http://saudenutrikal.blogspot.com.br/2011/08/noticias-de-pet-shops-irresponsaveis.html

E olha que isso é só uma amostra do que está acontecendo por aí. Na postagem que vem, entrarei em mais detalhes sobre o controle destes estabelecimentos no Brasil. E para terminar, um pensamento para refletir:

Ab alio expectes, quod alteri feceris (O que fizeres, encontrarás)

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Fim da greve; início da paralisação moral



Parabéns ao Governo Federal. Conseguiu desmobilizar uma greve pela (im)paciência. Mas como diz o velho ditado, “é fácil bater em cachorro morto”. Agora vai a minha crítica à própria classe a que pertenço. Não sabemos nos mobilizar; não sabemos atuar em grupos; não sabemos ao menos o que queremos. Daí fica fácil. No livro de Sun Tzu (“A Arte da Guerra”), extensivamente lido pelos executivos Pit Bulls (!), há uma passagem que nos leva a refletir sobre o que acabei de comentar:

“Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas.”

Fica claro que o inimigo ao qual faço apologia não é o Governo Federal em si, mas a mediocridade que impera neste país e o descaso de TODOS (em maiúscula para abranger até mesmo o meu galo Vygostky, culpado por não cantar, em verso-e-prosa, os horrores a que a educação vem sendo submetida). Sem contar os educadores, que de tão preocupados em fortalecer seu ego, nem ao menos conseguem definir quem é o inimigo ou o que querem. Por isso essa balbúrdia.

Um dia aprendermos a fazer uma reforma no ensino ao estilo da Inglaterra (comentarei sobre isso na próxima postagem); um dia, quiçá, aprenderemos que a função de educador não é apenas uma ocupação, mas uma preocupação com o próximo e com o desenvolvimento da nação e de seus cidadãos; um dia aprenderemos que não adianta chorar se não sabemos o porquê dos choramingos; um dia...

Bom, a greve terminou oficialmente neste domingo (comunicado ANDES-SN) e retomaremos, na UFLA, as atividades nesta quinta, 20/09. Peço a todos que possamos ter paciência e consideração pelo próximo, pois estamos enfrentando uma tempestade que sequer se anunciou no horizonte. A tormenta ainda está por vir. Prejuízos à parte, precisamos trabalhar juntos.

O novo calendário dos dois semestres de 2012 ainda será votado pela Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFLA na próxima semana. Enquanto isso, seguimos a rotina.

E para não perder o costume (já estava com comichão para escrever isso), lá vai a programação da semana:

20/09/2012, Quinta, 08h00 às 09h45, Sala de Semiologia, turma C = Palpação abdominal de Cães (P).
20/09/2012, Quinta, 14h00 às 15h45, Sala de Semiologia, turma B = Palpação abdominal de Cães (P).

Na próxima postagem, acredito eu, coloco as notas pendentes de avaliações e trabalhos.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Plantão da greve 4

Pois é, como diria um finado professor que tive: "se esquentá, azeda; se azedá, nóis bebe assim mesmo...". Neste país quase nada se tira de sério. Brinca-se com tudo: educação, política, esporte e uma lista infindável de outros temas. Não dá mais para ver o organismo sendo comido por vermes e a gente sem sequer exprimir uma palavra, um gesto, um desabafo.

Quando se tem um governo como este, atulhado de imbecis e ignorantes (na concepção radical da palavra e não na vulgata que eles tanto se achafundam), se tem o  panorama que vivemos (ou sobrevivemos?). Um governo que parte para a truculência da não-conversação e das frases neonazistas baratas do tipo "se parar, eu corto o salário" e "se não aceitar até 31/08, só em 2013". Meu Deus, onde estamos??? Será que estes políticos, como o sr. Mercadante, não pararam para pensar que este tiro no pé repercutirá por muitos anos? Culpar a Sra. Presidente Dilma (me recuso a aceitar o termo Presidenta; é feio e mais ao estilo Evita Perón) é fácil; difícil é engolir esta corja de burocratas que abundam o Palácio Presidencial dos altiplanos secos do planalto central. E olha que nem vou me ater à mídia, esta meretriz de baixo valor, que acompanha a mais sutil brisa dos poderes brasilianos.

Voltaremos, sim. É inevitável e preciso. Mas voltaremos como fel amargo não da derrota, mas do cansaço de uma luta que é de todos e para todos. Voltaremos a dar aulas ou, melhor, fingiremos que daremos aulas, com alunos que também fingirão que aprenderão algo. Assim, cumpriremos o nosso dever e papel perante este regime governamental que escolhemos. Temos o governo e o ensino que merecemos.

Parabéns a todos que lutam por condições justas de ensino; parabéns aos estudantes que apoiaram esta greve e são, sim, os maiores prejudicados no processo de greve; parabéns aos colegas, que de uma forma ou de outra, ajudaram a fortalecer o movimento grevista e as discussões sobre o tema.

E para aqueles que ainda acham que a greve é por salário apenas, que o ensino não está tão ruim assim e que as universidades públicas precisam cotizar suas vagas para minorias "desfavorecidas" pelo andar da história, meus sentimentos. Me sinto imensamente culpado por isso, já que falhei em meu processo de educar. Não o educar estudantes (isso se chama adestrar), mas o de educar e preparar cidadãos para a vida. Pessoas que se interessem pelos outros e pelo país. Por isso, me sinto frustrado, mas não derrotado. Um dia virá em que acordaremos deste coma e veremos que o corpo se deteriorou, mas ainda há chances de sobrevivência.

Por isso, pessoas,  "se esquentá, azeda; se azedá, nóis bebe assim mesmo...". E continuaremos a beber deste chorume até que vomitemos esta podridão que é o ensino brasileiro comandado por verdadeiros sacripantas do poder. Talvez teremos chance de ver nossos netos e bisnetos em um sistema verdadeiro de ensino público.

Em luto, voltarei ao meu ofício, tarefa que amo mais que tudo, pois é disto se preenche a alma de um educador: seriedade, ardor e infatigabilidade.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Plantão da Greve 3

Notícias do Comando de Greve da UFLA no dia 23/05/2012:

Informativo nº 1 da Comissão de Ética da Greve

A Comissão de Ética da greve 2012 em sua reunião do dia 18/05/2012 e com base em entendimentos tirados das discussões ocorridas na Assembléia Permanente dos Professores da UFLA, no dia 17/05/2012, e para orientar a conduta dos professores durante a greve esclarece que:

- A Comissão de Ética tem caráter consultivo e não punitivo. Esta comissão se manifestará, sempre que solicitada, no sentido de manter a legitimidade e a representatividade do movimento docente em consonância com a preservação da integridade do patrimônio público da instituição, bem como o bem estar dos membros da comunidade universitária.

- Estão paralisadas as atividades ligadas ao ensino, de caráter coletivo, como aulas de graduação, aulas de pós-graduação dos programas Stricto sensu, bem como as atividades correlatas como avaliações, trabalhos, apresentações e seminários.

- Que as atividades de pesquisa e extensão como: condução de projetos, implantação de experimentos, orientação individual a estudantes de graduação ou pós-graduação, podem ser desenvolvidas a critério dos professores.

- Outras atividades coletivas ligadas principalmente à pesquisa e extensão devem ser motivo de consulta a esta comissão, que analisará caso a caso.

- Em caso de dúvida sobre atividades específicas, recomenda-se a consulta a esta comissão.

Comissão de Ética
*******

No último boletim da ANDES-SN de 23/05/2012, 44 instituições federais de ensino estão em greve, o que corresponde a 48 seções sindicais filiadas ao ANDES-SN (a UFMG não é filiada e nem está em greve). Parabéns aos estudantes que tomaram frente ao processo e aderiram à nossa greve. Com isso, fazemos um movimento mais forte em prol do ensino superior (lembrem-se que há mais que salário envolvido nesta luta). É uma pena que uma instituição tão importante como a UFMG (do qual vim e tenho muita estima) não se pronuncie favoravelmente ao movimento neste momento. Quando as melhorias vierem, que eles aproveitem bem o suor dos colegas que lutaram por elas.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Plantão da Greve 2

Na Assembleia de Greve do dia 17/05 definiu-se que as atividades de Graduação seriam paralisadas. Quanto aos trabalhos de Pós-Graduação, recomendou-se que fossem interrompidos, mas ficaria a cargo de cada professor. Entretanto, as atividades de pesquisa e extensão continuam, especialmente aquelas financiadas por órgãos de fomento (CNPq, Fapemig e outros). As defesas de TCC podem ser apresentadas, desde que toda a Banca possa comparecer.
Até ontem, eram 33 instituições federais em greve (segundo boletim da ANDES-SN). Em Minas Gerais, as instituições já em greve são UFLA, UFOP, UFV, CEFET, UFSJ e UFTM. A UFMG ainda não se pronunciou oficialmente.
O que vemos é típico dos momentos de greve docente: paralisamos a parte fraca do sistema (discentes de Graduação) e damos continuidade ao restante. Temos muito a aprender...
Para quem quer acompanhar notícias diárias e fidedignas diretamente da fonte, vá ao endereço da ANDES-SN (http://terra.andes.org.br/blog/blog.html).

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Plantão da Greve 1

ATENÇÃO ALUNOS DAS DISCIPLINAS GMV116 (SEMIOLOGIA), GMV150 (CINOFILIA) E GMV126 (CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS)

Em atendimento ao Comando de Greve da ADUFLA, e em respeito aos demais colegas docentes que deliberaram por votação democrática o estado de greve, não darei mais as aulas de Graduação das disciplinas que coordeno (GMV116 e GMV150), bem como não aplicarei a avaliação de dermatologia da disciplina GMV126. Esta medida entra em vigor a partir das 00h00 do dia 17/05/2012, quinta-feira.

Também estarão suspensos os demais trabalhos acadêmicos ligados à Graduação, bem como atividades de pesquisa (remuneradas ou não) sob minha coordenação.

Mais notícias sobre a greve podem ser obtidas nos endereços abaixo:

terça-feira, 15 de maio de 2012

GREVE, ÓI NÓIS AQUI TRAVÊIS...



Pois é, pessoas, estamos em greve. As questões são mais complexas que as simples retóricas de salários e condições de trabalho. O momento político é instável e delicado em função da cachoeira (com trocadilhos) de denúncias de corrupção e eleições à vista. Nesta hora devemos ser conscientes dos nossos atos, vigiando o que impomos a todos que nos cercam. Todos nós temos prejuízos com greves, mas devemos vislumbrar as possíveis melhoras que podem advir deste processo (nem que sejam apenas ideológicas). Para as turmas da Semio e da Cinofilia, manterei o Blog atualizado sobre a situação, colocando notícias sobre o estado de greve de uma forma mais simples de se entender e de forma mais direta. Vamos aguardar. Não colocarei mais a programação da semana e não há necessidade de se entregar o exercício sobre o sistema respiratório. As notas serão afixadas neste blog na semana que vem.

Este final de semana tive a felicidade e a honra de passar um sábado agradabilíssimo com colegas da veterinária e da biologia, estudantes, professores e profissionais autônomos. Foi o Mini-curso de Contenção Físico-Química de Animais Selvagens, realizado nas instalações do IBAMA-BH e coordenado e ministrado por pessoas de altíssima competência e, acima de tudo, boa vontade e visão institucional, foi exemplar. Foram mais de oito horas aprendendo, apreendendo e exercitando a (pouca) prática no preparo de dardos e no manejo de zarabatanas e rifles. Muito obrigado a todos, especialmente à Coordenação do Mini-curso, na pessoa do colega veterinário Daniel.

O mais legal é que toda a renda foi convertida para o CETAS do IBAMA-BH, mobilização voluntária da Associação dos Servidores do IBAMA (ASIBAMA-MG). Parabéns a todos e faço votos que esta iniciativa se reproduza por muito tempo.

Em anexo algumas fotos para a galera do Minicurso.

A “tchurma” do Mini-curso.

O primeiro dardo a gente nunca esquece...

“Soprando o canudo”: a arte de achar que se acerta o alvo!

Atirador de elite em busca de alvo (não é brinco; é dardo!).

Daniel demonstrando o manejo do rifle.

domingo, 22 de abril de 2012

Greve??? Como assim???


Pois é, estamos em pleno procedimento de mobilização docente. É difícil falar alguma coisa neste momento, mas a situação (mais uma vez) não é das melhores. Tudo o que o Governo tinha prometido no ano paassado à nossa classe, virou fumaça. Fica difícil sentir "tesão" pela profissão (me desculpem os puritanos, mas não achei palavra melhor). Estamos sendo podados em tudo, desde o salário (motivo principal da maioria esmagadora das greves) até a liberdade de ensino. Chegaremos a um ponto em que o professor será apenas um obstáculo ao ensino. Espero que eu não tenha que ver (ou passar) por isto.

Não concordo com greves em que paramos apenas uma atividade. Temos que parar tudo e estarmos presentes na instituição para mostrar que não cruzamos os braços por nada. Infelizmente, muitos utilizam as greves para passear com a família, reformar a casa, rever aquela série enlatada americana de 104 capítulos ou mesmo estrear o pijama novo. O que adianta prejudicar um segmento (no caso, a graduação) se a outros não são afetados (pesquisa, pós-graduação, extensão)? Os alunos deveriam participar deste processo, não apenas participando das conversas entre grevistas proletariados X patrão capitalista (coisa do século XIX), mas também não aceitando aquels professores que aproveitam para furar uma greve e "adiantar" suas aulas neste período. Devemos seguir a mesma onda: se a classe decidir, todos devemos cooperar e nos unir. A melhor forma de destruir um movimento é justamente implodi-lo a partir de indivíduos não-cooperativos e alheios à classe. E dessa fauna, nossa classe está cheia.

Vamos aguardar mais notícias. É precoce entrar no modismo da "teoria do achismo". Devemos acompanhar, com serenidade, as negociações entre Governo e associações de professores. Entrar em reve é relativamente fácil, mas sair da mesma é complicado, desgastante e repleto de sequelas (muitas permanentes).

Voltando para a programação da semana, temos:

SEMIOLOGIA (GMV116)
24/04, de 08h00 às 09h40, sala PV8-4, aula teórica #41-42 (turmas A a D): Sistema Circulatório
24/04, de 14h00 às 15h30, pátio de GA, aula prática #43-45 (turma A): Prática com Equinos.
24/04, de 16h00 às 17h30, pátio de GA, aula teórica #43-45 (turma D): Prática com Equinos.
26/04, de 08h00 às 09h30, pátio de GA, aula teórica #43-45 (turma C): Prática com Equinos.
26/04, de 14h00 às 15h30, pátio de GA, aula teórica #43-45 (turma B): Prática com Equinos.

OBSERVAÇÕES:
(1) É obrigatório levar estetoscópio para aula prática. Quem não estiver de posse do instrumento, não poderá assistir à aula prática.
(2) Entrega do terceiro exercício - Contenção de Grandes Animais - até 21h00 de 23/04/2012. Não serão aceitos exercícios fora do prazo. Ficar atento à nomeação do exercício.

TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV170)
25/04, de 10h00 às 11h40, sala DMV 22, aula teórica #17 (turma A): Doenças da Hipersensibilidade.
26/04, de 14h00 às 16h00, sala DMV 22, aula teórica #11-12 (reposição, turma A): Sarnas e Dermatofitose.

CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV126)
27/04, de 09h00 às 11h40, sala DMV 01, aula teórica (turmas A/B): Dermatologia.

OBSERVAÇÃO:
(1) Material de apoio enviado para e-mail da turma.

domingo, 15 de abril de 2012

O poder da mídia


Infelizmente, na semana que passou, tivemos uma fatalidade envolvendo uma senhora e seu cão. De tudo isto, fica a dor da perda. Meus profundos sentimentos aos familiares, e que Deus traga aceitação e paz aos seus corações.

Mas a mídia é feroz (mais que o cão a que ela mesma, a mídia, taxou de "assassino"). Várias são as razões que podem ter levado ao acidente. Não estou aqui para julgar, mas também estigmatizar os envolvidos não é nem um pouco proveitoso. A mídia, tão informada (e ávida por sangue), disse ser o cão um exemplar da raça Rottweiler, que (sic) "...possui personalidade assassina e não deve ser criado como companhia".

Inicialmente, o cão a que se trata o acidente não é um exemplar da raça descrita, mas sim um mestiço (cruzamento de duas raças puras) ou sem raça definida (cruzamento entre uma raça e um mestiço ou entre mestiços). Assim, toda e qualquer característica de temperamento (e não personalidade) não pode ser imputada a animais que não possuem raças definidas.

O Rottweiler é uma raça antiga, que vem desde o tempo dos romanos. Arraigada na Alemanha (especificamente na cidade de Rottweil), foi criada, sim, como uma raça de guarda e boiadeira. Seu temperamento é dócil com seu proprietário, sendo amigável e convivendo pacificamente com crianças. Você duvida disto??? Pergunte a qualquer criador sério ou busque na internet informações confiáveis (como em http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo2/rottweiler.pdf, padrão da raça Rottweiler no Brasil). Macular a sua imagem (como fizeram com o American Pit Bull Terrier) não ajuda ninguém, além de estigmatizar a raça e vitimizar determinados grupos sociais.

Faço votos que vocês possam ler/ouvir este tipo de notícia com a devida imparcialidade que o fato merece, mas não sem o sentimento de perda e luto ao qual as vítimas merecem. A reportagem completa da TVU está em http://www.youtube.com/watch?v=R59tfZqNGao&feature=youtu.be&a&noredirect=1.

Não mais colocarei enquetes no Blog, pois acho que não está sendo muito interessante para vocês. De qualquer forma, a resposta da enquete passada se refere à persina, uma substância presente no abacate que pode intoxicar e matar psitacídeos (como papagaios, maritacas, jandaias, calopsitas e tudo o que mais grite e dê escândalos aos domingos de manhã).

Logo, vamos à programação da semana.

SEMIOLOGIA (GMV116)
17/04, de 08h00 às 09h40, sala PV8-4, aula teórica #36-37 (turmas A a D): Sistema Tegumentar.
17/04, de 14h00 às 15h30, sala DMV 20, aula teórica #38-40 (turma A): Sistema Circulatório.
17/04, de 16h00 às 17h30, sala DMV 20, aula teórica #38-40 (turma D): Sistema Circulatório.
19/04, de 08h00 às 09h30, sala DMV 20, aula teórica #38-40 (turma C): Sistema Circulatório.
19/04, de 14h00 às 15h30, sala DMV 20, aula teórica #38-40 (turma B): Sistema Circulatório.

OBSERVAÇÕES:
(1) Material de aula e demais documentos já entregues à líder de turma.
(2) Entrega do terceiro exercício - Contenção de Grandes Animais - para 23/04/2012. Não serão aceitos exercícios fora do prazo. Ficar atento à nomeação do exercício.

TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV170)
18/04, de 10h00 às 11h40, sala DMV 22, aula teórica #15-16 (turma A): Doenças da Hipersensibilidade.

sábado, 7 de abril de 2012

Feliz Páscoa


Para muitos de nós, a Páscoa é momento de reflexão religiosa e espiritual. Para outros, apenas uma data comercial. Não entrando no mérito desta questão, pois cada um é cada um (minha frase predileta!), devemos nos preocupar com a relação entre chocolate e cães. Pois é, o número de casos de intoxicação aumenta a partir deste domingo.

Apenas para (re)lembrar, o chocolate (cujo produto-base é o cacau) é rico em teobromina, uma substância que é rapidamente absorvida pelo sistema gastrintestinal e produz efeitos estimulantes sobre os sistemas circulatório e neural. O quadro de intoxicação pode se iniciar com polidipsia, emese, diarréia e inquietação. Em sequência, dependendo da concentração absorvida, aparecem sintomas de hiperatividade, taquicardia, cianose e convulsão, podendo evoluir até o óbito.

O tratamento é complexo, ainda mais que os sintomas costumam ocorrer no dia da ingestão (domingo), em que a maior parte das clínicas veterinárias está fechada (infelizmente).

Para o pessoal da Semio, temos um trabalho para ser entregue nesta segunda (leiam as instruções, pois agora não aceitarei nada fora do padrão). A representante de turma já tem as normas bibliográficas e outras instruções.

Lembrando que em função da confusão ocorrida na formação dos grupos, o Grupo 9 está sem nota (aguardando envio de arquivo em formato DOC). O Grupo 10, cujo trabalho foi equivocadamente atribuído ao Grupo 9, tirou A-.

Para a tchurma da Psi, temos uma semana difícil. Para ajudar, vale a pena ver o filme "Freud - Além da Alma" e "Um Método Perigoso". No Youtube também podemos encontrar diversas entrevistas com Jung e Freud, dando para separar as teorias dos dois aparelhos psíquicos distintos.

Vamos à programação da semana:

SEMIOLOGIA (GMV116)
10/04, de 08h00 às 09h40, sala PV8-4, aula teórica #31-32 (turmas A a D): Sistema Tegumentar.
10/04, de 14h00 às 15h30, pátio, aula prática #33-35 (turma A): Contenção de Grandes Animais.
10/04, de 16h00 às 17h30, sala DMV 20, aula prática #33-35 (turma D): Contenção de Grandes Animais.
12/04, de 08h00 às 09h30, sala DMV 20, aula prática #33-35 (turma C): Contenção de Grandes Animais.
12/04, de 14h00 às 15h30, sala DMV 20, aula prática #33-35 (turma B): Contenção de Grandes Animais.

OBSERVAÇÕES:
(1) Material de aula e demais documentos já entregues à líder de turma.
(2) Entrega do segundo exercício - Sistema Tegumentar - para 09/04/2012. Não serão aceitos exercícios fora do prazo. Ficar atento á nomeação do exercício.

TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV170)
11/04, de 10h00 às 11h40, sala DMV 22, aula teórica #13-14 (turma A): Doenças da Hipersensibilidade.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Prova é coisa séria


Bom, gente, demorei em divulgar as notas em função de uma série de peculiaridades. Vou tecer alguns comentários sobre provas e que vocês precisam ficar atentos. Vamos lá..

1) RASURAS = É inadmissível rasurar uma avaliação. Para vocês terem uma ideia, existem concursos em que uma prova pode ser anulada pelo simples fato de conter uma rasura. Nesta 1ª avaliação teórica, 31% de vocês cometeram esse deslize. Muitos, inclusive, dificultaram sobremaneira a correção, fazendo com que eu ficasse em dúvida quanto à resposta oficial.

2) RABISCOS, LEMBRETES E RECADINHOS = Deixem este pormenor para suas páginas pessoais de Orkut e Facebook. Em uma avaliação, da mesma forma que as rasuras, pode-se buscar a anulação pelo simples fato de conter uma correção de uma questão (mesmo que ela esteja errada). Aqui, 42% das provas tinham algum tipo de grafia extra-tópico, ou seja, lembretes (“colas”???) e recadinhos.

3) QUESTÕES EM BRANCO = É difícil deixarmos uma questão em branco, mas muitas vezes não temos nem a capacidade de “sacar” a resposta. Cuidado porque você pode dar sinais de extrema distância da disciplina e seu contexto. Agora, cá entre nós, deixar uma questão de Verdadeiro-Falso em branco é um passo para começar a querer morder o cotovelo (quase 7% de vocês cometeram este absurdo - não de morder o cotovelo, sei lá, mas de deixar V-F em branco).

Portanto, moçada, não serei tão condescendente na próxima avaliação. Se encontrar rasuras ou rabiscos, anularei a questão. O barato não sai caro quando combinado antes. O motivo não é ferrar ninguém, mas ensiná-los a fazer uma boa prova, sem o risco de anulação por bobagens.

Vamos às notas da 1a Avaliação Teórica. Parabéns à turma, que conseguiu a média de 81,5% (DP = 7,9%). Vamos lutar para manter isto.

MATRÍCULA - NOTA (%)
201010253 - 90
200920228 - 78
201010247 - 89
200920242 - 72
200920216 - 68
201010267 - 64
201010270 - 82
200820198 - 74
200810168 - 81
201010249 - 83
201010250 - 81
200820191 - 84
200920236 - 83
201020261 - 82
201010231 - 91
200920683 - 75
201010236 - 91
201010266 - 92
201010271 - 75
201010240 - 83
201010244 - 74
201010257 - 88
200910211 - 92
200920204 - 80
201010255 - 86
200920208 - 84
200920207 - 87
200910594 - 68
201010259 - 84
201010237 - 82
201010232 - 91
200720173 - 83
201010252 - 61
200820195 - 86
200720174 - 67
201010254 - 75
201010268 - 89
201010227 - 86
201010248 - 89
201010241 - 91
200920682 - 75
201010245 - 79
201010260 - 86
201010235 - 85
200920206 - 81

Bom, aí está a programação desta Semana Santa:

SEMIOLOGIA (GMV116)
03/04, de 08h00 às 09h40, sala PV8-4, Aula teórica #26-27 (turmas A-D): Sistema Tegumentar.
03/04, de 14h00 às 15h30, sala DMV 20, aula teórica #28-30 (turma A): Órgãos do Sentido - Oftalmologia.
03/04, de 16h00 às 17h30, sala DMV 20, aula prática #28-30 (turma D): Órgãos do Sentido - Oftalmologia.
05/04, Recesso (Quinta-Feira Santa) = Aula de reposição em 03/05/2012 (Turma C).
05/04, Recesso (Quinta-Feira Santa) = Aula de reposição em 03/05/2012 (Turma B).

OBSERVAÇÕES:
(1) Material de aula e demais documentos já enviados para a líder de turma.
(2) Exercícios que ainda não estão corrigidos serão finalizados em 04/04/2012.
(3) Notas da 1ª Avaliação Teórica divulgada (Blog, Mural HV).

TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV170)
04/04, de 10h00 às 11h40, sala DMV 22, aula teórica #11-12 (turma A): Doenças da Hipersensibilidade.

segunda-feira, 26 de março de 2012



Bom, gente. Vamos diretamente ao que interessa. Os trabalhos foram entregues com sucesso (e já retornaram para vocês, corrigidos), mas tenho algumas observações que vocês deverão seguir para os próximos:

1) Não enviem nada em qualquer outro formato a não ser DOC.
2) Não enviem mais de um arquivo (apenas um do grupo deverá enviar).
3) A nomeação do próximo trabalho, que é para o dia 07/04 (segunda, até as 21h00) é: GRUPOXSEMIO12012DERM, em que X é o número do grupo (sem 0 à esquerda).
4) Leiam as observações e correções contidas em seus trabalhos. Elas servirão como base para os próximos exercícios.
5) Consultem melhor as normas de referenciação. Elas estão muito erradas.

As notas de cada grupo são as seguintes:

G1 = A-
G2 = C+
G3 = B+
G4 = B+
G5 = B*
G6 = A-
G7 = B+
G8 = A-
G9 = A-

Usando a tabela de conversão, as notas de cada trabalho (valor máximo de 1,5 crédito) é:

A+ 1,5
A- 1,0
B+ 0,8
B- 0,5
C+ 0,4
C- 0,2

Lembrem-se que vocês tem 10 exercícios, valendo 15 créditos no total. Como diz o ditado: "É de grão em grão que a galinha enche o papo".

Programação da semana:

SEMIOLOGIA (GMV116)
27/03, de 08h00 às 09h40, sala PV8-4, 1a. Avaliação Teórica, valor: 20% (turmas A-D). Conteúdo: até a aula prática (inclusive) do dia 20 e 22/03.
27/03, de 14h00 às 15h30, sala DMV 20, aula prática #23-25 (turma A): Sistema Linfático.
27/03, de 16h00 às 17h30, sala DMV 20, aula prática #23-25 (turma D): Sistema Linfático.
29/03, de 08h00 às 09h30, sala DMV 20, aula prática #23-25 (turma C): Sistema Linfático.
29/03, de 14h00 às 15h30, sala DMV 20, aula prática #23-25 (turma B): Sistema Linfático.

OBSERVAÇÕES:
(1) Material de aula e demais documentos já entregues à líder de turma.
(2) Exercícios corrigidos e encaminhados aos grupos.

TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV170)
28/03, de 10h00 às 11h40, sala DMV 22, aula teórica #09-10 (turma A): SERÁ REMARCADA EM FUNÇÃO DA VISITA DO CORPO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE DE DELAWARE (USA). DISCENTES = FAVOR ENTRAR EM CONTATO COM O COORDENADOR.

sábado, 17 de março de 2012

Auxiliar de Veterinária: regulamentação


Voltando ao tópico sobre o Auxiliar de Veterinária, temos uma questão de discussão proposta em uma postagem anterior: qual a situação deste sujeito perante a legislação nacional vigente?

A Medicina Veterinária é uma profissão já regulamentada pela União (Lei nº5.517 23/10/1968 e Decreto-Lei nº818 de 05/09/1969). Como citado, o Auxiliar de Veterinária não é, ainda, profissão normatizada segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Daí, como fica a oferta de cursos preparatórios para o mercado (incluindo a chamada "habilitação" pelos mesmos) se este indivíduo não pode ter, em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o registro profissional? Assim, se ele for registrado em tal documento, terá em sua CTPS algum outro tipo de atividade, incorrendo em falsa informação ao órgão público regulador e aos demais órgãos afins (como a própria Previdência Social).

Por isso, acredito ser a batalha para a implantação a primeira fase da instauração desta nova atividade. A criação de uma Associação, com a redação de regimentos e normas próprias ao exercício profissional, poderá ser o primeiro passo junto ao reconhecimento pelo Governo Federal.

Retornando aos nossos trabalhos universitários, vamos à programação da semana:

SEMIOLOGIA (GMV116)
20/03, de 08h00 às 09h40, sala PV8-4, aula teórica #16-17 (turmas A a D): Mucosas Aparentes. Sistema Tegumentar.
20/03, de 14h00 às 15h30, sala DMV 20, aula prática #18-20 (turma A): Mucosas Aparentes. Sistema Linfático.
20/03, de 16h00 às 17h30, sala DMV 20, aula prática #18-20 (turma D): Mucosas Aparentes. Sistema Linfático.
22/03, de 08h00 às 09h30, sala DMV 20, aula prática #18-20 (turma C): Mucosas Aparentes. Sistema Linfático.
22/03, de 14h00 às 15h30, sala DMV 20, aula prática #18-20 (turma B): Mucosas Aparentes. Sistema Linfático.

OBSERVAÇÕES:
(1) Material de aula e demais documentos já entregues à líder de turma.
(2) O modelo geral do primeiro exercício - Sistema Linfático - já entregue à líder de turma (data de entrega = 26/03/2012). Não serão aceitos exercícios fora do prazo. Grupo de no máximo cinco alunos.

TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV170)
14/03, de 10h00 às 11h40, sala DMV 22, aula teórica #03-04 (turma A): Otites.

ATENÇÃO: MONITORIA DE SEMIOLOGIA.
(1) A nova Monitora da Semiologia é a Mariana (8º período), que pdoe ser contactada no e-mail monitorasemio@gmail.com.
(2) O horário de Monitoria (12 horas semanais) é o seguinte:
* Segundas, de 07h00 às 10h00
* Quintas, de 07h00 às 10h00
* Sextas, de 09h00 às 12h00 e de 15h00 às 18h00.
(3) Horários extras deverão ser combinados diretamente com a Monitora (incluindo o sábado pela manhã). Mas a marcação ficará dependente da aceitação da Monitora.

terça-feira, 13 de março de 2012

Resultado da Monitoria de Semiologia 2012



Segue abaixo o resultado da seleção para vaga de Monitoria Remunerada de Semiologia. Parabéns a todos que se inscreveram e que sirva de incentivo para novas investidas na área acadêmica. Lembrem-se que "O importante não é nunca cair, mas sim se levantar toda vez que se cai" (Lucano).



Pede-se ao discente 200820178 que entre em contato com o Coordenador da disciplina o mais rapidamente possível para estabelecimento de horários, cronogramas e demais funções ligadas ao exercício da Monitoria.

Assim que tiver estabelecido o horário da Monitora, passo para vocês a escala definitiva.

sábado, 10 de março de 2012

Sem mais delongas...


Sem mais delongas, vamos diretamente à programação da semana:

SEMIOLOGIA (GMV116)
13/03, de 08h00 às 09h40, sala PV8-4, aula teórica #11-12 (turmas A a D): Mucosas superficiais. Sistema Linfático.
13/03, de 14h00 às 15h30, sala DMV 20, aula prática #13-15 (turma A): Mucosas Superficiais. Sistema Linfático.
13/03, de 16h00 às 17h30, sala DMV 20, aula prática #13-15 (turma D): Mucosas Superficiais. Sistema Linfático.
15/03, de 08h00 às 09h30, sala DMV 20, aula prática #13-15 (turma C): Mucosas Superficiais. Sistema Linfático.
15/03, de 14h00 às 15h30, sala DMV 20, aula prática #13-15 (turma B): Mucosas Superficiais. Sistema Linfático.

OBSERVAÇÕES:
(1) É obrigatório o uso de avental nas aulas práticas.
(2) Material de aula e demais documentos já entregues à líder de turma.
(3) Listagem de passeios com líder de turma e Residentes. Início impreterivelmente em 12/03 (levar carteira de presença).

TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV170)
14/03, de 10h00 às 11h40, sala DMV 22, aula teórica #05-06 (turma A): Otites.

ATENÇÃO: DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DE SELEÇÃO PARA MONITORIA DE SEMIOLOGIA NO DIA 12/03, APÓS AS 14h00 (NO BLOG E NO HV).

sábado, 3 de março de 2012

Enfermagem veterinária; necessária, porém contraditória


Estamos em uma época de mudanças bruscas e contundentes. Se as aceitamos ou não, trata-se de um longo e penoso processo travado em nossas mentes. Muitas destas mudanças nos afetam profundamente, enquanto outras passam sem quaisquer considerações.

No campo profissional veterinário estamos envolvidos com uma situação conflitante: a instauração da atividade de enfermeiro veterinário ou auxiliar de veterinária. Como qualquer situação nova, o mercado já está se adequando a esta nova demanda: diversos cursos foram criados para atender aos novos enfermeiros.

Para nos situarmos melhor, esta atividade já é uma profissão regulamentada em diversos países europeus, convivendo pacificamente com a profissão veterinária. Em Portugal, o curso dura três anos. No Brasil, existem cursos de 15 dias (!) a oito meses de duração.

A justificativa e os objetivos de tal área disciplinar, segundo a divulgação de um destes cursos preparatórios, é a seguinte: "O curso se destina a pessoas que trabalham no segmento pet, especialmente pet shops e clínicas, além de proprietários e amantes de animais. O curso aborda procedimentos básicos, feridas e curativos, assepsia e desinfecção, preparo cirúrgico, equipamentos hospitalares, nutrição, manejo obstétrico e neonatal, instrumentação, paramentação, manejo ortopédico, acondicionamento e coleta de material biológico, fisiologia, anatomia, cinofilia (cães), universo felino, entre outros.".

Neste ponto eu começarei uma série de questionamentos sobre o tema nas próximas publicações deste blog. Jogarei aqui uma série de perguntas que merecem uma reflexão muito detalhada por parte dos profissionais médicos veterinários (e que serão tratadas nos próximos posts):

1) Desde quando o preparo cirúrgico, o manejo ortopédico e diversos outros procedimentos citados são básicos?
2) Quais as garantias de que este "profissional" não exercerá, à revelia da orientação veterinária, o tratamento de cães e gatos?
3) Qual o órgão que fiscalizará o exercício desta atuação (ainda não é profissão regulamentada no país)?
4) Qual a posição dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (e do próprio CFMV) sobre o assunto, ainda mais quando se tem a Resolução CFMV nº722 de 16/08/2002 e a Lei Federal nº 5517/68, art. 5º?
5) Como a maioria destes cursos preparatórios são on line e não-presenciais, será que o aluno conseguirá perícia suficiente para o exercício proposto pela atividade?
6) Quem impedirá o "enfermeiro veterinário" de realizar "pequenas intervenções cirúrgicas", como proposto em um site de um destes cursos? E qual a diferença entre "pequenas e grandes intervenções cirúrgicas"?

Isto tudo nos leva a pensar sobre a inserção desta atividade no nosso contexto, permitindo ampla divulgação e discussão antes da instalação peremptória e desorganizada de algo tão importante na ciência médica animal. Continuamos este assunto na próxima postagem.

Bom, aproveito para dar as boas-vindas aos novos alunos, propondo a programação da semana que vem.

SEMIOLOGIA (GMV116)
06/03, de 08h00 às 09h40, sala PV8-4, aula teórica #06-07 (turmas A a D): Marcha do exame clínico.
06/03, de 14h00 às 15h30, sala DMV 20, aula prática #08-10 (turma A): Mucosas Superficiais e Sistema Linfático.
06/03, de 16h00 às 17h30, sala DMV 20, aula prática #08-10 (turma D): Mucosas Superficiais e Sistema Linfático.
08/03, de 08h00 às 09h30, sala DMV 20, aula prática #08-10 (turma C): Mucosas Superficiais e Sistema Linfático.
08/03, de 14h00 às 15h30, sala DMV 20, aula prática #08-10 (turma B): Mucosas Superficiais e Sistema Linfático.

OBSERVAÇÕES:
(1) Como não haverá aula prática esta semana, não precisaremos de avental.
(2) Material de aula e demais documentos já entregues à líder de turma.

TÓPICOS AVANÇADOS EM DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS (GMV170)
07/03, de 10h00 às 11h40, sala DMV 22, aula teórica #03-04 (turma A): Otites.

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MONITORIA REMUNERADA DE SEMIOLOGIA. EXAMES DIA 09/03, às 09h30 no Hospital Veterinário.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Acelerando...


Bom, começando com o pé direito o ano de 2012. Um excelente convívio com colegas de Sampa, onde fui dar um curso de otologia. Agradeço a todos que me receberam com tamanha gentileza, da coordenação ao apoio, passando pelos auxiliares e demais colegas.

Como sempre, aprendi muito neste contato tão pequeno. E mais ainda: conheci pessoas muito agradáveis e que, tenho certeza, estaremos em contato pela caminhada profissional.

Enviei para a representante de vocês o material prometido, além de um estudo detalhado dos dois casos que tivemos a oportunidade de consultarmos juntos. Qualquer dúvida entrem em contato. Será um prazer atendê-los.

Então, vai a foto do nosso grupo de final de semana.

Abraços a todos.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

2012



Foi mais um ano que se passou. Bons e maus momentos, oportunidades, perdas, tentativas, esperanças. Assim vivemos o nosso dia-a-dia.

Espero que todos possamos ter um 2012 de sonhos, expectativas e realizações; que possamos realmente viver nossas vidas, e não apenas contar o tempo que vivemos; que tenhamos mais tolerância conosco e com os outros; que cada momento seja vivido como único, já que somos únicos; e que Deus, em sua infinita bondade, nos inunde de Suas bênçãos, permitindo que expressemos a nossa mais sincera bondade, refletindo em todos que nos rodeiam.

E para aqueles idealizadores de plantão, vale lembrar que nenhum ano será realmente novo se continuarmos a cometer os mesmos erros dos anos anteriores.

Bom, férias, mas nem tanto. Seguem as notas de Semiologia dos discentes que fizeram 2a. chamada de avaliações em 11/01/2012 (para melhor entendimento, leia última postagem de dezembro):



ATENÇÃO: PRECISO QUE AS DISCENTES COM OS NÚMEROS DE MATRÍCULA 200920249 – 200920222 -200220200 entrem em contato comigo e apresentem o pedido de abono de faltas (ou de 2a chamada) da 2a. Avaliação Teórica de Semiologia, realizada no dia 27/09/2011. Vocês tem o prazo até o dia 18/01/2012 para entrarem em contato (caso contrário, as notas destas avaliações serão anuladas e a reprovação será automática no SIG).

Boas férias a todos.