quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Taí o resultado...


Bom, este é o resultado do semestre (ver no SIG). É o reflexo de cada um de vocês. Não culpe mais ninguém pelo fracasso (ou pelo sucesso). Você é o único responsável pelas suas atitudes e ações.

Ao corrigir as carteiras de passeio, parece que alguns acreditam que eu devo ter algum distúrbio mental grave e que não irei ler nenhuma delas. Não só leio, mas confiro assinaturas, datas e horários. Tenho que valer o meu salário e a minha responsabilidade como educador. E não é que encontrei algumas pérolas, como:

* Passeios com menos de 10 minutos de duração (eu avisei que eles deveriam ter, no mínimo, 10 minutos; mesmo assim, considerei como feito).
* Passeios executados apenas em um turno do dia (alguns fizeram todos os seus passeios pela manhã ou pela tarde. Neste caso, um passeio do dia foi cortado, como eu tinha avisado e está nas carteiras de vocês).
* Passeios pouco espaçados (é incrível, mas o indivíduo consegui deixar o cão no canil após o passeio e, após longos 10-15 minutos, voltar e pegá-lo para novo passeio... Infelizmente, acabei considerando como válido, mas não deveria).

Estarei em minha sala amanhã (19/12/2014), das 08h30 às 11h30, para revisões de trabalhos acadêmicos (incluindo carteiras de passeio). Quem quiser revisar seus trabalhos, estarei aguardando. Não estarei na parte da tarde!!!

Outra notícia que não gostaria de dar é que 38% (!!!) da turma está reprovada (há muito tempo não acontecia isto na disciplina). De acordo com a resolução CEPE #042, vocês têm direito a uma nova avaliação. Pois bem: ela será dada, IMPRETERIVELMENTE, no dia 22/12/2014, às 09h00, na sala DMV-01 do Hospital Veterinário. O conteúdo abordará toda a matéria e a avaliação, fechada, constará de 23 questões, valendo 100 pontos. Apenas os alunos que ficaram abaixo dos 60% poderão faze-la. Quem não comparecer e não obter o abono da DRCA, será automaticamente reprovado.

Para os demais, boas férias, bom natal e uma excelente entrada de ano.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A problemática dos pés (com a solucionática)

PROBLEMA PROPOSTO

Você entra em um quarto e encontra sobre a cama 2 cães e 4 gatos. 1 girafa e 5 hipopótamos passeiam, 3 galinhas e um pato voam. Quantos pés estão dentro deste quarto?

SOLUCIONÁTICA DOS PÉS (no melhor estilo Odorico Paraguaçu)



Esta pergunta-brincadeira rolou no WhatsApp® por certo tempo. Apenas para que possamos ter uma ideia da subjetividade de nossos pensamentos, julgamentos e respostas, vamos fazer considerações para “destruir” as possíveis respostas consideradas certas por pretensos “raciocinadores lógicos”, além de provar que frases podem ser interpretadas da maneira com que o observador as lê (ou imagina). É neste ponto que a Semiologia avança, permitindo destrinchar objetos brutos em detalhes significativos. Não estou preocupado com a validade da resposta, pois, como vocês verão, há diversas respostas possíveis. Mas, então, vamos lá...

Inicialmente, a escrita pátria sofre com estas orações. Há acúmulo de erros léxicos, bem como o emprego inadequado de numerais. Mas isso é uma questão de conhecimento da língua portuguesa. Não é para quem quer... É para quem pode... Mas lembre-se que se trata de uma linguagem própria do meio digital e, neste meio, digitar o português correto é um sacrilégio!

Vamos partir para uma interpretação semiológica veterinária (é lógico, pois se trata de uma questão animal, e ninguém mais gabaritado para isso que o dito profissional). Começaremos a discutir qual o tipo de galinha essa pessoa se refere, já que ela voa com patos. Até o momento, não se demonstrou nenhuma galinha voadora. Mas tudo bem, vamos considerar que não se trata de um voo propriamente dito, apenas uma escapulida, daqueles tipos que ela abre as asas e dá um salto longo (que, para leigos, se assemelha a um voo).

Quanto ao ambiente, puxa, que quarto grande! Será que realmente é um quarto? Veja que cabem 16 animais lá dentro (além de você). Se fizermos algumas considerações sobre a fauna presente, teremos uma diversidade de sexo, raça e gênero, que influenciam diretamente nas faixas de peso corporal de cada um. Mas vamos considerar que todos os animais são adultos e que utilizaremos o peso médio de cada espécie. Assim (ver quadro) teremos 16,7 toneladas de animal (podendo alcançar até 20,6 toneladas). Some, a isso, o seu peso (você também está dentro do quarto).


Com isso, se pode concluir que se trata de um cômodo no térreo, pois um apartamento no décimo andar não ficaria ileso a tanto peso (haja cálculo estrutural para poder aguentar a pressão). Para que um “quarto” possa caber tanto bicho (lembre-se que os patos precisam voar, hipopótamos adultos medem entre 3,5 e 4 metros de comprimento e girafas adultas alcançam 4 a 5 metros de altura), é necessário que tenha, pelo menos, seis metros de pé direito e uma área livre (sem a cama, lógico, considerando que seja este o único mobiliário do ambiente) de 1.500 a 1.780m2 (que “quarto”, hein???).

Quanto à pergunta principal, ou seja, quantos pés existem neste quarto, vamos ter que abrir duas discussões: (a) o que é chamado de (e se entende por) “pé” e (b) se todos estes animais possuem “pés”.

a. Pela definição léxica, “pé” pode denotar tanto os membros dos animais (extremidade inferior da perna, órgão de locomoção) como a parte de um objeto sobre o qual ele se assenta. Desta forma, teremos a seguinte conta:


Considerando esse raciocínio, teremos:


Ainda caminhando por essa linha de raciocínio, devem existir 62 pés no quarto... Mas, segundo outros dicionários da língua portuguesa, “pé” é a parte da cama oposta à cabeceira. Assim, uma cama teria apenas dois pés, reduzindo a contagem global do quarto para 60 pés. Complicando ainda mais, esta pergunta de quantos pés tem uma cama é muito subjetiva, pois as chamadas “cama-boxes” possuem mais de quatro pés (a minha, por exemplo, tem 12!!!). E existem camas que se apoiam diretamente no solo, sem a presença de pés... Logo, a contagem, que antes era óbvia, fica indefinida...


b. Partindo para o lado mórbido da piada, será que todos os animais possuem “pés”??? Por que um dos cães (ou um dos gatos) não pode ser possuidor de uma prótese locomotora (ou ser amputado?). E você? Possui os dois pés (ou somente um)? Mais uma vez, a contagem exata fica indefinida.

Ainda considerando o termo “pé”, pode-se dizer que a medicina veterinária é bem ambígua com relação ao seu uso. A Nomina Anatomica Veterinaria, em sua quinta edição (2012), trás o termo “pes” (em latim) como oficial (parte distal do membro posterior); a Confederação Brasileira de Cinofilia também utiliza o termo “pé” na descrição da parte anatômica distal posterior de cães. Já as disciplinas de clínica preferem o uso do termo “patas” para quadrúpedes (anteriores ou posteriores), para evitar a confusão com os primatas (bípedes). De qualquer forma, cabe ao veterinário saber utilizar este termo de acordo com o contexto. Para o semiologista veterinário, a palavra “pé” não possui validade no caso de não-primatas.

Logo, diversas são as respostas, considerando a visão e o julgamento do observador: pode variar de nenhum pé (você é amputado das duas pernas) até um número finito maior que 62 (considerando todos os pés animais, em conjunto com o número variável de pés da cama). Não quero complicar ainda mais o raciocínio, mas se um engenheiro ou arquiteto lesse esses escritos, ainda acrescentaria mais um “pé”: o pé direito (distância entre o piso acabado e o limite inferior do teto, vulgo altura) do cômodo...

Por isso, neófitos, cuidado nas interpretações que você faz com relação ao seu cliente e seu paciente: nem tudo que parece, é; nem tudo que é, está à mostra. Extravase seu raciocínio clínico lógico para o terreno das possibilidades, tecendo questões que podem ser a explicação do problema. E não se esqueçam: “o óbvio só é óbvio para as mentes preparadas” (Lair Ribeiro).

Para quem chegou até aqui, a programação da semana é a seguinte:

02/12/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Sistema Genital Feminino (aulas 71 e 72).
02/12/2014, Terça, Aula TeóricaTurma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-23, Tema: Sistema Genital Masculino (aulas 73 a 75).
03/12/2014, Quarta, Aula Teórica, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Sistema Genital Masculino (aulas 73 a 75).
04/12/2014, Quinta, Aula Teórica, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Sistema Genital Masculino (aulas 73 a 75).

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Finalmente Inês se faz morta!

Bom, somente quem já defendeu um TCC sabe o alívio que vem após a famigerada defesa. Aconteceu e deu tudo certo. A Banca Examinadora foi generosa (até na nota) e não apertaram muito. O assunto, novo para a Psicologia, é motivo de discussões acaloradas, tanto na própria Psicologia quanto na Veterinária.

                                         
Durante a "inquisição" da Banca Examinadora. 



Banca Examinadora, composta pelos professores Ismael (Orientador), Renato (Coorientador) e Diego. 

Agradeço ao apoio de todos e peço desculpas (mais uma vez) pelas semanas ausentes. Questão de obsessividade mesmo... Para a cereja do bolo, uma editora já comprou os direitos de publicação da obra. Até final do ano que vem, sai!!!

Agora, é bola na área e "simbora cabecear"... Quanto à Inês, ela que se dane...

A programação da semana é:

25/11/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Sistema Genital Feminino (aulas 66 e 67).
25/11/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-23, Tema: Exame Semiológico de Grandes Animais (aulas 68 a 70).
26/11/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Exame Semiológico de Grandes Animais (aulas 68 a 70).
27/11/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Exame Semiológico de Grandes Animais (aulas 68 a 70).

domingo, 9 de novembro de 2014

Incerto, mas provável


Esta semana estarei com a programação incerta, pois, provavelmente, defenderei meu TCC (dependerá do meu orientador). Devo ter essas notícias apenas nesta terça. Portanto, até que se prove o contrário, seguiremos a programação estabelecida no cronograma abaixo. Se minha defesa cair no horário das aulas, adiantarei uma aula prática para todos (que já está programada, mas seria dada na semana que vem).

De qualquer jeito, não precisam fazer festa: de uma forma ou de outra, vocês terão atividade!!! Eu avisarei na aula teórica de terça.

Quanto ao material de aula, lembrem-se do que foi falado na última semana sobre os slides que serão cobrados e aqueles que apenas fazem parte do tópico.

Então, (possível) programação da semana:

11/11/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Sistema Gastrintestinal (aulas 56 e 57).
11/11/2014, Terça, Aula Teórica, Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-23, Tema: Sistema Gastrintestinal (aulas 58 a 60).
12/11/2014, Quarta, Aula Teórica, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Sistema Gastrintestinal (aulas 58 a 60).
13/11/2014, Quinta, Aula Teórica, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Sistema Gastrintestinal (aulas 58 a 60).

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

De passagem...



Gente, vamos ao que interessa, e rapidinho... Depois a gente discute mais no blog.

Programação da semana:

28/10/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Sistema Respiratório (aulas 46 e 47).
28/10/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-23, Tema: Trato Cardiorrespiratório (aulas 48 a 50).
29/10/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Trato Cardiorrespiratório (aulas 48 a 50).
30/10/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Trato Cardiorrespiratório (aulas 48 a 50).

ATENÇÃO:
OBRIGATÓRIO USO DE ESTETOSCÓPIO E TERMÔMETRO.

domingo, 19 de outubro de 2014

E viva a democracia

Estamos na beirada do momento mais decisivo para este país nos próximos quatro anos. Não, não vou fazer propaganda de um ou de outro candidato. Apenas fico triste de ver duas pessoas despreparadas para o diálogo, se engalfinhando e dirigindo, uma ao outro, impropérios e maledicências. Mas não é isso que quero ouvir. Quero saber como vai ser tocado o país daqui em diante. Em especial a educação.


Gostaria de não ver as cenas que vejo todo dia na minha rotina: lixo jogado nas ruas; vagas para pessoas com deficiência e idosos sendo ocupadas por indivíduos que não se enquadram nesta categoria; pessoas que vão aos caixas-rápido e preferenciais de supermercados apenas para não aguardarem em filas; desrespeito no trânsito; bullying nas escolas; preconceitos diversos (racial, sexual, etário, social, religioso); e por aí vão caminham as coisas...


Como minimizar isso? Políticas de segurança pública vigiando e punindo indivíduos transgressores (ao melhor estilo Foucault)? Políticas sociais subsidiando carências e diferenças sociais? Não, essas são apenas medidas paliativas e, sob um prisma político, destituídas de um propósito social real. O que precisamos é mudar a base, o alicerce, a raiz de todos estes problemas: a educação.

Por isso bato sempre na mesma tecla: nenhum país deste mundo alcançará civilidade e cidadania sem uma educação laica, atuante e sintonizada com a cultura ao qual ela se propõe mudar. Sem educação, continuaremos a jogar lixo nas ruas, a furar filas e a desrespeitar o próximo. Tudo passa pela educação.

Mas é perigoso educar a população. Povo educado não vive estabulado, não quer receber alimento de graça. Quer pastar sozinho, ruminar seu próprio volumoso. E boi que pasta sozinho, não tem dono.


Pensem nisso nas eleições do próximo final de semana. Votem com decisão de quem pode mudar seu futuro e dos outros. Escolha quem você (e não os outros) acha estar mais bem preparado para assumir este gigante capenga que está nosso país. E viva a democracia, mesmo que não estejamos, ainda, preparados para ela.

Vamos à programação da semana (quente e seca):

21/10/2014, Terça, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, 2a Avaliação Teórica (aulas 41 e 42).
21/10/2014, Terça, Aula Teórica, Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-22, Tema: Sistema Circulatório (aulas 43 a 45).
22/10/2014, Quarta, Aula Teórica, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-22, Tema: Sistema Circulatório (aulas 43 a 45).
23/10/2014, Quinta, Aula Teórica, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-22, Tema: Sistema Circulatório (aulas 43 a 45).

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Seminários e outros fantasmas educacionais

Antes de entrar no assunto, quero deixar claro que estes escritos são de inteira responsabilidade de quem isto escreve. Não quero e nem pretendo ofender a ninguém com minhas elucubrações. Mas aqui consigo pensar como educador e como aluno ao mesmo tempo, assumindo uma posição cômoda para externar o que sinto e penso sobre o assunto: seminários em aulas de graduação.

Em conversas com colegas educadores e discentes, acho pouco provável que a prática de se instituir seminários apresentados pelos alunos vá ser abandonada. Eu mesmo tenho sido vítima (isso mesmo, vítima) desta prática que considero um retrocesso no processo de ensino moderno, em que o educador deve focar não em si (como no passado), mas no aluno e sua individualidade. Vou tentar explicar...

Seminário vem da palavra latina Seminarium, que significa um viveiro de plantas. Mas, por curiosidade etimológica, a palavra também deriva de outra palavra latina, Semen, que significa semente ou sêmen. Pois é, começa pela raiz da palavra... De qualquer forma, seminário seria uma prática de plantar sementes para o florescimento de uma nova educação... Como o latim é bonito!

O que vejo são professores que não sabem como tirar proveito destes recursos pedagógicos. Da mesma forma, alunos sem a menor motivação para usufruir dos benefícios das apresentações. E, no final, finge-se que se ensina e finge-se que se aprende. Ficamos elas por elas.

Durante o meu curso, por exemplo, tenho visto diversos professores utilizando tal recurso em mais da metade da carga horária da disciplina. E aí eu pergunto: qual a finalidade por trás disto? Será que isso não se constitui em uma forma de não dar aulas? Será que não é mais fácil ouvir que falar? Tenho aqui, com meus botões, essas dúvidas.

Na última semana assisti uma dessas paródias que considero humilhante para quem estava presente: um grupo, de quatro alunos, apresentando um assunto que ninguém estava prestando atenção, usando um material ilustrativo pobre e cheio da "Síndrome do Control-C, Control-V" e um professor alheio ao circo. Foi deprimente... Me senti envergonhado por todos, em especial pelo mentor de tal atividade. Ao final, ele cobrou o material escrito (provavelmente retirado de sites que fornecem textos prontos - medíocres, mas prontos). Quando vi o material (também enviado para o e-mail da turma), vi que tinha me enganado: bastou jogar o texto no Dr. Google e descobrir, na íntegra, uma cópia de um blog sobre o assunto.


Bom, onde chegaremos com isso? Não seria mais produtivo algo discursivo e participativo? Seminários do tipo "eu apresento, você assiste, todos aplaudem" não colam mais (apesar de já terem sido considerados vanguarda no ensino!). Precisamos mudar...

Mudando de assunto, e graças ao bom Deus protetor dos feriados e dos dias de descanso, vocês ficarão livres de mim esta semana, conforme já anunciado no Cronograma da disciplina que vocês receberam no início do semestre. Porém, OS PASSEIOS ESTÃO MANTIDOS, como consta no Cronograma de Passeios, também entregue para vocês. O motivo de não termos as aulas práticas dos dias 15 e 16/10 é justamente por não conseguirmos achar um horário para a turma B (já que ela perderá a aula do dia 14/10).

Bom feriado e recesso de 13 e 14/10 para todos.

domingo, 5 de outubro de 2014

Luz no fim do túnel

Neste sábado, comemoramos o Dia Mundial dos Animais (e da morte de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais). Será que temos o que comemorar? O ser humano, apesar de tentar se aproximar cada vez mais dos animais, ainda mantem a irresponsabilidade típica da espécie. Basta dar um giro pelas cidades (todas, sem exceção) para darmos conta da situação. Cães soltos pelas ruas, em estado deplorável, geralmente aguardando serem envenenados ou atropelados. Mas não precisamos sair às ruas; deem uma olhada como uma parte da população cuida de seus pets: descaso com alimentação, higiene e bem-estar. Não vou nem comentar sobre o tráfico de animais silvestres, nem sobre a caça predatória; também não tenho espaço neste blog para discutir sobre o uso de animais como alimentos  Muito menos para as práticas criminosas de rodeios e touradas. Será que eles têm algo para comemorar?


Por outro lado, há luz no fim do túnel (e olha que o túnel é longo!). Em Belo Horizonte, finalmente foi sancionada a Lei Municipal que oficializa a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CPA). A partir de 2015, esse órgão municipal será o responsável pela situação dos animais abandonados e/ou agredidos (incluindo a ação cível contra o agressor) e a monitoração de equinos de tração de carroças. A CPA deve começar suas atividades em 2015, com um orçamento anual estimado de R$ 250.000,00.


Faço votos que esta iniciativa pioneira na cidade obtenha êxito. Mas fico preocupado com a questão financeira, pois já vi, tenho visto e, certamente, ainda verei desvios e mal uso de verbas públicas quando se trata de empreendimentos como este. Cabe à Prefeitura de BH, a Procuradoria Geral da União, as ONGs de proteção animal e a população em geral, fiscalizar o uso deste dinheiro.

Quem quiser saber mais, clique nos links abaixo:
Notícia Estado de Minas
Notícia Jornal Tudo
Notícia Jornal Hoje em Dia

"Vambora" para a programação da semana...

07/10/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema: Sistema Circulatório (aulas 36 e 37).
07/10/2014, Terça, Aula Prática. Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-23, Tema: Exames Auxiliares em Dermatologia (aulas 38 a 40).
08/10/2014, Quarta, Aula Teórica, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Exames Auxiliares em Dermatologia (aulas 38 a 40).
09/10/2014, Quinta, Aula Teórica, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Exames Auxiliares em Dermatologia (aulas 38 a 40).

ATENÇÃO: Favor trazerem o Roteiro de Exames Auxiliares nas aulas práticas.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Victoria concordia crescit

Neste momento, abrirei uma exceção no blog para compartilhar uma vitória de uma colega. Foi na semana passada, em uma defesa de Trabalho de Conclusão de Curso. Ela venceu o cansaço dos anos estudados, a tensão terrorista do TCC, suas próprias limitações e a insegurança típica de quem nunca fez. Tudo isso em um só dia. O dia de sua Defesa.

Da esquerda para a direita, Prof. Ismael (Orientador), Stefânia (Graduanda)
e prof. Diego (Presidente da Banca Examinadora) (Unilavras, 2014)
Por isso, colega, veja que a vida é muito mais que um universo de "não consigo", "não entendo" ou "não é prá mim". O "não" saiu de moda a partir do momento em que você vestiu a roupagem do "eu consigo".

Parabéns pelo esforço e pelo trabalho. Ele e fruto de seu esforço, de suas horas de Iniciação Científica, de suas intermináveis (e, às vezes, pedantes) entrevistas. E é isso... Nasceu, criou-se e agora está livre para vagar no mundo das Monografias e TCC's, Simples assim... Como diriam os antigos romanos, "victoria concordia crescit" (vitória através da harmonia).

Bom, gente, voltando à Semiologia, prometi o link do vídeo sobre contenção de felinos. Pois é, aí vai ele:
Aprenda a imobilizar um gato

Também gostaria que vocês analisassem, de forma crítica (com base nos conteúdos administrados na disciplina), os seguintes vídeos:
Contenção veterinária: gatos.
Gato muuuy agresivo en la veterinaria

Quanto à técnica de contenção cervical por meio de "piranhas", funciona. Aqui em casa, com os (atuais) 24 gatos, é uma técnica excelente para imobilização rápida. Só tome cuidado com o tamanho da "piranha" usada e os tipos de dentes que ela possui. Não sou especializado em "piranhas", mas serve aquela de tamanho médio e dentes pequenos (não ia perder a piada...).

Programação da semana...

30/09/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema: Sistema Tegumentar (aulas 31 e 32).
30/09/2014, Terça, Aula Teórica, Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-22, Tema: Sistema Circulatório (aulas 33 a 35).
01/10/2014, Quarta, Aula Teórica, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-22, Tema: Sistema Circulatório (aulas 33 a 35).
02/10/2014, Quinta, Aula Teórica, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-22, Tema: Sistema Circulatório (aulas 33 a 35).

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Prova é um saco!

Fazer prova é um saco... Ninguém gosta de ser cobrado, ainda mais quando há risco de reprovações. A maior parte dos estudantes vê a prova como uma forma de punição do professor à turma. O pior é que isso pode acontecer, pois existem cabeças e "cabeças" espalhadas pelo universo educacional.


Particularmente, sempre dei muita importância às provas que aplico. Vejo nelas um instrumento pedagógico fascinante, não apenas para os alunos, mas também para educadores. Se um professor souber "ler" o que está por trás de provas, conseguirá melhorar cada vez mais a qualidade daquilo que cobra. Querem um exemplo? vamos lá...

A última prova de vocês tinha 22 questões, divididas em 31,82% de perguntas fáceis, 50% de perguntas de nível mediano e 18,18% de perguntas com maior grau de dificuldade. Destas últimas, metade (duas questões) somente foram comentadas dentro de aulas práticas, o que inviabiliza o estudo apenas no material distribuído por mim.

Bom, a média do tempo de entrega da prova pela turma foi de 34m35s (DP=10m31s). Com isso, o tempo variou entre 24m04s e 45m06s. O tempo médio para responder cada questão foi de 01m54s. A amplitude foi de 37 minutos (18 a 55 minutos).

Quanto às notas, a média foi de 70,00% (DP=15,70%), o que gerou variação de 64,30% a 85,70%. A amplitude foi de 43,00% (47,00 a 90,00%).

Pela variação quartílica, tem-se que 35,00% da turma (14 alunos) entregaram as provas até o 27º minuto após o seu início. Esta turma teve como média 67,14% dos pontos da prova. Abaixo você verá tabelas com as continhas do inferno...



Concluindo: a prova foi fácil (média alta + desvio padrão pequeno + amplitude média + tempo de entrega reduzido), com a turma das 10 maiores notas entregando as provas entre 28 e 45 minutos (variação quartílica 2º + 3º de 60%) e a turma das 10 menores notas entregando as provas entre o início e 28 minutos (variação quartílica 1º de 60%). está cedo, mas já dá para vocês tirarem uma conclusão entre tempo de entrega da prova e nota final...

Depois desta, vamos à programação da semana...

23/09/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema: Sistema Tegumentar (aulas 26 e 27).
23/09/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-23, Tema: Métodos de Contenção. Mucosas Aparentes. Linfonodos de Cadeia Superficial (aulas 28 a 30).
24/09/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Métodos de Contenção. Mucosas Aparentes. Linfonodos de Cadeia Superficial (aulas 28 a 30).
25/09/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-23, Tema: Métodos de Contenção. Mucosas Aparentes. Linfonodos de Cadeia Superficial (aulas 28 a 30).

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

IDEB - Índice do Desenvolvimento do Estado de Burrice

Uma lástima. No mínimo, vergonhoso. É o meu sentimento com relação à divulgação do mais novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referente ao ano de 2013.


Minas Gerais alcançou IDEB para o ensino médio geral (instituições estaduais e privadas) de 3,8 (7a. colocada no ranking nacional - junto com Espírito Santo e Paraná). O estado de melhor IDEB (melhor???) foi São Paulo (4,1). Dividindo redes públicas e privadas, Minas alcançou, respectivamente, 3,6 (4a. colocada) e 5,8 (2a. colocada). E olha que 14% dos municípios brasileiros foram "reprovados" nesta avaliação, pois não melhoraram (ou pioraram em muito) seus índices.

Pelas projeções esperadas para 2021, parece que estamos perto da meta, afinal nos separam daquela data pelo menos mais sete anos. Pela lógica matemática, parece que chegaremos antes. Mas pela realidade política, tenho dúvidas.


Nesta parafernália de números, nota-se o descaso com a educação. Governos vão e vem, mas a qualidade do ensino despenca. É inacreditável que, mesmo a olhos vistos, ninguém faça nada. O Governo, para minimizar as coisas e entrar em um processo camaleônico, resolve criar bolsas e cotas para entupir universidades de pessoas despreparadas educacionalmente, fazendo o pior jogo social que se pode fazer no poder: embutir nestes grupos que eles são marginalizados e, por isso, têm direito a tudo. Porque o Governo não lhes paga, então, uma pensão vitalícia milionária em vez de desestabilizar o já frágil quadro educacional e pedagógico que temos?.

Cada vez mais tenho ouvido de colegas (e até em minha própria experiência na universidade) sobre a presença de cidadãos universitários sem o mínimo preparo para frequentarem o chamado ensino superior. São os chamados "analfabetos funcionais" (32% da população universitária), que não sabem escrever o léxico português (e quando o fazem, se expressam por hieroglifos e pictogramas), leem mal (exceto as futilidades e fofocas de seus próprios celulares e redes sociais), não conseguem interpretar o que leram, não sabem fazer contas básicas (como transformar um medicamento a 1% em mg/mL?) e muito menos entendem o que estão fazendo ali...


Pois é, Brasil. E durma-se com um barulho deste,.. O problema é de vocês, geração mais jovem. Continuem postando seus comentários e fotos no Facebook, Instagram e WhatsApp, enquanto políticos semi-analfabetos (ou até mesmo Doutores com Tese e toda a pompa) desfilam seu rosário de besteirol no cenário educacional, ajudando a "embestar" nossa população a cada quatro anos. E viva a ignorância!

Programação da semana...

09/09/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema: Marcha do Exame Clínico. Mucosas Superficiais (aulas 16 e 17).
09/09/2014, Terça, Aula Teórica, Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-22, Tema: Linfonodos de Cadeia Superficial (aulas 18 a 20).
10/09/2014, Quarta, Aula Teórica, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-22, Tema: Linfonodos de Cadeia Superficial (aulas 18 a 20).
11/09/2014, Quinta, Aula Teórica, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-22, Tema: Linfonodos de Cadeia Superficial (aulas 18 a 20).

ATENÇÃO: A listagem de passeio com os cães da Semiologia está correta. Assim, sigam o que está colocado na relação. Qualquer dúvida, basta se reportarem à mim.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Começando

Bom, iniciamos o semestre. Que possamos utilizar nossa boa vontade e curiosidade para aprender e praticar; que frente às dificuldades (que certamente virão), possamos vislumbrar caminhos alternativos, penosos, porém progressivos; que as novas situações nos enriqueçam e nos permitam desenvolver habilidades que pensávamos não ter; por fim, que, juntos, consigamos evoluir como seres humanos, profissionais e alunos/professores.


Mudando de assunto, esta semana começou o noticiário político. Para aqueles que não toleram o tema, cuidado, pois são esses seres que colocamos para responder por nós. Para os que ainda estão escolhendo seus candidatos, prestem atenção nas falas. É muito divertido! Não apenas o conteúdo, mas a forma que se fala (o que é dito). É incrível o palavreado desta fauna frente às câmeras; muitas são pessoas que nem ao menos sabem o que estão fazendo ali... E assim colocamos "tiriricas" para falar pelo povo; assim, abrimos mão do nosso direito de sermos representados por alguém sério e elegemos indivíduos que insistem em falar "assembréia legislativa" e "preito na câmera". Pois é, é vida que segue...

Bom, aí vai a programação da semana:

26/08/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema: Marcha do Exame Clínico (aulas 06 e 07).
26/08/2014, Terça, Aula Teórica, Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-22, Tema: Marcha do Exame clínico (aulas 08 a 10).
27/08/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-22, Tema: Marcha do Exame clínico (aulas 08 a 10).
28/08/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-22, Tema: Marcha do Exame clínico (aulas 08 a 10).

ATENÇÃO: A listagem de passeio com os cães da Semiologia, bem como todo o material para o mesmo, serão distribuídos nesta quarta (27/08), com início na segunda (01/09).

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Notas finais


Bom gente, tudo que é feito de forma atropelada, dá pau... Pois bem, como fui induzido a modificar a primeira questão da prova, acabei por corrigi-la com o gabarito original. Mas agora recorrigi tudo e acertei as notas no SIG (as notas aumentaram para 97% da turma). Se alguém tiver alguma dúvida, favor entrar em contato por e-mail (ou pelo blog) para podermos resolver antes da terça, pois é o prazo de envio de notas.

Abraços a todos e aproveitem este recesso (me recuso a chamar de férias...).

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Final de festa

Olá, moçada.

Vamos curto e grosso para a semana final. As notas de passeio estão listadas no SIG para consulta de vocês. Qualquer divergência, estarei nesta sexta-feira (todo o dia) para esclarecer dúvidas (tanto desta nota quanto das demais atividades avaliativas - incluindo a 3a. Avaliação Teórica feita no dia).


Quanto aos alunos que perderam as avaliações passadas (1a. Avaliação Teórica, dia 15/04/2014; 2a. Avaliação Teórica, dia 27/05/2014), só farão a 2a. chamada se houver abono oficial por parte da DRCA. A relação dos mesmos e os abonos oficiais emitidos pela DRCA são:

201111147 - Perdeu 2a. AT - Abonos válidos pelo SIG/DRCA (03/04 a 04/04/2014)
201221563 - Perdeu 1a. e 2a. AT's - Abonos válidos pelo SIG/DRCA (15/04 a 13/05/2014)
201110444 - Perdeu 1a. AT - Sem abonos válidos pelo SIG/DRCA

Lembrando que sigo estritamente o Manual Acadêmico justamente para não prejudicar ninguém. Cada um é responsável pelos seus atos...

Bom, a 3a. Avaliação Teórica será realizada amanhã (01/08/2014) na sala DMV-01, às 08h00. Quem perder esta avaliação só fará a 2a. chamada, caso tenha o abono válido pela DRCA, após o dia 18/08.

Boas férias a todos.


domingo, 13 de julho de 2014

Paradoxos e paradigmas

É, a Copa acabou e precisamos refletir sobre os acontecimentos. No país do futebol (!), muitos aproveitaram para elaborar paradoxos do arco da velha... Futebol é futebol é pronto. De que adianta traçar paralelos com qualquer outra situação que nada tem a ver com o mundo esportivo?

Mas uma situação me chamou a atenção, justamente porque a pessoa que levantou a questão muito pouco tem para falar sobre o assunto. A figura central é Ronaldo,  "O Fenômeno". Em uma postagem do Instagram, ele coloca: "Prêmios Nobel: Alemanha 102 x Brasil 0. E você ainda acha 7 x 1 significativo?".

Para quem tem pouca formação educacional e cultural, a afirmação é, no mínimo, paradoxal. Mas a grande verdade é que "O Fenômeno" revelou o descaso das autoridades brasileiras com nossa produção científica e intelectual. A Argentina, tradicional rival no futebol, possui cinco prêmios Nobel. Tivemos apenas duas indicações: Carlos Chagas e Dom Hélder Câmara, mas que não levaram... Mas sabemos que a subserviência às potências culturais ainda impera no meio acadêmico e cultural, impedindo que, nós mesmos, consigamos enxergar essa condição.

Nesta Copa foi possível observar porque a Alemanha conseguiu levar aquela horrível estatueta de Campeão Mundial: organização, método, persistência e iniciativa, tudo o que nos falta, já que preferimos utilizar a "pasión latina" como paradigma.

Me lembro quando morei na Alemanha e me assustei com o pragmatismo daquele povo. Brasileiro que sou, custei a aprender que nada vem sem esforço, sem programação. Daí a vitória e o sucesso, tão comum nos dicionários alemães. Já dizia um conhecido meu que "se esforço sozinho fosse válido, jumento seria presidente do Brasil" (ou não?).

Por isso, neófitos, vale o esforço, mas mesclado com todas as propriedades citadas anteriormente. Cada vez menos usamos nossos cérebros em nossas decisões, postergando, procrastinando e "empurrando com a barriga" nossas trajetórias pessoais e profissionais. Pensem sobre isso (e sofram)...

Aí vai a programação da semana:

15/07/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema: Sistema Genital Feminino. Sistema Genital Masculino (aulas 73 e 74).
15/07/2014, Terça, Aula Teórica, Turma B, 14h00 às 16h30, Sala DMV-20, Tema: Sistema Genital Masculino (aulas 78 a 80).
16/07/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, Sala DMV-20, Tema: Sistema Genital Masculino (aulas 78 a 80).
17/07/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, Sala DMV-20, Tema: Sistema Genital Masculino (aulas 78 a 80).

ATENÇÃO: Em virtude das modificações realizadas nos dias letivos com recesso escolar, um novo Cronograma da disciplina foi montado e está disponível na caixa eletrônica da turma. Favor conferir com cuidado as novas atividades e datas.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Pilantropia


Que o país não é sério, isso já nascemos sabendo. Mas existem coisas que ultrapassam o entendimento do cidadão comum, levando-nos a pensar que, talvez, estejamos imbecilizados pela situação em si.

Vejam o caso dos políticos presos no Escândalo do Mensalão. Antes de mais nada, quero lembrar que não sou um jurista e nem pretendo sê-lo, pois, do contrário, já estaria em maus lençóis. Mas voltando às vacas mortas, observem que a concessão para que muitos deles possam trabalhar "honestamente" (porque antes não era assim) foi justamente durante a Copa 2014. Será coincidência? Será que foi a saída à francesa do ex-ministro Joaquim que desencadeou tudo isso?

Quem tem olhos, que veja e enxergue. Porque os demais reclusos em nosso excelente sistema prisional também não possuem essa regalia? Esses políticos a que me refiro já cumpriram seu sexto de pena para poderem sair para trabalhar? Um dos graúdos vai trabalhar em uma biblioteca para botar ordem na bagunça reinante, com um salário que a maior parte dos brasileiros honestos não recebe. Então, para que ser honesto e ganhar seus "mil Real" por mês?


Meu Deus, é muita humilhação para o trabalhador tupiniquim. Mas, em parte, somos todos culpados. Como escreveu o saudoso Nelson Rodrigues:

"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida.
Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos..."

E estamos ditos. É a pilantropia brasileira em ação, em sua mais sórdida faceta: a de mostrar que é estúpida, mas se impõe pela nossa própria incapacidade cultural de "zé povinho dos trópicos" sempre aguardando o carnaval e o futebol. Que venham as Olimpíadas...

Programação da semana:

08/07/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, RECESSO - PORTARIA DA REITORIA Nº 737 DE 07/07/2014).
08/07/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 08h00 às 10h30, Galpão do SCGA, RECESSO - PORTARIA DA REITORIA Nº 737 DE 07/07/2014).
09/07/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, Galpão do SCGA (aulas 75 a 77).
10/07/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, Galpão do SCGA (aulas 75 a 77).

ATENÇÃO

(1) CONFORME VISTO POR TODOS E AVISADO NESTE BLOG, HAVERÁ AULA PRÁTICA PARA AS TURMAS C e A NOS DIAS PRÉ-ESTABELECIDOS.
(2) A REPOSIÇÃO DAS AULAS SERÁ FEITA POSTERIORMENTE (REMANEJAMENTO DO CRONOGRAMA DA DISCIPLINA, CONFORME INDICAÇÕES DA PRG). NA SEMANA QUE VEM ESTIPULAREMOS A NOVA DATA.

domingo, 29 de junho de 2014

Meritocracia não é para quem quer, mas para quem pode.

Estes dias li uma reportagem na mídia não especializada sobre as universidades brasileiras e o marasmo educacional. Adoro estes assuntos, ainda mais por fazer parte desse processo. Mas eis que o autor da matéria resolveu defender a igualdade de direitos entre os educadores de cursos superiores. Foi ai que me deu o famoso "tenesmo na tíbia"...

Sou a favor da meritocracia no ensino superior (leia direito esta frase...). Antes que eu me perca na etimologia e sentidos diversos desta palavra, prefiro definir meritocracia da seguinte forma: produziu, ganhou! Fácil. Serve para todos, de alunos a educadores. Somos uma cultura competitiva (veja a própria Copa do Mundo 2014, uma verdadeira guerra esportiva entre nações). Queremos sempre mais e de forma rápida, sem esforço.


Neste sentido, por que não melhorar nosso sistema de ensino com este fundamento. Temos uma legião de pseudo-educadores parasitas extorquindo e mamando nas já murchas tetas do Governo. É impressionante o corporativismo e o descompromisso com a coisa pública. Não é para radicalizar, mas atualmente não se tem controle sobre o professor. E antes que falem que estou acusando a classe por pura polêmica, lembrem-se que faço parte dela e sou culpado por muitas dos problemas que aqui me refiro. Perguntem se algum professor gosta de (ou quer ser) avaliado, ainda mais quando essas avaliações são públicas, expondo as mazelas de sua produtividade. A cobrança deve ser justa e o salário proporcional ao que se produziu. Dai caímos na questão salarial, mas isso é outro papo (porém, indiscutivelmente importante).

Apenas para lembrar algumas frases polêmicas do professor peruano César Camacho, o criador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas:

"Quem não gosta de sistemas que premiam o mérito, em geral, sabe que não reúne as condições mínimas para se sair bem"

"Na Amazônia existem o capim, os arbustos, árvores maiores e menores brigando pela mesma luz solar. É da natureza competir"

"A alta qualidade está ligada à dura seleção, mas o Brasil não tem pendor para a competição"

"As universidades já são avaliadas , mas precisam ser cobradas de verdade"

"Na Pós-Graduação brasileira, as notas são o que define as verbas destinadas a cada programa por CNPq e Capes. É um sistema fincado na meritocracia. (...) Porque esse valor tão caro não se dissemina na educação como um todo?"

É isso. Será que podemos???

Segue a programação da semana:

01/07/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema "Sistema Genital Feminino" (aulas 68 e 69).
01/07/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 14h00 às 16h30, Galpão do SCGA (aulas 70 a 72).
02/07/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, Galpão do SCGA (aulas 70 a 72).
02/07/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, Galpão do SCGA (aulas 70 a 72).

domingo, 22 de junho de 2014

Está em suas mãos

Para variar, Copa do Mundo. Não dá para falar ou pensar em mais nada neste momento. Discutir política e problemas sociais, só depois da final (se chegarmos lá). Não sou pessimista, mas tenho receio do que possa acontecer caso a pátria de chuteiras não chegue lá. Será que mostraremos nosso lado latino-americano passional, queimando ônibus e depredando o que encontrarmos pela frente? Será que estamos preparado para enfrentar (mais) este trauma futebolístico, já que nossa mentalidade cultural é 98% revestida por este esporte bretão?


Temos que responder é nas urnas. Não sou militante, muito menos tenho algum partido. Apenas observo pessoas que poderão me representar nos próximos quatro anos. Por isso, exerço minha cidadania tentando contribuir para um país que (ainda) acredito e que pode dar certo e ser menos cruel.

Por isso, pessoas, passem a observar pessoas. Vasculhem suas vidas políticas e pessoais. Pois é, pessoais sim, pois não acredito em bons políticos se estes possuem uma vida privada desregrada ou tumultuada. Depois que eles forem eleitos, não adianta reclamar (ou se calar, como a maioria faz). Nós temos a chance de começar a mudar a nossa sociedade, pelo menos um pouco. Faça a sua parte; se não for por você, faça pelo outro.

Parece um daqueles clichês de propaganda política, mas temos ouvido isso e nada fazemos. Por isso, nós, o povinho brazuca que adora futebol, carnaval e feriados, continuaremos pastando (e comendo volumoso de baixa qualidade). Prá frente, Brasil!!!


Programação da semana:

24/06/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema "Sistema Gastrintestinal. Sistema Genital Feminino" (aulas 63 e 64).
24/06/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 14h00 às 16h30, Galpão do SCGA (aulas 65 a 67).
25/06/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, Galpão do SCGA (aulas 65 a 67).
26/06/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, Galpão do SCGA (aulas 65 a 67).

ATENÇÃO: NOTAS DA 2a AVALIAÇÃO TEÓRICA DE SEMIOLOGIA JÁ DISPONÍVEIS NO SIG.

domingo, 15 de junho de 2014

Vândalos e Bárbaros: voltamos à idade das trevas?

O Brasil passa por um momento extremamente importante em sua história política e social. As manifestações, acredito eu, legítimas, estão levando a população a discutir decisões erradas e omissões de nossos governantes. Podem acreditar que estamos vivendo um daqueles momentos que estarão nos livros de história brasileira no futuro.

Mas o que não se pode admitir é o vandalismo (termo oriundo do povo bárbaro germânico conhecido como vândalos e que atacaram o Império Romano), cujo patrimônio, público e privado, é atacado. Nada ou ninguém consegue justificar tal ato. Por isso, defendo a opressão policial contra estes indivíduos. Por mais que os humanistas de plantão digam que é um retorno à ditadura. Não confundam ditadura com manutenção da lei e da ordem nacional. Muitos que fazem essa comparação nem ao menos viveram esta época (e sim, seus pais); nunca discutiram, aprofundadamente, este período sombrio da história nacional; nunca leram Foucault ("Vigiar e Punir").


Esta semana a mídia enfatizou uma das notícias que, para mim, foi mais emblemática neste contexto. Um pai, desesperado, retira seu filho de 16 anos do meio de baderneiros. O diálogo que se segue (transcrito, na íntegra, em diversos sites), mostra a fragilidade ideológica do jovem e a explanação de seu pai acerca desta situação. Vale a pena dar uma espiada e tirar suas próprias conclusões.

Link do vídeo: Pai e filho em manifestação

Vale refletir no que estamos pleiteando. Forças sindicais feridas em sua ideologia, brigas políticas em busca do poder, disputas de ego e, principalmente, ignorância cultural, norteiam essas manifestações. Tenho visto entrevistas de indivíduos que nem ao menos sabem utilizar da correta língua pátria. Apenas esbravejam e saqueiam o patrimônio dos outros. Ai vem um pseudo erudito-político ex-presidente do Brasil, segundo ele saído da "massa" (seria um macarrão?), e dá declarações que, sob o ponto de vista social, deveriam ser ditas em um banheiro público, de tão putrefatas que se revelam.


Bom, cabe a vocês decidirem o que seguir. Parafraseando o pai do jovem neovândalo, "no momento em que estiver ganhando o próprio dinheiro, há de se ter direito de manifestar". E o estudo é o caminho mais fácil para se buscar este estado (sem correr o risco de falar "mortandela", "guspe" e "mendingo" em público). Mas o que estamos fazendo do nosso estudo? A resposta está com vocês...

Novamente, em ritmo de Copa, vamos para a programação da semana:

17/06/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema "Sistema Gastrintestinal" (aulas 61 e 62).
17/06/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, Não haverá aula (Portaria MPOG #113/14).
18/06/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, Não haverá aula (Compensação de aula).
19/06/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, Não haverá aula (Feriado - Corpus Christi).

ATENÇÃO: HAVERÁ AULA TEÓRICA NORMALMENTE NO DIA 17/06/2014, CONFORME DELIBERAÇÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO (PORTARIA #113 DE 03/04/2014).

domingo, 8 de junho de 2014

É coisas...

Antes que condenem a escrita do título, esta frase me marcou muito, pois era dita (e ainda é) por um dos maiores veterinários e amigos que já conheci. Quando a situação era ilógica, sempre ouvia essa pérola, misto de indignação e conformismo.


Esta semana, amaciado pelo batente, resolvi pedir uma refeição entregue em domicílio. Isso aconteceu neste último sábado, às 20h00. Só que para Lavras, você precisa ter uma carga tremenda de paciência e tolerância ao pedir tal tipo de serviço. Se estivéssemos em Sampa, certamente um entrega desta demoraria três a quatro horas (se o motoboy não fosse atropelado no caminho). Mas, em Lavras, quando se necessita de 15 minutos para atravessar a cidade de cabo a rabo, o tempo não deveria se estender tanto assim.


Bom, depois de duas horas e meia, o famigerado entregador apareceu (após duas ligações prévias para o restaurante). Questionei o porque de seu atraso e ele disse que era devido ao excesso de entregas e a escassez de motoboys no mercado. Para piorar, disse que estava a quinze minutos procurando a minha casa (será que eles trabalham com bolas de cristal ou GPS's?).

Nestas horas, o julgamento é fatal: será que foi o número excessivo de entregas? Será que fui o último da lista? Será que o restaurante esqueceu do meu pedido e só se lembrou após meus últimos telefonemas? Será...

De qualquer forma, falta profissionalismo, algo que sempre lutei como escudo para qualquer atividade profissional. Antes de ser um excelente pedreiro, médico ou administrador, você precisa executar sua atividade com respeito aos outros. Essa é a primeira regra do profissionalismo. O restante se adquire.

Bom, para finalizar a noite, a entrega estava errada (pedido trocado), o que fez o motoboy retornar ao meu lar após 30 minutos da sua primeira visita. É coisas...

Vamos, em ritmo de Copa (?), para a programação da semana:

10/06/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema "Sistema Gastrintestinal" (aulas 56 e 57).
10/06/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 14h00 às 16h30, Galpão do SCGA (aulas 58 a 60).
11/06/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, Galpão do SCGA (aulas 58 a 60).
12/06/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, Galpão do SCGA (aulas 58 a 60).

ATENÇÃO: HAVERÁ AULA NORMALMENTE NO DIA 12/06/2014 (ATÉ AS 12h30), CONFORME DELIBERAÇÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO (PORTARIA #113 DE 03/04/2014).

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Mell para azedar...

Todos devem ter sua opinião e serem respeitados por isso. É o mínimo da cartilha de cidadania que deveríamos usar. Mas nessas terras tupiniquins (e parafraseando George Orwell em "A Revolução dos Bichos"): "Todos os bichos são iguais, só que uns são mais iguais que os outros...".

Nesta conturbada semana, uma apresentadora de TV, atriz e modelo conhecida como Luiza Mell (na verdade, Marina Zatz de Camargo), resolveu atacar a classe veterinária. Não vou me ater aos detalhes, pois a internet está repleto deles, mas em um arrebalde de arrogância, pouco conhecimento e excesso de puritanismo animal, a advogada (pois é, curso superior e tudo) voltou suas palavras ferinas para a classe veterinária.


Bom, parece que a auto-intitulada "ativista animal" gosta de polemizar. Mas que vá criar confusão em outras bandas, já que, por se tratar de figura pública e formadora de opinião, deveria se inteirar dos fatos que ela comenta (ou atua).

Apenas para não esquecer, foi esta a advogada que participou da invasão do Instituto Royal em 18 de novembro do ano passado. Foi ela mesmo quem prescreveu ("prescreveu???") bicarbonato de sódio para o tratamento de neoplasias malignas em cães (sem comentários).

Ver resposta do CRMV-SP à dita cuja em
Resposta do CRMV-SP:

Ver página da Ativista em
Página Oficial da Luiza Mell

Ver opinião do CRMV-Sp sobre tratamento do câncer com bicarbonato de sódio:
Resposta do CRMV-SP

Programação da semana:

03/06/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema "Sistema Respiratório. Sistema Tegumentar" (aulas 51 e 52).
03/06/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 14h00 às 16h30, Galpão do SCGA (aulas 53 a 55).
04/06/2014, Quarta, Aula PráticaTurma C, 08h00 às 10h30, Galpão do SCGA (aulas 53 a 55).
05/06/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, Galpão do SCGA (aulas 53 a 55).


Atenção:
Verificar novo Cronograma da disciplina com a representante de turma e/ou monitora.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Ser ou não ser


Nesta semana que passou tive o contato com um adolescente que toda mãe iria se orgulhar: estudioso, educado, inteligente, agradável... Ou seja, algo doentio e extraterrestre nos moldes humanos atuais. Segundo o seu relato (não é paciente meu, apenas um conhecido, filho de "chegados"), ele estuda 12 a 14 horas por dia (incluindo sábados), além de fazer curso de língua estrangeira nas "horas vagas". Ele tem 18 anos e pretende fazer o ENEM este ano, escolhendo o melhor curso da área pretendida.

Pensei com meus botões: a que nos reduzimos. Nos meus dezoito anos, ainda jogava bola na rua (de "capotão"), roubava mangas e jabuticabas do quintal dos vizinhos e paquerava algumas meninas que povoavam o meu dia-a-dia. Enfim, eu vivia.


Não adianta falar que os tempos mudam (eles mudam mesmo). A cobrança em cima desta geração (a conhecida geração Y) é enorme e covarde. O pior de tudo é a própria cobrança que eles mesmos, indivíduos nessa faixa etária (nasceram nos anos 1980/1990), fazem de si. O discurso daquele menino, ainda com declinação de voz e esparsos pelos faciais, me chamou à realidade.

O maior perigo destes "quase-adultos-mentais" é não conseguir o que almejam, aumentando, ainda mais, a sua frustração com suas (supostas) incapacidades. Em vez de "meninos e meninas-Y", eles deveriam ser chamados de "geração F", de geração Frustrada, Fabricada, Faccionalista, Facetada (e mais uma infinidade de adjetivos com F). Se não tomarem às rédeas desta situação, serão meros expectadores do sucesso dos outros, puros depositários de Fracassos (mais um F).

Enfim, serão esses os meus alunos do futuro, que não suportarão uma nota baixa, uma reprimenda, uma sugestão. Para eles, a perfeição é o objetivo. Qualquer coisa diferente disso é Fraqueza (mais um F).

Fechando o papo, tai a programação da semana:

13/05/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema "Sistema Tegumentar" (aulas 35 e 36).
13/05/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 14h00 às 16h30, sala DMV-23, Tema "Exames Auxiliares em Dermatologia Veterinária" (aulas 37 a 39).
14/05/2014, Quarta, Aula PráticaTurma C, 08h00 às 10h30, sala DMV-23, Tema "Exames Auxiliares em Dermatologia Veterinária" (aulas 37 a 39).
15/05/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, sala DMV-23, Tema "Exames Auxiliares em Dermatologia Veterinária" (aulas 37 a 39).

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Uma banana para os professores


Abordarei o episódio com Daniel Alves no Blog, mas não buscarei explorar o lado racista do ato desferido contra o jogador na semana passada. Se dermos abertura midiática a este tipo de acontecimento, os estúpidos que cometem estes absurdos terão alcançado o seu êxito.


Mas o que me levou a escrever sobre ele foi um fato curioso. Estava descansando esta carcomida carcaça no domingo pela manhã, quando um programa esportivo da TV noticiou o ocorrido. Um repórter foi entrevistar o sujeito e adentrou em seu palácio. Do lado de fora, Daniel chega em sua Ferrari. Já ao meu lado, uma pessoa (professora universitária, diga-se de passagem) fez o seguinte comentário: "Puxa, isso é injusto. Trabalho a semana inteira - incluindo feriados e finais de semana - educando e gastando neurônios e ATPs, enquanto o fulano ganha em um mês o que levo praticamente a vida toda para ganhar!". Fiquei calado e optei por não discordar da assertiva da colega. Mas deu vontade de falar...

Falar que não era culpa do Daniel Alves ganhar cem vezes mais e trabalhar cinquenta vezes menos que ela. Ele está cumprindo o papel que nós (incluindo a professora) demos a ele. Valorizamos muito o seu papel e é por isso que ele ganha mais! Nossa sociedade é assim e sempre será. Em qualquer cultura. O que mais valorizamos profissionalmente, terá os louros da fama (e do dinheiro). E somos (e seremos) sempre culpados. Estenda este pensamento para outras profissões "endeusadas" de nosso povoado tupiniquim que você entenderá melhor o que quero dizer.

E quanto aos professores? Ah, os professores? Uma banana para eles...

Bom, programação da semana:

06/05/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema "Sistema Tegumentar" (aulas 30 e 31).
06/05/2014, Terça, Aula Teórica, Turma B, 14h00 às 16h30, sala DMV-22, Tema "Sistema Tegumentar" (aulas 32 a 34).
07/05/2014, Quarta, Aula Teórica, Turma C, 08h00 às 10h30, sala DMV-22, Tema "Sistema Tegumentar" (aulas 32 a 34).
08/05/2014, Quinta, Aula Teórica, Turma A, 08h00 às 10h30, sala DMV-22, Tema "Sistema Tegumentar" (aulas 32 a 34).

Observação:
* A aula prática da semana passada da Turma A será reposta na próxima aula prática.
* Atentos às aulas teóricas desta semana (material já enviado para líder de turma).

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Em cima


Em tempo, gente, a programação desta semana. Desculpem pela pressa, mas duas semanas seguidas de três dias úteis é, simplesmente, foda. Mas aí vai...

29/04/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema "Mucosas Superficiais; Sistema Linfático; Sistema Tegumentar" (aulas 26 e 27).
29/04/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 14h00 às 16h30, sala DMV-04, Tema "Sistema Linfático" (aulas 28 a 30).
30/04/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, sala DMV-04, Tema "Sistema Linfático" (aulas 28 a 30).
01/05/2014, Quinta, Turma A, Feriado.

Da mesma forma que no feriado anterior, a aula da Turma A na próxima semana terá a complementação deste conteúdo.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Labrador "prá" que te quero

E finalmente aconteceu... O "pequeno gigante" caiu! Neste mês, o American Kennel Club, maior clube de cinofilia do mundo, liberou o livro de registros do ano de 2013. Pela primeira vez em 22 anos, uma raça que não o Poodle alcança o maior índice de registros de raças. Trata-se do Retriever do Labrador. Acredita-se que devido à sua recente utilização como cão de serviço social (trabalhos assistidos, busca e resgate), sua fácil adestrabilidade e sua aptidão para caça (ótimo faro e capacidade de trazer a presa sem machuca-la), o Labrador vem em uma ascendência espetacular nos Estados Unidos (o que deve ser um padrão nos demais países com cinofilia avançada). As demais raças, em ordem crescente de posicionamento do ranking norte-americano, são: Pastor Alemão, Golden Retriever, Beagle, Buldogue Americano, Yorkshire Terrier, Boxer, Poodle, Rottweiler e Teckel (Dachshund). Cabe ressaltar que a cultura cinófila norte-americana difere da europeia pela preferência de cães de médio a grande porte.

Fonte da imagem: Canil Summer Storm

Tudo isso pode ser visto em Most USA popular dogs in 2013. Vale a pena conferir.

Para não perdermos o costume, segue a programação da semana. Lembrando que a turma A terá uma pratica mais longa (mas dentro do horário da disciplina) para suprir a aula perdida da semana anterior.

22/04/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema "Marcha do Exame Clínico; Mucosas Superficiais; Sistema Linfático" (aulas 21 e 22).
22/04/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 14h00 às 16h30, sala DMV-04, Tema "Contenção de Pequenos Animais; Mucosas Superficiais" (aulas 23 a 25).
23/04/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, sala DMV-04, Tema "Contenção de Pequenos Animais; Mucosas Superficiais" (aulas 23 a 25).
24/04/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, sala DMV-04, Tema "Contenção de Pequenos Animais; Mucosas Superficiais" (aulas 23 a 25).

domingo, 13 de abril de 2014

Monitoria de Semiologia

Estamos passando por mais um período conturbado de possibilidade de paralisação docente. Sabemos das raízes históricas dessas greves e, também, o resultado da maioria. A UFLA, em Assembleia de sua representação sindical (ADUFLA), decidiu se solidarizar com o movimento grevista dos técnico-administrativos. Ao mesmo tempo, reconheceu que não é o momento oportuno para uma greve docente nos moldes da que foi feita em 2012 (a mais extensa da classe até então). Assim, estamos no aguardo dos desdobramentos das negociações do Sindicato Nacional com o Governo Federal. Por enquanto, mãos à obra!

Uma boa notícia para todos é que, mais uma vez, contamos com uma Monitora da disciplina para este semestre. Ela foi selecionada nesta última sexta e entrará em contato com vocês para marcar datas de atendimento. Aproveitem esta regalia, pois não é toda disciplina que oferece tal facilidade. Boa sorte a ela e que consiga aprender e apreender o sentido de uma boa formação em Semiologia Veterinária.

Bom, lá vamos nós para uma semana curta. A programação é a seguinte:

15/04/2014, Terça, 1a. Avaliação Teórica (valor 30%), Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01 (aulas 16 e 17).
15/04/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 14h00 às 16h30, sala DMV-04, Tema "Contenção de Pequenos Animais" (aulas 18 a 20).
16/04/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, sala DMV-04, Tema "Contenção de Pequenos Animais" (aulas 18 a 20).
17/04/2014, Quinta, Recesso Escolar, Turma A.

Boa semana a todos.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Mais enfermagem veterinária

Em uma postagem mais antiga, abordei o assunto da atuação do enfermeiro veterinário. A repercussão foi considerável, pois tudo o que é novo, é polêmico. A enfermagem veterinária é uma profissão já reconhecida no exterior, contando com inúmeras associações de classe. Entretanto, no Brasil, face à própria desorganização do reconhecimento de profissões e a inexperiência, em geral, no estabelecimento de Conselhos e Sindicatos de Classe, a profissão corre o risco de entrar em choque com a Medicina Veterinária. Esse é o grande receio dos médicos veterinários, receio este, acredito, com bases factíveis.

As funções de um enfermeiro veterinário, de uma forma geral e de acordo com diversos estatutos de associações americanas e europeias, é a seguinte:

* Preparar e executar esquemas de cuidados de enfermagem.
* Conter os animais e mantê-los calmos durante o tratamento.
* Administrar injeções e medicamentos (conforme instruções do veterinário).
* Receber amostras biológicas (sangue, urina, etc.) e realizar um trabalho auxiliar de laboratório.
* Higienizar e esterilizar instrumental cirúrgico.
* Preparar os animais para intervenções cirúrgicas.
* Auxiliar médicos veterinários durante os procedimentos profissionais (clínico ou cirúrgicos).
* Realizar procedimentos veterinários mais simples, como a remoção de suturas.
* Conversar com clientes sobre os cuidados e progresso dos seus animais.
* Cuidar de animais domiciliados (alimentação, limpeza seu alojamento, higiene e exercício).
* Fazer o acompanhamento de animais que passaram por cirurgias (remoção de suturas, avaliação pós-operatória, controle de peso, etc.).
* Oferecer aos proprietários conselhos sobre como cuidar de seus animais.
* Participar ativamente da administração e recepção de centros médicos.

Na próxima postagem discorrerei mais sobre esta profissão no exterior e quais os problemas que poderão ocorrer no Brasil (e sugestão de minimizá-los).

Para o pessoal da Semio, aí vai a programação da semana:

08/04/2014, Terça, Aula Teórica, Turmas A-B-C, 08h00 às 09h40, sala DMV-01, Tema: "Marcha do exame clínico" (aulas 11 e 12).
08/04/2014, Terça, Aula Prática, Turma B, 14h00 às 16h30, sala DMV-04, Tema "Fichas Clínicas. Contenção de Pequenos Animais" (aulas 13 a 15).
09/04/2014, Quarta, Aula Prática, Turma C, 08h00 às 10h30, sala DMV-04, Tema "Fichas Clínicas. Contenção de Pequenos Animais" (aulas 13 a 15).
10/04/2014, Quinta, Aula Prática, Turma A, 08h00 às 10h30, sala DMV-04, Tema "Fichas Clínicas. Contenção de Pequenos Animais" (aulas 13 a 15).

Para as aulas práticas, é obrigatório o uso de avental. Não será permitido o uso de bonés, bermudas, saias e calçados abertos. Para acesso á sala, não entrar pela recepção do Hospital Veterinário, mas sim pelos fundos do mesmo.

Boa semana a todos.